Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25271 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_e2ee614bda767edefa462d0ee4f252e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25271 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano37.031:614614:37.031Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioNo âmbito da Unidade Curricular “Estágio Profissional” do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, foi realizado um Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o qual se incide este relatório. Este Projeto, na área da Educação para a Saúde, teve como principal objetivo promover os conhecimentos dos alunos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório, visando a tomada de consciência da importância de se adotarem e evitarem determinados comportamentos, promovendo assim estilos de vida saudáveis. Nesta intervenção educativa teve lugar a visualização de um vídeo documentário, com a finalidade de sensibilizar e consciencializar os alunos sobre os perigos que uma alimentação desregrada pode causar na saúde e bem-estar do nosso organismo. Antes da intervenção educativa, executada em sala de aula, os alunos da turma onde implementei o projeto realizaram um pré-teste de modo a diagnosticarem-se os seus conhecimentos prévios sobre as doenças que afetam o aparelho circulatório e os cuidados a ter com o mesmo. No final da intervenção, estes alunos realizaram um pós-teste (igual ao pré-teste) de modo a verificar-se a evolução nos seus conhecimentos e o impacte da intervenção. Tendo esta turma se constituído como grupo experimental do projeto, foi usada, como grupo de controlo, uma outra turma de 9.º ano, selecionada aleatoriamente. Os alunos da turma de controlo responderam de igual forma ao pré-teste e ao pós-teste, a fim de se compararem posteriormente os resultados de ambos os grupos. A partir dos resultados obtidos constatou-se uma evolução no sentido de uma melhoria dos conhecimentos dos alunos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório, tendo-se verificado diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de controlo e o grupo experimental, onde este último se destacou pela positiva. Contudo, para se obterem melhores resultados e se generalizarem as conclusões, seria necessário aumentar o tamanho da amostra, bem como a duração da intervenção.As part of the curricular unit “Professional Internship” in the Master Programme in Biology and Geology Teaching at 3rd grade of elementary school and middle school, a Project in Pedagogical Intervention has been made, on what this report focus. This project, in the area of Education for Health, has as its main goal to promote the student’s knowledge on caring with their circulatory system, in order to bring awareness of the importance of having a certain kind of behaviours, as well as avoiding certain ones, thus, promoting healthy lifestyles. This educational intervention had also a video documentary with the purpose of sensitize and give awareness on the danger of bad eating habits on students’ health and well-being. Before the educational intervention in the classroom, the student’s on whom I implemented the project, realized a pre-test with the purpose of diagnose their previous knowledge on circulatory system disease’s as well as its’ care. By the end of the intervention, these students took a post-test (the same as the pre-test) so that the evolution of their knowledge and the impact of the intervention could be seen. These students were the experimental group in this project, and another 9th grade classroom used as the control group, was selected by random. The control group students’ were given the same pre-test and post-test, in order to compare the results of both groups, in the end. From the results obtained, it was verified an evaluation towards an improvement on student’s knowledge on caring about the circulatory system, having found statistically significant differences between the control group and the experimental group, that stood out positively. However, in order to obtain better results and being able to generalize the findings, it would be necessary a bigger sample and a longer time of intervention.Precioso, JoséAmoêda, Sandra Maria da CostaUniversidade do MinhoMartins, Ângela Sofia Castro20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25271porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:01.839540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano |
title |
Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano |
spellingShingle |
Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano Martins, Ângela Sofia Castro 37.031:614 614:37.031 |
title_short |
Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano |
title_full |
Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano |
title_fullStr |
Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano |
title_full_unstemmed |
Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano |
title_sort |
Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano |
author |
Martins, Ângela Sofia Castro |
author_facet |
Martins, Ângela Sofia Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Precioso, José Amoêda, Sandra Maria da Costa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ângela Sofia Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
37.031:614 614:37.031 |
topic |
37.031:614 614:37.031 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/25271 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/25271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132227868557312 |