A receção dos leitores à crítica contemporânea de cinema em Portugal: performatividade e impacto no consumo cinematográfico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/79558 |
Resumo: | Desde o seu nascimento no início do século XX à introdução do paradigma “Cahiers du Cinèma” nos anos de 1950 em França que a crítica de cinema se tornou uma importante vertente do jornalismo cultural. Hoje, com as constantes mutações que o mundo do jornalismo vive, os papéis da crítica e do crítico encontram-se também num processo de restruturação, exigindo uma reanálise da utilidade atual da crítica, do papel do crítico e das relações que estabelece com a audiência, assim como da reavaliação do seu impacto performativo, que se procura fazer neste trabalho. Para chegar ao objetivo supramencionado, optou-se por uma metodologia mista, que integrou quatro entrevistas a profissionais da crítica cinematográfica feita em Portugal e um inquérito a 500 indivíduos sobre a sua relação com a crítica de cinema e a sua influência no seu consumo cinematográfico de filmes em estreia. O estudo conclui que a crítica é ainda hoje um subgénero do jornalismo de cinema com importância, procurado pelas audiências e consultado pelas mesmas. O crítico de cinema é ainda um influenciador, mas também uma entidade vista com alguma desconfiança e irrelevante enquanto autor. A crítica tem capacidade de ser performativa nos hábitos de consumo nas audiências de filmes em estreia, mas com limitações. |
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A receção dos leitores à crítica contemporânea de cinema em Portugal: performatividade e impacto no consumo cinematográficoJornalismo culturalJornalismo de cinemaCríticaAudiênciaAudienceCinema journalismCultural journalismFilm reviewDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDesde o seu nascimento no início do século XX à introdução do paradigma “Cahiers du Cinèma” nos anos de 1950 em França que a crítica de cinema se tornou uma importante vertente do jornalismo cultural. Hoje, com as constantes mutações que o mundo do jornalismo vive, os papéis da crítica e do crítico encontram-se também num processo de restruturação, exigindo uma reanálise da utilidade atual da crítica, do papel do crítico e das relações que estabelece com a audiência, assim como da reavaliação do seu impacto performativo, que se procura fazer neste trabalho. Para chegar ao objetivo supramencionado, optou-se por uma metodologia mista, que integrou quatro entrevistas a profissionais da crítica cinematográfica feita em Portugal e um inquérito a 500 indivíduos sobre a sua relação com a crítica de cinema e a sua influência no seu consumo cinematográfico de filmes em estreia. O estudo conclui que a crítica é ainda hoje um subgénero do jornalismo de cinema com importância, procurado pelas audiências e consultado pelas mesmas. O crítico de cinema é ainda um influenciador, mas também uma entidade vista com alguma desconfiança e irrelevante enquanto autor. A crítica tem capacidade de ser performativa nos hábitos de consumo nas audiências de filmes em estreia, mas com limitações.Since its birth in the early twentieth century, solidification in the 1920s in the US and introduction of the paradigm "Cahiers du Cinéma" in the 1950s in France, that film criticism has become a major strand of cultural journalism. Today, with the constant changes in the world of journalism, the role of critics and film reviews are also in a process of restructuring, thus requiring a reanalysis of the current usefulness of criticism, the role of the film critic and the relationships it establishes with the audience, as well as the reevaluation of its performative impact, which we intend to do in this thesis. To reach the above-mentioned objective, a mixed methodology was chosen, which included four interviews with professionals of cinema criticism in Portugal, and a survey on 500 individuals about their relationship with film criticism and their influence on their cinematographic consumption of films in debut. The study concludes that criticism is still today a subgenre of importance within film journalism, sought by audiences and consulted by them. The film critic is still an influencer, but also an entity seen with some suspicion and irrelevant as an author. Film reviews have the capacity to be performative in the consumption habits in the audiences of films in debut, but with limitationsSilva, Marisa Torres daSilva, Dora SantosRUNRodrigues, Ricardo João da Silva2019-08-29T08:57:52Z2019-07-112019-05-102019-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/79558TID:202262316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:17Zoai:run.unl.pt:10362/79558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:48.366267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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