Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2152 |
Resumo: | Resumo Deste relatório final de estágio, dividido em duas partes, consta na primeira, a caracterização dos contextos, de modo a perceber como se realizaram as práticas de ensino supervisionadas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, caracterizando também o grupo/turma com que esse trabalho foi desenvolvido. Analisaremos de seguida as competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, recorrendo sempre a exemplos e aos anexos (planificações, relatórios críticos, etc.). Na segunda parte, trabalho de investigação, pretendemos analisar as relações entre pares no jardim de infância e as suas características, centrando a nossa análise mais nos conflitos, nas suas resoluções e a sua contribuição para o desenvolvimento global da criança. Pretendemos também perceber de que modo as educadoras concebem a resolução de conflitos e que estratégias implementam. |
id |
RCAP_e30208c2ef7ee85327991ffac5b1a787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JICompetências sociaisConflitosAmizadeRelações entre paresResumo Deste relatório final de estágio, dividido em duas partes, consta na primeira, a caracterização dos contextos, de modo a perceber como se realizaram as práticas de ensino supervisionadas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, caracterizando também o grupo/turma com que esse trabalho foi desenvolvido. Analisaremos de seguida as competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, recorrendo sempre a exemplos e aos anexos (planificações, relatórios críticos, etc.). Na segunda parte, trabalho de investigação, pretendemos analisar as relações entre pares no jardim de infância e as suas características, centrando a nossa análise mais nos conflitos, nas suas resoluções e a sua contribuição para o desenvolvimento global da criança. Pretendemos também perceber de que modo as educadoras concebem a resolução de conflitos e que estratégias implementam.Abstract In this final report stage, divided into two parts, in the first part, we features the characterization of context in order to realize where we held teaching practices supervised held on Preschool Education and 1st Cycle Education basic, also featuring the group / class with which this work was developed. We will review teaching practices and professional knowledge and competencies developed, always using examples and attachments (schedules, critical reports, etc.). In the second part, we will have the investigation work, which aims to analyse the relation between pairs in the garden of inf and their character, focusing more on conflicts, ananalysis in its resolution and its contribution to the overall development of the zone. the relationships between peers in Kindergarten and their characteristics, focusing more on conflict analysis, in its resolutions and its contribution to the overall development of the child. I also want to see how educators conceive of conflict resolution and strategies to implement.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuGomes, António FerreiraFigueiredo, Maria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Tânia Sofia Almeida2014-05-19T13:01:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2152porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.509911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI |
title |
Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI |
spellingShingle |
Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI Santos, Tânia Sofia Almeida Competências sociais Conflitos Amizade Relações entre pares |
title_short |
Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI |
title_full |
Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI |
title_fullStr |
Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI |
title_full_unstemmed |
Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI |
title_sort |
Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI |
author |
Santos, Tânia Sofia Almeida |
author_facet |
Santos, Tânia Sofia Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, António Ferreira Figueiredo, Maria Pacheco Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tânia Sofia Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências sociais Conflitos Amizade Relações entre pares |
topic |
Competências sociais Conflitos Amizade Relações entre pares |
description |
Resumo Deste relatório final de estágio, dividido em duas partes, consta na primeira, a caracterização dos contextos, de modo a perceber como se realizaram as práticas de ensino supervisionadas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, caracterizando também o grupo/turma com que esse trabalho foi desenvolvido. Analisaremos de seguida as competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, recorrendo sempre a exemplos e aos anexos (planificações, relatórios críticos, etc.). Na segunda parte, trabalho de investigação, pretendemos analisar as relações entre pares no jardim de infância e as suas características, centrando a nossa análise mais nos conflitos, nas suas resoluções e a sua contribuição para o desenvolvimento global da criança. Pretendemos também perceber de que modo as educadoras concebem a resolução de conflitos e que estratégias implementam. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-05-19T13:01:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2152 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879585419264 |