Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Sofia Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2152
Resumo: Resumo Deste relatório final de estágio, dividido em duas partes, consta na primeira, a caracterização dos contextos, de modo a perceber como se realizaram as práticas de ensino supervisionadas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, caracterizando também o grupo/turma com que esse trabalho foi desenvolvido. Analisaremos de seguida as competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, recorrendo sempre a exemplos e aos anexos (planificações, relatórios críticos, etc.). Na segunda parte, trabalho de investigação, pretendemos analisar as relações entre pares no jardim de infância e as suas características, centrando a nossa análise mais nos conflitos, nas suas resoluções e a sua contribuição para o desenvolvimento global da criança. Pretendemos também perceber de que modo as educadoras concebem a resolução de conflitos e que estratégias implementam.
id RCAP_e30208c2ef7ee85327991ffac5b1a787
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JICompetências sociaisConflitosAmizadeRelações entre paresResumo Deste relatório final de estágio, dividido em duas partes, consta na primeira, a caracterização dos contextos, de modo a perceber como se realizaram as práticas de ensino supervisionadas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, caracterizando também o grupo/turma com que esse trabalho foi desenvolvido. Analisaremos de seguida as competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, recorrendo sempre a exemplos e aos anexos (planificações, relatórios críticos, etc.). Na segunda parte, trabalho de investigação, pretendemos analisar as relações entre pares no jardim de infância e as suas características, centrando a nossa análise mais nos conflitos, nas suas resoluções e a sua contribuição para o desenvolvimento global da criança. Pretendemos também perceber de que modo as educadoras concebem a resolução de conflitos e que estratégias implementam.Abstract In this final report stage, divided into two parts, in the first part, we features the characterization of context in order to realize where we held teaching practices supervised held on Preschool Education and 1st Cycle Education basic, also featuring the group / class with which this work was developed. We will review teaching practices and professional knowledge and competencies developed, always using examples and attachments (schedules, critical reports, etc.). In the second part, we will have the investigation work, which aims to analyse the relation between pairs in the garden of inf and their character, focusing more on conflicts, ananalysis in its resolution and its contribution to the overall development of the zone. the relationships between peers in Kindergarten and their characteristics, focusing more on conflict analysis, in its resolutions and its contribution to the overall development of the child. I also want to see how educators conceive of conflict resolution and strategies to implement.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuGomes, António FerreiraFigueiredo, Maria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Tânia Sofia Almeida2014-05-19T13:01:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2152porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.509911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
title Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
spellingShingle Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
Santos, Tânia Sofia Almeida
Competências sociais
Conflitos
Amizade
Relações entre pares
title_short Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
title_full Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
title_fullStr Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
title_full_unstemmed Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
title_sort Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
author Santos, Tânia Sofia Almeida
author_facet Santos, Tânia Sofia Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, António Ferreira
Figueiredo, Maria Pacheco
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tânia Sofia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Competências sociais
Conflitos
Amizade
Relações entre pares
topic Competências sociais
Conflitos
Amizade
Relações entre pares
description Resumo Deste relatório final de estágio, dividido em duas partes, consta na primeira, a caracterização dos contextos, de modo a perceber como se realizaram as práticas de ensino supervisionadas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, caracterizando também o grupo/turma com que esse trabalho foi desenvolvido. Analisaremos de seguida as competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, recorrendo sempre a exemplos e aos anexos (planificações, relatórios críticos, etc.). Na segunda parte, trabalho de investigação, pretendemos analisar as relações entre pares no jardim de infância e as suas características, centrando a nossa análise mais nos conflitos, nas suas resoluções e a sua contribuição para o desenvolvimento global da criança. Pretendemos também perceber de que modo as educadoras concebem a resolução de conflitos e que estratégias implementam.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-05-19T13:01:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2152
url http://hdl.handle.net/10400.19/2152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130879585419264