Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyrillo,Raphael Joaquim Teles
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Setúbal,Sérgio, Júnior,Cyro Teixeira da Silva, Velarde,Luis Guillermo Coca, Mattos,Ana Carolina M Tavares de, Touça,Adriana da Silva, Cardoso,Gilberto Perez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-21592008000500004
Resumo: Introdução: Diversos estudos vêm ressaltando a importância da iniciação científica na formação do médico, de forma que disciplinas de iniciação científica estão sendo implantadas em cursos de graduação em medicina em todo o mundo. O curso de medicina da UFF implantou tal programa de iniciação científica (PIC) há cerca de 10 anos e neste estudo tivemos como objectivo avaliar e comparar a produção científica publicada do nosso corpo docente participante e não participante no programa de iniciação científica (PIC). Métodos: O período utilizado para recolha de dados decorreu de 1996 a 2003. O estudo registou a produção científica publicada dos docentes 4 semestres antes e 4 semestres depois de iniciarem a sua participação como orientadores no PIC (grupo -teste) e fez o mesmo, num período análogo de tempo, com professores que nunca participaram no PIC (grupo-controlo); o PIC é um programa optativo, para professores e alunos. Em seguida comparou as produções científicas publicadas dos professores dos dois grupos mediante comparações de médias. Resultados: A produção científica do corpo docente (grupo -teste) aumentou após o ingresso do professor no PIC, como um todo, nos mestres e nos doutores (p=0,01); o mesmo ocorreu com os professores que não participaram no PIC (grupo-controlo) no total, para mestres e doutores (p=0,01). A comparação entre as produções científicas dos professores dos grupos teste e controlo, no total, só de mestres e só de doutores, não evidenciou diferenças estatisticamente significativas. Conclusões: Verificou-se uma tendência geral de subida na produção científica publicada dos docentes participantes e não participantes no PIC, porém não relacionada à participação no mesmo. Os docentes que participaram do PIC são os mais produtivos e aumentaram a produtividade ao ingressarem no PIC. Entretanto, no mesmo período, os docentes não participantes também tiveram aumento de produtividade, o que pode ser atribuído a incentivos salariais ligados à produtividade, que leva em conta em especial à produção científica, implantados na universidade no período em que a pesquisa foi realizada.
id RCAP_e304f2366b6f87c55537a2172c2bf8e9
oai_identifier_str oai:scielo:S0873-21592008000500004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no BrasilIniciação científicaformação médicaprogramaIntrodução: Diversos estudos vêm ressaltando a importância da iniciação científica na formação do médico, de forma que disciplinas de iniciação científica estão sendo implantadas em cursos de graduação em medicina em todo o mundo. O curso de medicina da UFF implantou tal programa de iniciação científica (PIC) há cerca de 10 anos e neste estudo tivemos como objectivo avaliar e comparar a produção científica publicada do nosso corpo docente participante e não participante no programa de iniciação científica (PIC). Métodos: O período utilizado para recolha de dados decorreu de 1996 a 2003. O estudo registou a produção científica publicada dos docentes 4 semestres antes e 4 semestres depois de iniciarem a sua participação como orientadores no PIC (grupo -teste) e fez o mesmo, num período análogo de tempo, com professores que nunca participaram no PIC (grupo-controlo); o PIC é um programa optativo, para professores e alunos. Em seguida comparou as produções científicas publicadas dos professores dos dois grupos mediante comparações de médias. Resultados: A produção científica do corpo docente (grupo -teste) aumentou após o ingresso do professor no PIC, como um todo, nos mestres e nos doutores (p=0,01); o mesmo ocorreu com os professores que não participaram no PIC (grupo-controlo) no total, para mestres e doutores (p=0,01). A comparação entre as produções científicas dos professores dos grupos teste e controlo, no total, só de mestres e só de doutores, não evidenciou diferenças estatisticamente significativas. Conclusões: Verificou-se uma tendência geral de subida na produção científica publicada dos docentes participantes e não participantes no PIC, porém não relacionada à participação no mesmo. Os docentes que participaram do PIC são os mais produtivos e aumentaram a produtividade ao ingressarem no PIC. Entretanto, no mesmo período, os docentes não participantes também tiveram aumento de produtividade, o que pode ser atribuído a incentivos salariais ligados à produtividade, que leva em conta em especial à produção científica, implantados na universidade no período em que a pesquisa foi realizada.Sociedade Portuguesa de Pneumologia2008-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-21592008000500004Revista Portuguesa de Pneumologia v.14 n.5 2008reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-21592008000500004Cyrillo,Raphael Joaquim TelesSetúbal,SérgioJúnior,Cyro Teixeira da SilvaVelarde,Luis Guillermo CocaMattos,Ana Carolina M Tavares deTouça,Adriana da SilvaCardoso,Gilberto Perezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:09:45Zoai:scielo:S0873-21592008000500004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:21:37.098118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil
title Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil
spellingShingle Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil
Cyrillo,Raphael Joaquim Teles
Iniciação científica
formação médica
programa
title_short Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil
title_full Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil
title_fullStr Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil
title_full_unstemmed Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil
title_sort Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil
author Cyrillo,Raphael Joaquim Teles
author_facet Cyrillo,Raphael Joaquim Teles
Setúbal,Sérgio
Júnior,Cyro Teixeira da Silva
Velarde,Luis Guillermo Coca
Mattos,Ana Carolina M Tavares de
Touça,Adriana da Silva
Cardoso,Gilberto Perez
author_role author
author2 Setúbal,Sérgio
Júnior,Cyro Teixeira da Silva
Velarde,Luis Guillermo Coca
Mattos,Ana Carolina M Tavares de
Touça,Adriana da Silva
Cardoso,Gilberto Perez
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyrillo,Raphael Joaquim Teles
Setúbal,Sérgio
Júnior,Cyro Teixeira da Silva
Velarde,Luis Guillermo Coca
Mattos,Ana Carolina M Tavares de
Touça,Adriana da Silva
Cardoso,Gilberto Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação científica
formação médica
programa
topic Iniciação científica
formação médica
programa
description Introdução: Diversos estudos vêm ressaltando a importância da iniciação científica na formação do médico, de forma que disciplinas de iniciação científica estão sendo implantadas em cursos de graduação em medicina em todo o mundo. O curso de medicina da UFF implantou tal programa de iniciação científica (PIC) há cerca de 10 anos e neste estudo tivemos como objectivo avaliar e comparar a produção científica publicada do nosso corpo docente participante e não participante no programa de iniciação científica (PIC). Métodos: O período utilizado para recolha de dados decorreu de 1996 a 2003. O estudo registou a produção científica publicada dos docentes 4 semestres antes e 4 semestres depois de iniciarem a sua participação como orientadores no PIC (grupo -teste) e fez o mesmo, num período análogo de tempo, com professores que nunca participaram no PIC (grupo-controlo); o PIC é um programa optativo, para professores e alunos. Em seguida comparou as produções científicas publicadas dos professores dos dois grupos mediante comparações de médias. Resultados: A produção científica do corpo docente (grupo -teste) aumentou após o ingresso do professor no PIC, como um todo, nos mestres e nos doutores (p=0,01); o mesmo ocorreu com os professores que não participaram no PIC (grupo-controlo) no total, para mestres e doutores (p=0,01). A comparação entre as produções científicas dos professores dos grupos teste e controlo, no total, só de mestres e só de doutores, não evidenciou diferenças estatisticamente significativas. Conclusões: Verificou-se uma tendência geral de subida na produção científica publicada dos docentes participantes e não participantes no PIC, porém não relacionada à participação no mesmo. Os docentes que participaram do PIC são os mais produtivos e aumentaram a produtividade ao ingressarem no PIC. Entretanto, no mesmo período, os docentes não participantes também tiveram aumento de produtividade, o que pode ser atribuído a incentivos salariais ligados à produtividade, que leva em conta em especial à produção científica, implantados na universidade no período em que a pesquisa foi realizada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-21592008000500004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-21592008000500004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-21592008000500004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Pneumologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Pneumologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Pneumologia v.14 n.5 2008
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137301687697408