Influência de um programa de iniciação científica na graduação sobre a situação profissional de médicos formados na UFF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10833 |
Resumo: | A literatura médica ressalta, qualitativamente, a importância do aprendizado do método científico como influenciador de uma boa formação profissional médica. Objetivamos estudar a influência de um Programa de Iniciação Científica (PIC) freqüentado por alunos durante o curso de graduação, no perfil profissional de médicos recém-formados na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cinqüenta e dois médicos, todos formados pela UFF, foram selecionados num período de seis semestres e divididos por dois grupos PIC e Não PIC, pareados por sexo, idade e coeficiente de rendimento acadêmico, diferindo apenas em sua participação no PIC, os do Grupo PIC tendo participado, os do Grupo Não-PIC não tendo participado. Dados acerca da situação profissional e socioeconômica dos médicos foram obtidos, através de um questionário, incluindo a escolaridade dos pais, a renda familiar média antes e durante a graduação, renda dos médicos depois da realização do curso médico, a situação profissional atual, as aprovações em concursos públicos e os títulos e graus obtidos após a graduação. Os médicos dos grupos foram entrevistados ao completarem, em média, 2 anos de conclusão de curso no ano de 2003 e novamente com 6 anos decorrentes da etapa inicial no ano de 2009. Objetivamos a comparação das variáveis estudadas nos grupos de participantes do Programa (PIC) e não participantes (Não-PIC). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF sob o número 22/03. A comparação entre os grupos foi realizada pela aplicação de métodos estatísticos de comparação de médias e comparação de percentuais. Na primeira fase da pesquisa encontramos uma maior aprovação em concursos públicos e maior renda dos médicos no grupo Não-PIC em relação ao outro grupo; entretanto, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos PIC e Não-PIC nesta segunda fase da pesquisa tornando os grupos rigorosamente iguais em todos os parâmetros pesquisados. Em relação ao impacto do PIC sobre os médicos participantes, temos através da análise dos dados, um maior crescimento da renda destes médicos em relação ao grupo Não-PIC. Concluímos que os grupos são semelhantes passados seis anos da primeira pesquisa e que ter ou não participado do PIC não trouxe diferenças significativamente importantes |
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Influência de um programa de iniciação científica na graduação sobre a situação profissional de médicos formados na UFFIniciação científicaCurrículo médicoEducação médicaEducação médicaCurrículo médicoIniciação científicaFormação profissionalUndergraduate researchMedical curriculumMedical educationA literatura médica ressalta, qualitativamente, a importância do aprendizado do método científico como influenciador de uma boa formação profissional médica. Objetivamos estudar a influência de um Programa de Iniciação Científica (PIC) freqüentado por alunos durante o curso de graduação, no perfil profissional de médicos recém-formados na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cinqüenta e dois médicos, todos formados pela UFF, foram selecionados num período de seis semestres e divididos por dois grupos PIC e Não PIC, pareados por sexo, idade e coeficiente de rendimento acadêmico, diferindo apenas em sua participação no PIC, os do Grupo PIC tendo participado, os do Grupo Não-PIC não tendo participado. Dados acerca da situação profissional e socioeconômica dos médicos foram obtidos, através de um questionário, incluindo a escolaridade dos pais, a renda familiar média antes e durante a graduação, renda dos médicos depois da realização do curso médico, a situação profissional atual, as aprovações em concursos públicos e os títulos e graus obtidos após a graduação. Os médicos dos grupos foram entrevistados ao completarem, em média, 2 anos de conclusão de curso no ano de 2003 e novamente com 6 anos decorrentes da etapa inicial no ano de 2009. Objetivamos a comparação das variáveis estudadas nos grupos de participantes do Programa (PIC) e não participantes (Não-PIC). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF sob o número 22/03. A comparação entre os grupos foi realizada pela aplicação de métodos estatísticos de comparação de médias e comparação de percentuais. Na primeira fase da pesquisa encontramos uma maior aprovação em concursos públicos e maior renda dos médicos no grupo Não-PIC em relação ao outro grupo; entretanto, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos PIC e Não-PIC nesta segunda fase da pesquisa tornando os grupos rigorosamente iguais em todos os parâmetros pesquisados. Em relação ao impacto do PIC sobre os médicos participantes, temos através da análise dos dados, um maior crescimento da renda destes médicos em relação ao grupo Não-PIC. Concluímos que os grupos são semelhantes passados seis anos da primeira pesquisa e que ter ou não participado do PIC não trouxe diferenças significativamente importantesThe literature points out, qualitatively, the importance of learning the scientific method as an influence of good medical training. We aimed to study the influence of a Scientific Initiation Program (PIC) frequented by students during the undergraduate course in the professional profile of junior doctors at the University Federal Fluminense (UFF). Fifty-two doctors, all graduated by UFF, were selected in a period of six semesters and divided into two groups, PIC and Non-PIC, matched by sex, age and academic performance coefficient, differing only in their participation in the PIC, the PIC Group participated, the PIC Group not having participated. Data on the socioeconomic situation of the medical professional were obtained through a questionnaire, including parental education, media family income before and during the graduation, media doctors income after the completion of the medical course, the current employment situation, the approvals in public contests and diplomas and degrees obtained after graduation. The medical groups were interviewed to complete an average of 2 years of completion in 2003 and again at 6 years resulting from the initial stage in 2009. We aimed to compare the variables in the groups participating in the Program (PIC) and non-participants (Non-PIC). The research project was approved by the Committee of Ethics and Research at School of Medicine UFF in the number of 22/03. The comparison between groups was performed by applying statistical methods to compare means and comparison of percentages. In the first phase of the study it was found a greater approval in public contests and higher doctors income group Non PIC in relation to the other group (PIC), however, there were no statistically significant differences between groups PIC and Non PIC in this second phase of the research groups making exactly the same in all the studied parameters. Regarding the impact of PIC in relation to participating physicians, we have by analyzing the data, a growth larger of income compared to the group Non-PIC. We conclude that the groups are similar after six years of the first survey and whether or not they participated in the PIC did not provide significantly important differences42 f.NiteróiCardoso, Gilberto PerezSetúbal, Sérgiohttp://lattes.cnpq.br/8662829426641266http://lattes.cnpq.br/3949041976687209http://lattes.cnpq.br/2450335846017048Cyrillo, Raphael Joaquim Teles2019-08-12T16:31:09Z2019-08-12T16:31:09Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCYRILLO, Raphael Joaquim Teles. Influência de um programa de iniciação científica na graduação sobre a situação profissional de médicos formados na UFF. 2012. 42 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10833Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-20T18:37:04Zoai:app.uff.br:1/10833Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-20T18:37:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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