Práticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Marisa Daniela Branco Mónica
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1494
Resumo: A Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do sistema nervoso central que apresenta um quadro sintomático diversificado. Surge na infância e é caracterizada por elevadas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperactividade. Actualmente, tendo em conta o contexto profissional e o desafio que esta perturbação representa no quotidiano, torna-se pertinente saber ensinar estas crianças, de forma adequada, com recurso a estratégias/práticas educativas e comportamentais diversificadas, de modo a promover o seu sucesso académico. Através da presente investigação, pretendemos determinar o grau de informação dos docentes do 1° Ciclo, as dificuldades que se deparam ao leccionarem em turmas com crianças com PHDA e os métodos e estratégias utilizados. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, face à problemática, a formação inicial e contínua dos docentes é insuficiente. Os docentes demonstram ter alguns conhecimentos sobre PHDA. No entanto, o número de psicólogos é reduzido face à necessidade de constituir equipas multidisciplinares para um acompanhamento adequado dos alunos. De uma forma geral, os professores revelam que utilizam diversas estratégias no seu dia-a-dia com estas crianças. Os dados apurados relativamente ao conhecimento e às práticas/estratégias utilizadas em crianças com PHDA revelam que, seria de todo fundamental, os docentes possuírem formação específica quer no curso de formação inicial quer na formação contínua, assim como maior conhecimento das práticas/estratégias "validadas” e aconselhadas por diferentes autores, no sentido de promover um maior sucesso no processo ensino/aprendizagem destas crianças.
id RCAP_e308013d43abcef99ab3242424f51f8b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atençãoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEPRÁTICAS PEDAGÓGICASEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERPEDAGOGICAL PRACTICESA Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do sistema nervoso central que apresenta um quadro sintomático diversificado. Surge na infância e é caracterizada por elevadas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperactividade. Actualmente, tendo em conta o contexto profissional e o desafio que esta perturbação representa no quotidiano, torna-se pertinente saber ensinar estas crianças, de forma adequada, com recurso a estratégias/práticas educativas e comportamentais diversificadas, de modo a promover o seu sucesso académico. Através da presente investigação, pretendemos determinar o grau de informação dos docentes do 1° Ciclo, as dificuldades que se deparam ao leccionarem em turmas com crianças com PHDA e os métodos e estratégias utilizados. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, face à problemática, a formação inicial e contínua dos docentes é insuficiente. Os docentes demonstram ter alguns conhecimentos sobre PHDA. No entanto, o número de psicólogos é reduzido face à necessidade de constituir equipas multidisciplinares para um acompanhamento adequado dos alunos. De uma forma geral, os professores revelam que utilizam diversas estratégias no seu dia-a-dia com estas crianças. Os dados apurados relativamente ao conhecimento e às práticas/estratégias utilizadas em crianças com PHDA revelam que, seria de todo fundamental, os docentes possuírem formação específica quer no curso de formação inicial quer na formação contínua, assim como maior conhecimento das práticas/estratégias "validadas” e aconselhadas por diferentes autores, no sentido de promover um maior sucesso no processo ensino/aprendizagem destas crianças.Hyperactivity Disorder Attention Deficit (ADHD) is a central nervous system disorder that has very diverse symptoms. It appears at childhood and is characterized by a high difficulty sustaining attention, impulsivity and hyperactivity. Taking into account the professional context and the challenge that this disruption represents in daily life, it becomes pertinent to know how to teach these children, using various strategies / educational and behavioural practices so as to promote their academic success. With this research, we intend to determine how much knowledge primary school teachers have, the difficulties faced when teaching in classes with children with ADHD and the methods and strategies used. The results obtained will allow us to address the problem, that the initial and progressive training of teachers is insufficient. Teachers demonstrate that they have some knowledge about ADHD. However, the number of psychologists are reduced due to the need to form multidisciplinary teams for proper monitoring of the students. In general, teachers indicate that they utilize various strategies in their day-to-day work with these children. The findings in this research concerning teacher’s knowledge and practices / strategies used with children with ADHD show that they need specific training either in the initial or progressive training courses, as well as greater knowledge of the practices / strategies "validated" and recommended by different authors, to promote greater success in the teaching / learning of these children.2011-11-22T15:51:47Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1494porFilipe, Marisa Daniela Branco Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:02.446362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atenção
title Práticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atenção
spellingShingle Práticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Filipe, Marisa Daniela Branco Mónica
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
PEDAGOGICAL PRACTICES
title_short Práticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atenção
title_full Práticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atenção
title_fullStr Práticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atenção
title_full_unstemmed Práticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atenção
title_sort Práticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atenção
author Filipe, Marisa Daniela Branco Mónica
author_facet Filipe, Marisa Daniela Branco Mónica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Marisa Daniela Branco Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
PEDAGOGICAL PRACTICES
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
PEDAGOGICAL PRACTICES
description A Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do sistema nervoso central que apresenta um quadro sintomático diversificado. Surge na infância e é caracterizada por elevadas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperactividade. Actualmente, tendo em conta o contexto profissional e o desafio que esta perturbação representa no quotidiano, torna-se pertinente saber ensinar estas crianças, de forma adequada, com recurso a estratégias/práticas educativas e comportamentais diversificadas, de modo a promover o seu sucesso académico. Através da presente investigação, pretendemos determinar o grau de informação dos docentes do 1° Ciclo, as dificuldades que se deparam ao leccionarem em turmas com crianças com PHDA e os métodos e estratégias utilizados. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, face à problemática, a formação inicial e contínua dos docentes é insuficiente. Os docentes demonstram ter alguns conhecimentos sobre PHDA. No entanto, o número de psicólogos é reduzido face à necessidade de constituir equipas multidisciplinares para um acompanhamento adequado dos alunos. De uma forma geral, os professores revelam que utilizam diversas estratégias no seu dia-a-dia com estas crianças. Os dados apurados relativamente ao conhecimento e às práticas/estratégias utilizadas em crianças com PHDA revelam que, seria de todo fundamental, os docentes possuírem formação específica quer no curso de formação inicial quer na formação contínua, assim como maior conhecimento das práticas/estratégias "validadas” e aconselhadas por diferentes autores, no sentido de promover um maior sucesso no processo ensino/aprendizagem destas crianças.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-22T15:51:47Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1494
url http://hdl.handle.net/10437/1494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131267497721856