Implementação de escovagem dentária em escolas básicas : avaliação de um projeto de 4 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Patrícia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/32125
Resumo: RESUMO - Objetivo: avaliar se a prática diária da escovagem dentária em contexto escolar, sob a supervisão do professor, durante 4 anos (1º ciclo de escolaridade), conduz à melhoria da saúde oral das crianças. Materiais e métodos: realizou-se um estudo observacional de coorte retrospetivo, no qual foram comparadas duas amostras, uma amostra participante num projeto de implementação de escovagem dentária – projeto “Aprender a Ser Saudável”, e uma amostra não participante no mesmo. A amostra consistiu em todas as crianças a frequentar o 5º ano de escolaridade da freguesia de São Domingos de Rana, no município de Cascais. Para tal, foi efetuado um questionário relativo aos hábitos de saúde oral e uma observação da cavidade oral, com registo dos dentes cariados, perdidos e obturados (índice CPO-D), e da presença de hemorragia gengival, através do Índice Periodontal Comunitário (IPC) modificado. Resultados: a amostra participante e a amostra não participante no projeto apresentam diferenças estatisticamente significativas ao nível da hemorragia gengival (p=0.001), sendo esta mais elevada no grupo não participante. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre as duas amostras ao nível dos hábitos de saúde oral, nem em relação ao índice CPO-D. Foram observadas diferenças estatisticamente significativas ao nível da escolaridade da mãe e do pai (p=0.042 e p=0.049, respetivamente), sendo que os encarregados de educação da amostra não participante apresentam um nível de escolaridade superior. Conclusões: os resultados obtidos demonstraram não existirem benefícios adicionais ao nível do estado da saúde oral nas crianças que escovam os dentes em contexto escolar, durante o 1º ciclo. Em contrapartida, os determinantes socioeconómicos parecem exercer influência nas condições de saúde oral das crianças.
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