Experiência da natureza e educação científica com Oersted
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26617 |
Resumo: | A educação em ciências também pode contribuir para a fruição do belo natural e desenvolver uma consciência de pertença a um todo. Hans Christian Oersted, admirador de Goethe, de Fichte e de Kant, desenvolveu uma mundividência muito singular onde a Física está no cerne de emoções estéticas na experiência do mundo. O sentido da importância de experimentar no pensamento de Oersted, sendo para ele experimentar “a verdadeira arte do físico”, a sua procura de sintonia com a natureza, o seu sentido do belo natural, são dimensões que merecem que se lhes preste atenção. Este trabalho, de natureza reflexiva, em torno destas dimensões, tem como instrumentos de pensamento uma breve incursão a uma experiência educativa, textos de Oersted, um conto de Hans Christian Andersen, textos de historiadores e filósofos da ciência e de investigadores em educação, de entre os quais destaco; Roberto Martins, Robert Brain, Hans Christensen, Yannis Hadzigeorgiou e Roland Schulz, Alfred Whitehead, Isabelle Stengers. As experiências estéticas intensas em Oersted têm subjacente uma ideia, do Romantismo, de coincidência entre as leis da natureza e as leis do pensamento, tornando-nos natureza. |
id |
RCAP_e311c9ffb2972acc977a65bd375fff9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26617 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiência da natureza e educação científica com Oerstededucação científicaemoção estéticaexperimentar com OerstedA educação em ciências também pode contribuir para a fruição do belo natural e desenvolver uma consciência de pertença a um todo. Hans Christian Oersted, admirador de Goethe, de Fichte e de Kant, desenvolveu uma mundividência muito singular onde a Física está no cerne de emoções estéticas na experiência do mundo. O sentido da importância de experimentar no pensamento de Oersted, sendo para ele experimentar “a verdadeira arte do físico”, a sua procura de sintonia com a natureza, o seu sentido do belo natural, são dimensões que merecem que se lhes preste atenção. Este trabalho, de natureza reflexiva, em torno destas dimensões, tem como instrumentos de pensamento uma breve incursão a uma experiência educativa, textos de Oersted, um conto de Hans Christian Andersen, textos de historiadores e filósofos da ciência e de investigadores em educação, de entre os quais destaco; Roberto Martins, Robert Brain, Hans Christensen, Yannis Hadzigeorgiou e Roland Schulz, Alfred Whitehead, Isabelle Stengers. As experiências estéticas intensas em Oersted têm subjacente uma ideia, do Romantismo, de coincidência entre as leis da natureza e as leis do pensamento, tornando-nos natureza.IHC-CEHFCiIsilda Rodrigues e Jorge Azevedo2020-01-24T11:59:09Z2020-01-242019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/26617http://hdl.handle.net/10174/26617porValente, M. (2019). Experiência da natureza e educação científica com Oersted. In: Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo, eds., The First International Congress on the History of Science. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 26-27.ISBN 978-989-704-371-0https://www.utad.pt/gform/wp-content/uploads/sites/25/2018/06/RESUMOS-ABSTRACTS.pdfsimnaonaomjv@uevora.pt708Valente, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:55.790993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência da natureza e educação científica com Oersted |
title |
Experiência da natureza e educação científica com Oersted |
spellingShingle |
Experiência da natureza e educação científica com Oersted Valente, Mariana educação científica emoção estética experimentar com Oersted |
title_short |
Experiência da natureza e educação científica com Oersted |
title_full |
Experiência da natureza e educação científica com Oersted |
title_fullStr |
Experiência da natureza e educação científica com Oersted |
title_full_unstemmed |
Experiência da natureza e educação científica com Oersted |
title_sort |
Experiência da natureza e educação científica com Oersted |
author |
Valente, Mariana |
author_facet |
Valente, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação científica emoção estética experimentar com Oersted |
topic |
educação científica emoção estética experimentar com Oersted |
description |
A educação em ciências também pode contribuir para a fruição do belo natural e desenvolver uma consciência de pertença a um todo. Hans Christian Oersted, admirador de Goethe, de Fichte e de Kant, desenvolveu uma mundividência muito singular onde a Física está no cerne de emoções estéticas na experiência do mundo. O sentido da importância de experimentar no pensamento de Oersted, sendo para ele experimentar “a verdadeira arte do físico”, a sua procura de sintonia com a natureza, o seu sentido do belo natural, são dimensões que merecem que se lhes preste atenção. Este trabalho, de natureza reflexiva, em torno destas dimensões, tem como instrumentos de pensamento uma breve incursão a uma experiência educativa, textos de Oersted, um conto de Hans Christian Andersen, textos de historiadores e filósofos da ciência e de investigadores em educação, de entre os quais destaco; Roberto Martins, Robert Brain, Hans Christensen, Yannis Hadzigeorgiou e Roland Schulz, Alfred Whitehead, Isabelle Stengers. As experiências estéticas intensas em Oersted têm subjacente uma ideia, do Romantismo, de coincidência entre as leis da natureza e as leis do pensamento, tornando-nos natureza. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-24T11:59:09Z 2020-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26617 http://hdl.handle.net/10174/26617 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Valente, M. (2019). Experiência da natureza e educação científica com Oersted. In: Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo, eds., The First International Congress on the History of Science. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 26-27. ISBN 978-989-704-371-0 https://www.utad.pt/gform/wp-content/uploads/sites/25/2018/06/RESUMOS-ABSTRACTS.pdf sim nao nao mjv@uevora.pt 708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo |
publisher.none.fl_str_mv |
Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136651420631040 |