Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oersted

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Mariana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26794
https://doi.org/VALENTE, Mariana. Experiência da Natureza e Educação Científica com Oersted. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, [S.l.], v. 20, p. 395-407, dez. 2019. ISSN 2178-2911. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44820>. Acesso em: 05 fev. 2020. doi:https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407.
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Resumo: A educação em ciências também pode contribuir para a fruição do belo natural e desenvolver uma consciência de pertença a um todo. Hans Christian Oersted, admirador de Goethe, de Fichte e de Kant, desenvolveu uma mundividência muito singular onde a Física está no cerne de emoções estéticas na experiência do mundo. O sentido da importância de experimentar no pensamento de Oersted, sendo para ele experimentar “a verdadeira arte do físico”, a sua procura de sintonia com a natureza, o seu sentido do belo natural, são dimensões que merecem que se lhes preste atenção. Este trabalho, de natureza reflexiva, em torno destas dimensões, tem como instrumentos de pensamento uma breve incursão a uma experiência educativa, textos de Oersted, um conto de Hans Christian Andersen, textos de historiadores e filósofos da ciência e de investigadores em educação, de entre os quais destaco; Roberto Martins, Robert Brain, Hans Christensen, Yannis Hadzigeorgiou e Roland Schulz, Alfred Whitehead, Isabelle Stengers. As experiências estéticas intensas em Oersted têm subjacente uma ideia, do Romantismo, de coincidência entre as leis da natureza e as leis do pensamento, tornando-nos natureza.
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