O estudo da dinâmica litoral na disciplina de Geografia no 7º ano de escolaridade: contributo para a educação ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50247 |
Resumo: | Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia, da Universidade de Lisboa e apresenta o resultado de uma sequência letiva didática, através da lecionação do tema “A dinâmica do Litoral”. A sequência foi implementada na Escola Básica de Mafra à turma do 7ºA. O objetivo principal passou por perceber de que forma o estudo a dinâmica do litoral no 7º ano de escolaridade pode sensibilizar para a Educação Ambiental. Assim, é feita uma primeira abordagem à importância do Ensino da Geografia e à crescente preocupação que esta disciplina demonstra para com a proteção e prevenção do ambiente. Para conhecer a realidade portuguesa, no que diz respeito aos desafios relacionados com o litoral e com o ambiente, a estratégia passou pela exploração e análise de imagens vídeos, e da realização de algumas fichas de trabalho e questionários com o intuito de envolver os alunos na compreensão dos problemas sobre o litoral e procura de soluções para os mesmos. Para estimular o desenvolvimento de atitudes de sensibilização para a preservação do ambiente no espaço de vivência dos alunos, foram realizadas duas atividades: a primeira consistia na elaboração de um cartaz onde foram debatidas ideias sobre os problemas que afetam o mar trabalhando o pensamento critico e o pensamento criativo. A segunda atividade está relacionada com a realização de um vídeo, para concurso, com o tema “A importância do mar na minha região”, onde os alunos ficaram a perceber a importância que o mar teve e tem para o desenvolvimento de atividades locais. As estratégias de ensino – aprendizagem adotadas foram implementadas tentando sempre cativar e apelar à participação dos alunos nas aulas facilitando a aprendizagem. Estas passaram pela análise de mapas, imagens, realização fichas de trabalho e exploração e realização de vídeos. Com esta experiência foi possível concluir que o estudo da dinâmica do litoral pode de facto ajudar a sensibilizar os alunos para a Educação Ambiental. Embora estes alunos demonstrassem já alguma preocupação com as questões ambientais, tomaram ainda mais consciência dos problemas e possíveis soluções. |
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O estudo da dinâmica litoral na disciplina de Geografia no 7º ano de escolaridade: contributo para a educação ambientalEducação GeográficaGeografia EscolarDinâmica do LitoralEducação AmbientalGeografiaEnsinoEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia, da Universidade de Lisboa e apresenta o resultado de uma sequência letiva didática, através da lecionação do tema “A dinâmica do Litoral”. A sequência foi implementada na Escola Básica de Mafra à turma do 7ºA. O objetivo principal passou por perceber de que forma o estudo a dinâmica do litoral no 7º ano de escolaridade pode sensibilizar para a Educação Ambiental. Assim, é feita uma primeira abordagem à importância do Ensino da Geografia e à crescente preocupação que esta disciplina demonstra para com a proteção e prevenção do ambiente. Para conhecer a realidade portuguesa, no que diz respeito aos desafios relacionados com o litoral e com o ambiente, a estratégia passou pela exploração e análise de imagens vídeos, e da realização de algumas fichas de trabalho e questionários com o intuito de envolver os alunos na compreensão dos problemas sobre o litoral e procura de soluções para os mesmos. Para estimular o desenvolvimento de atitudes de sensibilização para a preservação do ambiente no espaço de vivência dos alunos, foram realizadas duas atividades: a primeira consistia na elaboração de um cartaz onde foram debatidas ideias sobre os problemas que afetam o mar trabalhando o pensamento critico e o pensamento criativo. A segunda atividade está relacionada com a realização de um vídeo, para concurso, com o tema “A importância do mar na minha região”, onde os alunos ficaram a perceber a importância que o mar teve e tem para o desenvolvimento de atividades locais. As estratégias de ensino – aprendizagem adotadas foram implementadas tentando sempre cativar e apelar à participação dos alunos nas aulas facilitando a aprendizagem. Estas passaram pela análise de mapas, imagens, realização fichas de trabalho e exploração e realização de vídeos. Com esta experiência foi possível concluir que o estudo da dinâmica do litoral pode de facto ajudar a sensibilizar os alunos para a Educação Ambiental. Embora estes alunos demonstrassem já alguma preocupação com as questões ambientais, tomaram ainda mais consciência dos problemas e possíveis soluções.The present report was developed within the scope of “Ensino de Geografia” Master’s degree of Universidade de Lisboa. This report results on the outcome of a didactic teaching sequence regarding the subject “Coastline Dynamics”/”A dinâmica do Litoral” that was implemented at Escola Básica de Mafra, class 7A. The main goal was to understand whereas lecturing this subject, coastline dynamics, could impact the awareness of the 7th grade students for environmental education. Therefore, the first approach consists on the introduction of Geography teaching relevance to the 7th grade, highlighting the increasing concern regarding the protection and prevention of the environment. For a better understanding and awareness about the challenges on the Portuguese environment and coastline, images and videos were explored and analyzed, as well as worksheets with quiz activities were performed. Thus, it was expected to involve and show the relevance of knowing the environmental and coastline challenges, demonstrating the upcoming need of finding solutions. In order to prompt behaviors of awareness on preserving their daily work space and environment, two activities were implemented: the first task, with the goal of stimulating the students critical thinking, consisted on the elaboration of a banner on which were discussed ideas regarding the environmental issues that can impact the ocean. The second activity required the making of a video for contest with the topic “The ocean relevance in my location”. Here, the students were able to understand how the ocean is crucial for the development of ocean related activities. The adopted educational and learning strategies were implemented as an attempt for the students to learn by appealing their participation in class, making it an easy learning. These activities included the analysis of maps, images, completion of worksheets and development and examination of videos. Overall, this experience led to the conclusion that the coastline dynamic studies are important to spread awareness for Environment Education on students. Although the concern that the students already demonstrated regarding the environmental issues/challenges, theses activities allowed them to be more conscious about the problems and possible solutions.Esteves, Maria Helena FidalgoRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Jéssica Isabel Pinto2021-12-02T15:10:03Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50247TID:202802582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:48.779598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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