Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 – Operador de Jardinagem no ano letivo de 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, João Guilherme Lousada
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93486
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_e31c7de8d324995ebda88297c3593e0f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 – Operador de Jardinagem no ano letivo de 2018/2019Teacher Training report developed at the Olivais Educational Center next to class B2 - Gardening Operator in the school year 2018/2019Estágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoIntervenção pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemTeacher TrainingPhysical EducationReflectionPedagogical InterventionProcess of teaching-learningRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThe Teacher Training is a fundamental subject in the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra that presents itself as a basic tool for the application of theoretical knowledge in a practical context. The mentioned internship took place in the Centro Educativo dos Olivais with the B2 class of the Gardening Operator’s course, during the school year of 2018/2019. Given that the Teacher Training presents itself as a continuous process of learning and application of acquaintances, it is vital to write this document called “Pedagogical Internship’s Report”. This report points to a critical and organized consideration about every proceeding developed throughout the Teacher Training. Therefore, it is meant to report every personal experience and every learning process developed and obtained during this time. Thus, it presents itself as the ideal time for the application of every obtained acquaintance during my academic training in a practical context. However, this context is a very peculiar one. Even so, the whole of the information to absorb, keep, and take with us to evolve as a professional of the Physical Education is enormous. To this extend, in the progress of this document, three chapters will be presented which will refer to the contextualization of the practice developed, to the reflective analysis of the pedagogical practice, and to the presentation of the deepening of the topic-problem. Accordingly, in the first chapter the initial expectations and the characterization of the context should be exposed. In the second one, the document is subdivided in four main areas: 1) the teaching-learning activities concerning every process of planning, realization and evaluation; 2) the organization and school management activities; 3) the educative partnerships and projects; and 4) the professional and ethical attitude. Finally, in the last chapter, a case study developed during the school year will be presented.O Estágio Pedagógico é uma unidade curricular fundamental no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra que se apresenta como ferramenta basilar para a aplicação de conhecimentos teóricos em contexto de prática real. O referido estágio realizou-se no Centro Educativo dos Olivais junto da turma de B2 – Operador de Jardinagem, no decorrer do ano letivo de 2018/2019. Como o Estágio Pedagógico se apresenta como um momento de constante aprendizagem e aplicação de conhecimentos, seria fundamental escrever o presente documento, designado “Relatório de Estágio Pedagógico”. Este relatório aponta uma ponderação crítica e organizada relativamente a todo os procedimentos desenvolvidos ao longo do Estágio Pedagógico. Sendo assim, pretende-se narrar todas as vivências, experiências e aprendizagens desenvolvidas e obtidas no decorrer deste período. Este apresenta-se como o período ideal para a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação académica em contexto real, contudo, este é um contexto muito peculiar. Todavia, é enorme toda a informação a assimilar, guardar e levar connosco para que evolua como profissional da Educação Física. Assim sendo, no decorrer deste documento serão apresentados três capítulos alusivos à contextualização da prática desenvolvida, à análise reflexiva da prática pedagógica e à apresentação do aprofundamento do tema-problema. No primeiro capítulo serão expostas as expetativas iniciais e a caraterização do contexto. No segundo, o documento apresenta-se subdividido em quatro grandes áreas: 1) as atividades de ensino- aprendizagem respeitantes a todo o processo de planeamento, realização e avaliação; 2) as atividades de organização e gestão escolar; 3) os projetos e parcerias educativas e 4) a atitude ética e profissional. Por fim, no último capítulo apresentar-se-á um estudo caso desenvolvido no decorrer do ano letivo.2019-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93486http://hdl.handle.net/10316/93486TID:202673480porVieira, João Guilherme Lousadainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:49:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:24.649829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 – Operador de Jardinagem no ano letivo de 2018/2019
Teacher Training report developed at the Olivais Educational Center next to class B2 - Gardening Operator in the school year 2018/2019
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 – Operador de Jardinagem no ano letivo de 2018/2019
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 – Operador de Jardinagem no ano letivo de 2018/2019
Vieira, João Guilherme Lousada
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Pedagogical Intervention
Process of teaching-learning
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 – Operador de Jardinagem no ano letivo de 2018/2019
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 – Operador de Jardinagem no ano letivo de 2018/2019
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 – Operador de Jardinagem no ano letivo de 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 – Operador de Jardinagem no ano letivo de 2018/2019
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B2 – Operador de Jardinagem no ano letivo de 2018/2019
author Vieira, João Guilherme Lousada
author_facet Vieira, João Guilherme Lousada
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, João Guilherme Lousada
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Pedagogical Intervention
Process of teaching-learning
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Pedagogical Intervention
Process of teaching-learning
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93486
http://hdl.handle.net/10316/93486
TID:202673480
url http://hdl.handle.net/10316/93486
identifier_str_mv TID:202673480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019946807296