Perceção de Forças Familiares por Estudantes do Ensino Superior. Impacto da Resiliência Individual, Variáveis Sociodemográficas, Familiares e Respostas ao Confinamento (COVID-19)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Joana Alexandra Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96464
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_e3302572d6bacda89994175ef71aa2e0
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção de Forças Familiares por Estudantes do Ensino Superior. Impacto da Resiliência Individual, Variáveis Sociodemográficas, Familiares e Respostas ao Confinamento (COVID-19)Perception of Family Strengths by Higher Education Students. Impact of Individual Resilience, Sociodemographic and Family Variables and Responses to Confinement (COVID-19)pandemia COVID-19estudantes do ensino superiorconfinamentoresiliência individualforças familiaresCOVID-19 pandemichigher education studentslockdownindividual resiliencefamily strenghtsDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA pandemia COVID-19 e o confinamento que esta impôs parece ter transposto consequências ao nível da saúde mental numa etapa desenvolvimental revestida de riqueza e intimidade – a adultez emergente (Afonso, 2020). Assim, a presente investigação debruça-se no reconhecimento do impacto de determinadas variáveis sociodemográficas (e.g., idade do/a estudante do ensino superior), variáveis familiares (e.g., número de elementos do agregado familiar), e variáveis respostas ao confinamento (e.g., gestão de conflitos familiares) nas forças familiares, procurando também analisar o papel mediador da resiliência individual na relação entre a variável (não) regresso a casa durante o confinamento (março-maio de 2020), e a perceção de forças familiares.Participaram no estudo 156 estudantes do ensino superior, em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 38 anos (M = 22.38, DP = 2.77). Foi aplicado um Questionário Sociodemográfico, de Dados Familiares e Complementares, o Questionário Sobre o Impacto do Regresso a Casa da Família de Origem no Período de Confinamento, a Escala de Resiliência de Connor-Davidson, e o Questionário de Forças Familiares. Os resultados apontaram que a resiliência individual não foi um mediador estatisticamente significativo da relação entre a variável (não) regresso a casa, e a perceção de forças familiares. Deste modo, pretende-se promover um olhar mais atento e focalizado nas forças familiares, considerando a influência de algumas características sociodemográficas e familiares, bem como da resiliência individual, na promoção e desenvolvimento de um sentimento de unicidade familiar.The COVID-19 pandemic and the lockdown it imposed seem to have transposed consequences in terms of mental health into a developmental stage covered in richness and intimacy - emerging adulthood (Afonso, 2020). Thus, the present investigation focuses on recognizing the impact of certain sociodemographic variables (for example, the age of the higher education student), family variables (for example, number of elements in the household), and response variables to lockdown (for example, management of family conflicts) in family strengths, also seeking to analyze the mediating role of individual resilience in the relationship between the variable (no) returning home during lockdown (March-May 2020), and the perception of family strengths. 156 higher education students in Portugal, aged between 18 and 38 years old (M = 22.38, SD = 2.77) participated in the study. A Sociodemographic Questionnaire of Family and Complementary Data, the Questionnaire on the Impact of the Return to the Home of the Family of Origin in the Lockdown Period, the Connor-Davidson Resilience Scale, and the Questionnaire on Family Strengths were applied.The results showed that individual resilience was not a statistically significant mediator of the relationship between the variable (no) returning home and the perception of family strengths. Thus, it is intended to promote a more attentive and focused look on family strengths, considering the influence of some sociodemographic and family characteristics, as well as individual resilience, in promoting and developing a feeling of family unity.2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96464http://hdl.handle.net/10316/96464TID:202793729porGonçalves, Joana Alexandra Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:57:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:42.972443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção de Forças Familiares por Estudantes do Ensino Superior. Impacto da Resiliência Individual, Variáveis Sociodemográficas, Familiares e Respostas ao Confinamento (COVID-19)
Perception of Family Strengths by Higher Education Students. Impact of Individual Resilience, Sociodemographic and Family Variables and Responses to Confinement (COVID-19)
title Perceção de Forças Familiares por Estudantes do Ensino Superior. Impacto da Resiliência Individual, Variáveis Sociodemográficas, Familiares e Respostas ao Confinamento (COVID-19)
spellingShingle Perceção de Forças Familiares por Estudantes do Ensino Superior. Impacto da Resiliência Individual, Variáveis Sociodemográficas, Familiares e Respostas ao Confinamento (COVID-19)
Gonçalves, Joana Alexandra Pereira
pandemia COVID-19
estudantes do ensino superior
confinamento
resiliência individual
forças familiares
COVID-19 pandemic
higher education students
lockdown
individual resilience
family strenghts
title_short Perceção de Forças Familiares por Estudantes do Ensino Superior. Impacto da Resiliência Individual, Variáveis Sociodemográficas, Familiares e Respostas ao Confinamento (COVID-19)
title_full Perceção de Forças Familiares por Estudantes do Ensino Superior. Impacto da Resiliência Individual, Variáveis Sociodemográficas, Familiares e Respostas ao Confinamento (COVID-19)
title_fullStr Perceção de Forças Familiares por Estudantes do Ensino Superior. Impacto da Resiliência Individual, Variáveis Sociodemográficas, Familiares e Respostas ao Confinamento (COVID-19)
title_full_unstemmed Perceção de Forças Familiares por Estudantes do Ensino Superior. Impacto da Resiliência Individual, Variáveis Sociodemográficas, Familiares e Respostas ao Confinamento (COVID-19)
title_sort Perceção de Forças Familiares por Estudantes do Ensino Superior. Impacto da Resiliência Individual, Variáveis Sociodemográficas, Familiares e Respostas ao Confinamento (COVID-19)
author Gonçalves, Joana Alexandra Pereira
author_facet Gonçalves, Joana Alexandra Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Joana Alexandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv pandemia COVID-19
estudantes do ensino superior
confinamento
resiliência individual
forças familiares
COVID-19 pandemic
higher education students
lockdown
individual resilience
family strenghts
topic pandemia COVID-19
estudantes do ensino superior
confinamento
resiliência individual
forças familiares
COVID-19 pandemic
higher education students
lockdown
individual resilience
family strenghts
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96464
http://hdl.handle.net/10316/96464
TID:202793729
url http://hdl.handle.net/10316/96464
identifier_str_mv TID:202793729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045093756928