O sujeito indígena brasileiro e os projectos globais: protagonismo e resistência no Rap Guarani
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/3354 |
Resumo: | Esta comunicação tem por objetivo discutir a complexidade de construções identitárias de comunidades indígenas brasileiras. Propõe uma reflexão acerca dos trânsitos e atravessamentos culturais a partir da colonialidade do poder e da atuação do indivíduo como ator social em perspectiva transescalar, local e global. Sendo assim, adota um questionamento acerca do movimento, da permanênca e dos direitos de populações indígenas. Toma-se por base a legislação sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil atualmente, em confronto com as reivindicações de diversas etnias e enunciadas a partir do rap Guarani de Kunumi Mc, Wera Jeguaka Mirim, da aldeia Krukutu, São Paulo, Brasil. Pensando a diferença colonial e a subalternização do conhecimento como estratégia de subjugação dos povos, assinala-se a importância da produção rapper oriunda de comunidades Guarani. Uma produção que enuncia lutas, valores e saberes locais de importância internacional, por tratarem de respeito à dignidade humana e ao meio ambiente. Nesse cenário, a dicotomia tradição / modernidade não se sustenta, pois em um tecido poroso repleto de fluxos e atravessamentos, a cultura milenar é atualizada e encontra novos espaços discursivos e tecnológicos para enunciar narrativas locais em confronto com projetos globais de cidadania e nação. |
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