A gestão estratégica em atividades desportivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Sérgio Renato Lopes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9105
Resumo: O objetivo principal do presente trabalho é a análise da gestão estratégica em atividades desportivas. Para tal utilizou-se uma metodologia qualitativa de índole bibliográfica com a aplicação de um conjunto de artigos e obras de renome científico para a análise do tema. Colocou-se como objetivos específicos: determinar o objetivo de implementação da gestão estratégica nas atividades desportivas; identificar quais os elementos principais da gestão estratégica nas atividades desportivas; identificar numa das modalidades, o futebol, qual o papel da gestão estratégica. Atualmente, o desporto passou a ser um serviço indispensável para o dia-a-dia das populações e por essa razão, exigiu cada vez mais dos seus promotores. As organizações desportivas tradicionais deram lugar a novas dinâmicas, em que se exige cada vez mais performance semelhantes às prestadas nos setores empresariais. O desporto é um produto e um serviço social, isto porque, é frequentemente comercializado numa comunidade de pessoas. O marketing do desporto necessita de identificar as características mais proeminentes que atraem os espetadores, os participantes. É por isso, importante compreender como os consumidores se identificam com o desporto para comercializá-lo de forma mais eficaz. Muitas vezes, os consumidores apresentam uma perceção subjetiva do marketing do desporto porque o associam às equipas e atletas com quem mais se identificam. Ao longo dos últimos 20 anos, surgiu uma nova tendência no desporto que observou uma mudança do investimento no desporto e bem-estar. Os resultados de estudo determinaram que o sucesso do desporto está dependente de três importantes fatores, a organização, a gestão e a administração. Destes três fatores, a gestão é a mais importante, pois inclui o planeamento e a programação, a formulação de políticas e atividades de coordenação.
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