A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Fernanda Monteiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/707
Resumo: Dissertação mest., Supervisão - Ensino Básico, 1º Ciclo, Universidade do Algarve, 2007
id RCAP_e34975220cb45e6c616990c247b8a37d
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/707
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisãoTesesEnsinoMatemáticaAprendizagemRelações interpessoaisSupervisãoDesenvolvimento pessoalDesenvolvimento profissionalDissertação mest., Supervisão - Ensino Básico, 1º Ciclo, Universidade do Algarve, 2007O presente estudo centra-se nas relações interpessoais preconizadas, em contexto educativo, pelos professores e supervisandos e a influência que esta relação pode ter quando se perspectiva o ensino da Matemática. Neste sentido, enfatizam-se as relações estabelecidas pelos próprios professores face a esta disciplina de Matemática, a relação entre os alunos e a disciplina e ainda o trinómio Professor – Aluno – Matemática. Deste modo a iniciação no processo de ensino / aprendizagem da Matemática, a forma como os alunos aprendem e como o professor ensina, são abordados. Esta abordagem é feita em contexto supervisivo, tendo em conta o desenvolvimento psicológico da criança, designadamente ao nível e moral. Procura-se ainda estabelecer alguma relação entre a competência educativa e o sucesso educativo verificado em Matemática. Por se tratar de um estudo que, consideramos ser de tipo exploratório, este enquadra- se num contexto onde o desenho metodológico que melhor se adapta é o qualitativo, dado que esse estudo é por excelência um trabalho empírico circunscrito a um universo restrito pelo que se trata de uma amostra por conveniência e como tal não probabilística. Para a concretização do estudo recorremos à elaboração e / ou adaptação de vários instrumentos para a recolha dos dados a partir dos quais acedemos às representações dos professores, supervisandos e alunos acerca das concepções que têm acerca do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática. Pretende-se com este conhecimento compreender o que pensam os intervenientes acerca deste processo e de que modo perspectivam as suas práticas para prevenir o sucesso educativo. Os resultados a que acedemos evidenciam claramente que o processo de ensino / aprendizagem deve assentar nas relações interpessoais que se estabelecem em contexto de sala de aula. A relação intrapessoal entre cada professor e a própria disciplina é também fundamental que seja positiva para que os alunos, para quem o professor é um “modelo”, consigam, de igual modo, estabelecer boas relações com os conteúdos a trabalhar, especificamente com a Matemática. De igual modo se acedeu às concepções que os alunos têm acerca da Matemática e da relação intrapessoal que vão desenvolvendo com a mesma.Simões, Helena RalhaSapientiaFerreira, Maria Fernanda Monteiro2011-09-07T16:05:22Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/707por37.04 FER*Mat Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:31Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:01.436617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão
title A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão
spellingShingle A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão
Ferreira, Maria Fernanda Monteiro
Teses
Ensino
Matemática
Aprendizagem
Relações interpessoais
Supervisão
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
title_short A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão
title_full A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão
title_fullStr A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão
title_full_unstemmed A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão
title_sort A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão
author Ferreira, Maria Fernanda Monteiro
author_facet Ferreira, Maria Fernanda Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Helena Ralha
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Fernanda Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Ensino
Matemática
Aprendizagem
Relações interpessoais
Supervisão
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
topic Teses
Ensino
Matemática
Aprendizagem
Relações interpessoais
Supervisão
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
description Dissertação mest., Supervisão - Ensino Básico, 1º Ciclo, Universidade do Algarve, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/707
url http://hdl.handle.net/10400.1/707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 37.04 FER*Mat Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133150473879552