Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: Uma experiência no 6.º ano
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28783 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a prática do professor de Matemática tendo em vista o desenvolvimento do cálculo mental dos alunos e a superação dos seus erros, numa abordagem que valoriza os momentos de discussão na sala de aula. O quadro de análise caracteriza a prática profissional do professor de acordo com as ações que desenvolve: convidar, apoiar, desafiar, guiar e sugerir. A metodologia é qualitativa com um design de experiência de ensino onde participam uma professora, 20 alunos do 6.º ano e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo de reuniões de trabalho com a professora e de aulas de cálculo mental. Os resultados mostram que uma prática de ensino de cálculo mental necessita de ter por base tarefas apropriadas e momentos de discussão coletiva pontuados por ações diversas, com destaque para as que envolvem o desafiar e o apoiar os alunos. |
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Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: Uma experiência no 6.º anoCálculo mentalNúmeros racionaisEstratégiasPrática profissionalAções do professorNeste artigo analisamos a prática do professor de Matemática tendo em vista o desenvolvimento do cálculo mental dos alunos e a superação dos seus erros, numa abordagem que valoriza os momentos de discussão na sala de aula. O quadro de análise caracteriza a prática profissional do professor de acordo com as ações que desenvolve: convidar, apoiar, desafiar, guiar e sugerir. A metodologia é qualitativa com um design de experiência de ensino onde participam uma professora, 20 alunos do 6.º ano e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo de reuniões de trabalho com a professora e de aulas de cálculo mental. Os resultados mostram que uma prática de ensino de cálculo mental necessita de ter por base tarefas apropriadas e momentos de discussão coletiva pontuados por ações diversas, com destaque para as que envolvem o desafiar e o apoiar os alunos.Associação de Professores de MatemáticaRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, RenataPonte, João Pedro da2017-08-29T11:09:45Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28783porCarvalho, R., & Ponte, J. P. (2013). Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: Uma experiência no 6.º ano. Quadrante, 22(2), 83-108.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:51.673431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste artigo analisamos a prática do professor de Matemática tendo em vista o desenvolvimento do cálculo mental dos alunos e a superação dos seus erros, numa abordagem que valoriza os momentos de discussão na sala de aula. O quadro de análise caracteriza a prática profissional do professor de acordo com as ações que desenvolve: convidar, apoiar, desafiar, guiar e sugerir. A metodologia é qualitativa com um design de experiência de ensino onde participam uma professora, 20 alunos do 6.º ano e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo de reuniões de trabalho com a professora e de aulas de cálculo mental. Os resultados mostram que uma prática de ensino de cálculo mental necessita de ter por base tarefas apropriadas e momentos de discussão coletiva pontuados por ações diversas, com destaque para as que envolvem o desafiar e o apoiar os alunos. |
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