O desenvolvimento e integração de estratégias de cálculo mental no 5.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniel Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6462
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling O desenvolvimento e integração de estratégias de cálculo mental no 5.º ano de escolaridadeSentido do númeroCálculo mentalEstratégias de cálculo mentalNumber senseMental calculationMental calculation strategiesRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do curso de Mestrado em 1º e 2º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa, no sentido de documentar, de forma sintética, reflexiva e fundamentada, parte do percurso formativo desenvolvido no período de intervenção pedagógica no 2º ciclo do Ensino Básico. A intervenção decorreu numa turma de 5.º ano de escolaridade, numa escola do concelho de Lisboa. O par de estágio estabeleceu como objetivos de intervenção: “Melhorar as competências sociais, em contexto de turma, de forma transdisciplinar”, “Desenvolver a expressão oral através da interação discursiva” e “Desenvolver estratégias de cálculo mental no domínio dos números e operações”. Realizei um estudo de natureza qualitativa onde procurei compreender as atitudes reveladas pelos alunos relativamente ao desenvolvimento de estratégias de cálculo mental e a mobilização das mesmas em contextos de resolução de problemas. Neste sentido, foram postas em prática rotinas de cálculo mental nas aulas de intervenção de Matemática, através da realização de tiras de cálculo mental. Apliquei também uma ficha alusiva à resolução de situações problemáticas, já no final do ano letivo, fora do período de intervenção, no sentido de verificar a mobilização das mesmas estratégias na resolução de problemas. Por último, para além da realização de uma última tira de cálculo mental, foram ainda recolhidas entrevistas de três alunos com o intuito de compreender melhor alguns factos constatados ao longo do estudo. Os resultados desta investigação apontam para alguma apropriação das estratégias de cálculo mental, embora os alunos manifestem uma evidente preferência pelo uso do algoritmo. Relativamente às situações problemáticas, pude constatar, a partir da ficha de problemas realizada, que a maior parte dos alunos não recorre ao cálculo mental mas sim ao algoritmo.ABSTRACT This report was done for Escola Superior de Educação de Lisboa, in the Master’s Degree of First and Second Cycles of Basic School Teaching, curricular area of Supervised Teaching Practice II – pedagogical intervention. The Trainee Pair aims were to improve social skills within the school group ranging all subjects; to develop oral expression through speech interaction; to develop strategies of mental calculation in numeracy and mathematical operations. The purpose of this study was to understand the attitudes revealed by pupils when developing strategies of mental calculation and then mobilize them to solve problems. The observation took place during some Mathematics lessons of a 5th year group, in a school in Lisbon. Mental calculation routines were used in the subject classes such as mental calculation lines using the four operations. By the end of the school year a worksheet with multiple problems was also given the pupils to solve, in order to observe how their strategies had evolved to problem solving. Another mental calculation line worksheet was used and, finally, three interviews to different pupils were done to verify some revealed facts throughout the study. The results of this investigation indicated that once pupils own their mental calculation strategies, they clearly prefer the use of algorithms. When facing problem solving instead of using mental calculation, they undoubtedly used algorithms.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaBrunheira, LinaRCIPLPereira, Daniel Silva2016-09-27T13:33:04Z2016-07-122016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6462TID:201367645porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:35.429975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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