Gêneros discursivos e atos de fala no Facebook : uma análise de posts e memes relacionados às eleições para a presidência do Brasil em 2014
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/25626 |
Resumo: | A presente dissertação visa classificar e analisar, do ponto de vista pragmático, os atos de fala postados na internet em Português Brasileiro (PB) acerca das eleições de 2014 para presidente do Brasil. Para tanto, traçamos uma metodologia em duas etapas: na primeira, quantitativa, coletamos posts na maior rede social da atualidade, o Facebook, e os classificamos de acordo com os gêneros discursivos mais utilizados; na segunda, qualitativa, analisamos os atos de fala presentes nos gêneros de maior ocorrência, considerando aspectos pragmáticos como figuras de linguagem, intertextualidade etc, além de traços aparentes do Discurso Digital. Ao definir o corpus, limitamo-nos às postagens de 30 professores do Instituto Federal do Espirito Santo, Brasil, por ser este o Estado e o local de trabalho da mestranda. Consideramos a hipótese de trabalho com estes sujeitos por serem, em sua maioria, profissionais com grande potencial crítico. Coletamos 835 posts do período compreendido entre setembro e outubro de 2014, considerando o período das eleições presidenciais - primeiro turno em 05 de outubro e segundo turno em 26 de outubro de 2014. Em suma, visamos analisar nos textos selecionados, de forma quantitativa e qualitativa, aspectos pragmáticos ligados às teorias de Gêneros Discursivos, Atos de Fala e Discurso Digital, tendo em vista os efeitos perlocutórios quase imediatos no interlocutor. Uma vez que a rede social Facebook consiste hoje em uma das maiores mídias formadoras de opinião no Brasil, a pesquisa faz-se pertinente pela contribuição à análise crítica dos conteúdos veiculados pelo seu vasto grupo de usuários. |
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Gêneros discursivos e atos de fala no Facebook : uma análise de posts e memes relacionados às eleições para a presidência do Brasil em 2014FacebookLíngua portuguesa - Brasil - Discurso (Linguística)Análise do discurso - Aspectos sociaisComunicação em políticaLinguagem e internetTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::HumanidadesLinguísticaA presente dissertação visa classificar e analisar, do ponto de vista pragmático, os atos de fala postados na internet em Português Brasileiro (PB) acerca das eleições de 2014 para presidente do Brasil. Para tanto, traçamos uma metodologia em duas etapas: na primeira, quantitativa, coletamos posts na maior rede social da atualidade, o Facebook, e os classificamos de acordo com os gêneros discursivos mais utilizados; na segunda, qualitativa, analisamos os atos de fala presentes nos gêneros de maior ocorrência, considerando aspectos pragmáticos como figuras de linguagem, intertextualidade etc, além de traços aparentes do Discurso Digital. Ao definir o corpus, limitamo-nos às postagens de 30 professores do Instituto Federal do Espirito Santo, Brasil, por ser este o Estado e o local de trabalho da mestranda. Consideramos a hipótese de trabalho com estes sujeitos por serem, em sua maioria, profissionais com grande potencial crítico. Coletamos 835 posts do período compreendido entre setembro e outubro de 2014, considerando o período das eleições presidenciais - primeiro turno em 05 de outubro e segundo turno em 26 de outubro de 2014. Em suma, visamos analisar nos textos selecionados, de forma quantitativa e qualitativa, aspectos pragmáticos ligados às teorias de Gêneros Discursivos, Atos de Fala e Discurso Digital, tendo em vista os efeitos perlocutórios quase imediatos no interlocutor. Uma vez que a rede social Facebook consiste hoje em uma das maiores mídias formadoras de opinião no Brasil, a pesquisa faz-se pertinente pela contribuição à análise crítica dos conteúdos veiculados pelo seu vasto grupo de usuários.The following paper aims at classifying and analysing, from a pragmatic point of view, the speech acts about the Brazilian presidential election in 2014. For that purpose, we traced a methodology in two stages: in the first one, quantitative, we collected posts on the biggest social network nowadays, Facebook, and classified them according to the discourse genres more commonly used by the subjects. Then, we analysed the speech acts presented in these genres, considering pragmatic aspects such as figures of speech, intertextuality etc, besides apparent traces of the Digital Discourse. When defining our corpus, we limited ourselves to the posts of 30 teachers and professors from Instituto Federal do Espírito Santo, Brazil, since this is the researcher’s state and work place. We considered working with these subjects since most of them are professionals with a big critical potential. We collected 835 posts, from the period between September and October 2014, considering the Brazilian presidential elections – first round on October 5 and second round on October 26. Briefly, we intend to analyse in the selected texts, in a quantitative and qualitative way, pragmatic aspects related to the theories of Discourse Genres, Speech Acts and Digital Discourse, by having in mind the perlocutionary effects, quite immediate on the listener/reader. Due to the fact that Facebook nowadays consists on one of the biggest medias which influences people’s opinions, the research is pertinent because of its contribution to the critical analysis of the contents spread by its huge number of users.Almeida, Maria ClotildeRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Camila Belizário2016-12-30T16:13:29Z2015-12-172015-10-012015-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25626TID:201601397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:15:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:29.821647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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