Da docência à gestão escolar : um percurso profissional cruzado com a agregação de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Gabriela Soares da Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11908
Resumo: O presente relatório descreve algumas das aprendizagens mais relevantes realizadas por mim, ao longo dos 16 anos de carreira. O agrupamento de escolas, nomeadamente a sua constituição e regulamentação, é um dos aspetos fundamentais das mudanças estruturais operadas na educação. Enquanto elemento do órgão de gestão, a agregação de escolas cruza-se, por duas vezes, no meu percurso profissional. O tema de Agrupamento de Escolas é, desta forma, a questão problema da vida profissional trabalhada neste relatório. Com base na interpretação de legislação publicada e da revisão de literatura, este relatório refere como os conceitos de autonomia, territorialização e regulação das políticas educativas estão associados às novas unidades orgânicas que se estão a criar em Portugal. Um dos objetivos da agregação de escolas é o de melhorar a qualidade da educação, ao privilegiar a articulação e a sequencialidade de todos os níveis de ensino. Para isso, todos temos que assumir o nosso papel enquanto elementos ativos na construção de uma escola de qualidade e sucesso. É necessário saber liderar, gerir e atuar. Penso que aqui estará o sucesso desta e de todas as agregações.
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