Brincar : a essência da alegria de viver : contributo da Educação Moral e Religiosa Católica para o reconhecimento e respeito pela dignidade das crianças, centrado na Unidade Letiva 1 do 3º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28311 |
Resumo: | O presente Relatório inscreve-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ciências Religiosas - Educação Moral e Religiosa Católica. Tem como principal objetivo mostrar que a criança tem igual dignidade e direitos como pessoa humana, e que o brincar, além de ser um direito fundamental da criança, promotor da sua dignidade, faz parte da condição de ser criança, permitindo o seu desenvolvimento integral. Aliás, o jogo ou atividade lúdica é algo intrínseco ao ser humano, que o constitui na sua autenticidade. Neste sentido, de modo a fundamentar este tema, fazemos uma abordagem concetual, filosófica e teológica à questão da dignidade da pessoa humana. Exploramos os conceitos de dignidade e de pessoa humana e analisamos os seus fundamentos depreendendo, daí, o fundamento dos direitos fundamentais do ser-humano. Tratamos, de seguida, da questão da dignidade da criança como pessoa humana e do brincar como direito fundamental, inalienável e intrínseco ao ser humano. Refletimos sobre a criança como pessoa humana com especificidades próprias, partindo de abordagens psicológicas, sociológicas, filosóficas e teológicas, ressaltando, neste último ponto, o valor das crianças como modelo para os adultos. Analisamos, depois, a realização dos direitos fundamentais das crianças, apontando o papel da família na proteção dos seus direitos. Centramo-nos no brincar como um direito fundamental para a afirmação da dignidade da criança, e de valor intrínseco para o seu desenvolvimento integral, permitindo-lhe desenvolver uma atitude lúdica perante a vida. Consideramos, ainda, o jogo ou atividade lúdica como algo inerente ao ser humano, permitindo-lhe transcender-se e transformar a realidade em que vive. Salientamos o apelo do Papa Francisco para o assumir de uma atitude positiva perante a vida, manifestando a alegria de viver e o reconhecimento da dignidade humana. Mostramos, por fim, o contributo da Educação Moral e Religiosa Católica para o reconhecimento e respeito pela dignidade das crianças, que se traduz numa educação assente na mensagem e valores cristãos. Destacamos, neste contexto, o perfil do docente desta disciplina, nomeadamente no 1ºciclo, e a importância da utilização das narrativas na prática letiva. Apresentamos uma proposta de lecionação da Unidade Letiva 1 - A Dignidade das Crianças - do Programa desta disciplina para o terceiro ano de escolaridade. |
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Brincar : a essência da alegria de viver : contributo da Educação Moral e Religiosa Católica para o reconhecimento e respeito pela dignidade das crianças, centrado na Unidade Letiva 1 do 3º ano de escolaridadePessoa humanaCriançaDignidadeDireitosBrincarJogoLúdicoEducaçãoHuman personChildDignityRightsPlayingGamePlayfulEducationDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente Relatório inscreve-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ciências Religiosas - Educação Moral e Religiosa Católica. Tem como principal objetivo mostrar que a criança tem igual dignidade e direitos como pessoa humana, e que o brincar, além de ser um direito fundamental da criança, promotor da sua dignidade, faz parte da condição de ser criança, permitindo o seu desenvolvimento integral. Aliás, o jogo ou atividade lúdica é algo intrínseco ao ser humano, que o constitui na sua autenticidade. Neste sentido, de modo a fundamentar este tema, fazemos uma abordagem concetual, filosófica e teológica à questão da dignidade da pessoa humana. Exploramos os conceitos de dignidade e de pessoa humana e analisamos os seus fundamentos depreendendo, daí, o fundamento dos direitos fundamentais do ser-humano. Tratamos, de seguida, da questão da dignidade da criança como pessoa humana e do brincar como direito fundamental, inalienável e intrínseco ao ser humano. Refletimos sobre a criança como pessoa humana com especificidades próprias, partindo de abordagens psicológicas, sociológicas, filosóficas e teológicas, ressaltando, neste último ponto, o valor das crianças como modelo para os adultos. Analisamos, depois, a realização dos direitos fundamentais das crianças, apontando o papel da família na proteção dos seus direitos. Centramo-nos no brincar como um direito fundamental para a afirmação da dignidade da criança, e de valor intrínseco para o seu desenvolvimento integral, permitindo-lhe desenvolver uma atitude lúdica perante a vida. Consideramos, ainda, o jogo ou atividade lúdica como algo inerente ao ser humano, permitindo-lhe transcender-se e transformar a realidade em que vive. Salientamos o apelo do Papa Francisco para o assumir de uma atitude positiva perante a vida, manifestando a alegria de viver e o reconhecimento da dignidade humana. Mostramos, por fim, o contributo da Educação Moral e Religiosa Católica para o reconhecimento e respeito pela dignidade das crianças, que se traduz numa educação assente na mensagem e valores cristãos. Destacamos, neste contexto, o perfil do docente desta disciplina, nomeadamente no 1ºciclo, e a importância da utilização das narrativas na prática letiva. Apresentamos uma proposta de lecionação da Unidade Letiva 1 - A Dignidade das Crianças - do Programa desta disciplina para o terceiro ano de escolaridade.This Report is part of the Supervised Teaching Practice (PES), integrated in the Master's Degree in Religious Sciences - Catholic and Religious Education. Its main objective is to show that the child has equal dignity and rights as a human person, and that playing, besides being a fundamental right of the child, promoter of their dignity, is part of the condition of being a child, allowing their integral development. In fact, gaming or play activity is something intrinsic to the human being, which constitutes it in its authenticity. In this sense, in order to base this theme, we make a conceptual, philosophical and theological approach to the question of the dignity of the human person. We explore the concepts of dignity and the human person, and analyze their foundations, thereby understanding the basis of the fundamental rights of the human being. We then deal with the question of the dignity of the child as a human person and of playing as a fundamental right, inalienable and intrinsic to the human being. We reflect on the child as a human being with his own specificities, starting from psychological, sociological, philosophical and theological approaches, emphasizing, in this last point, the value of children as a model for adults. We then analyze the realization of children's fundamental rights, pointing out the role of the family in the protection of their rights. We focus on playing as a fundamental right for the affirmation of the child's dignity, and of intrinsic value for his integral development, allowing him to develop a playful attitude towards life. We also consider gaming or play activity as something inherent to the human being, allowing him to transcend and transform the reality in which he lives. We emphasize the call of Pope Francis to assume a positive attitude towards life, manifesting the joy of living and the recognition of human dignity. We show, finally, the contribution of Catholic Moral and Religious Education to the recognition and respect for the dignity of children, which translates into an education based on the message and Christian values. We highlight, in this context, the profile of the teacher of this discipline, namely in the first cycle, and the importance of the use of narratives in school practice. We present a proposal to teach Study Unit 1 - The Dignity of Children - of the Program of this discipline for the third year of school.Varanda, Maria Isabel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarros, Cecília Georgina Domingues Gonçalves2019-10-08T07:24:44Z2018-12-042018-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28311TID:202140164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:44.305213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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