As actividades laboratoriais e as práticas lectivas e de avaliação adoptadas por professores de física e química : uma análise do efeito da reforma curricular do Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8072 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Física e Química |
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As actividades laboratoriais e as práticas lectivas e de avaliação adoptadas por professores de física e química : uma análise do efeito da reforma curricular do Ensino Secundário53:372.853372.853:5354:372.854372.854:54Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Física e QuímicaA importância que as actividades laboratoriais (AL) apresentam no ensino e na aprendizagem das ciências depende da sua consistência com os objectivos da educação em ciências e da forma como o professor as implementa e avalia. A investigação em educação em ciências sugere que os professores possuem concepções e desenvolvem práticas referentes à componente laboratorial que resistem às mudanças curriculares, o que faz com algumas práticas menos desejáveis se perpetuem. Esta investigação pretendeu averiguar os efeitos que, segundo professores de Física e Química do Ensino Secundário, a Reforma Curricular do Ensino Secundário (RCES) produziu nas práticas de utilização das actividades laboratoriais e de avaliação das aprendizagens a elas associadas, e caracterizar a sua opinião acerca da existência de uma lista de AL nos programas de Física e Química. A recolha de dados foi efectuada através de um questionário, distribuído por correio e respondido por 102 professores dispersos pela região norte do país. Os resultados obtidos revelaram que, segundo os professores, quer antes quer após a RCES predomina: a utilização de AL para confirmar ou para ilustrar a teoria previamente leccionada; a concretização das AL é apoiada, frequentemente, por protocolos laboratoriais sugeridos pelos próprios professores e extraídos de manuais escolares; a execução de procedimentos laboratoriais pelos alunos organizados em pequenos grupos; o recurso a relatórios para efeitos de avaliação das aprendizagens associadas às AL. Relativamente à existência de uma lista nacional de AL, os professores consideram que: a lista facilita a tarefa do professor e é-lhe útil; que é necessário os alunos realizarem essas AL para terem sucesso nos exames nacionais do Ensino Secundário; que essas AL são adequadas aos objectivos dos programas, embora só algumas estejam adaptadas às condições das escolas. Dado que a RCES parece não ter alterado as práticas dos professores, recomenda-se um investimento na formação, dos mesmos com vista a um melhor aproveitamento das AL propostas pelos programas.The role played by lab activities in science teaching depends on their consistency with science education objectives as well as on the way teachers put them into practice and assess learning that takes place from them. Besides, science education research suggests that teachers hold conceptions and develop practices that resist to curriculum reforms: This resistance is at least in part responsible for the perpetuation of some undesirable practices. This piece of research aims at investigating the effects that, according to secondary school Physics and Chemistry teachers, the secondary school curriculum reform had on the teachers’ teaching and assessment practices as well as at characterizing teachers’ opinions on the list of lab activities included in the Physics and Chemistry syllabus. Data were collected by means of a questionnaire handed out by post and answered by 102 teachers, from the north of the country. Results indicate that, according to the teachers, before as well as after the secondary school curriculum reform, the most common is: the use of lab activities to confirm the theory previously taught; the implementation of lab activities supported by worksheets suggested by the teachers and taken form textbooks; the development of the experimental procedure by the students in small groups; the use of lab reports to assess learning. As far as the list of lab activities is concerned, teachers tend to believe that: it facilitates their job as teachers and is useful to them; students need to perform those activities if they are to succeed in the final exam; those activities are consistent with the syllabus aims but a few of them are not adequate to the school conditions. As the secondary school curriculum reform seems to have not influenced teachers’ practices, an investment on teacher education is proposed so that more profit can be taken from the lab activities suggested by the syllabus.Leite, LaurindaUniversidade do MinhoRamalho, Sandra Clara Carvalho2007-12-122007-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:25.723689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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