A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1038 |
Resumo: | Será a eficácia colectiva da escola potenciadora de valores que fundam a cidadania? Partindo da análise dos discursos de 86 agentes educativos (alunos, professores, funcionários e membros de direcção), no quadro de entrevistas sobre a eficácia colectiva das escolas, sua caracterização e expressão, é, também, perspectivado o desafio de que a inculcação dos valores da cidadania pode e deve fundar-se na interdependência e interacção do individual e colectivo, em que todos sejam, simultaneamente, autores e actores, protagonizando a “sua própria cidadania”. |
id |
RCAP_e362d8a966a0f72ab177543b6b460b41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1038 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de CidadaniaA Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de CidadaniaA Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de CidadaniaA Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de CidadaniaArtigo de fundoSerá a eficácia colectiva da escola potenciadora de valores que fundam a cidadania? Partindo da análise dos discursos de 86 agentes educativos (alunos, professores, funcionários e membros de direcção), no quadro de entrevistas sobre a eficácia colectiva das escolas, sua caracterização e expressão, é, também, perspectivado o desafio de que a inculcação dos valores da cidadania pode e deve fundar-se na interdependência e interacção do individual e colectivo, em que todos sejam, simultaneamente, autores e actores, protagonizando a “sua própria cidadania”.Is school’s collective efficacy a potential for enhancing the values related to citizenship? Starting from the analysis of the discourses of 86 educational agents (students, teachers, general and directive staff), collected in interviews about school’s collective efficacy, its characteristics and expression, we propose a challenge: that the inculcation of citizenship values must be based upon the interdependence and interaction between the individual and the collective, where all are simultaneously authors and actors of their “own citizenship”.Será a eficácia colectiva da escola potenciadora de valores que fundam a cidadania? Partindo da análise dos discursos de 86 agentes educativos (alunos, professores, funcionários e membros de direcção), no quadro de entrevistas sobre a eficácia colectiva das escolas, sua caracterização e expressão, é, também, perspectivado o desafio de que a inculcação dos valores da cidadania pode e deve fundar-se na interdependência e interacção do individual e colectivo, em que todos sejam, simultaneamente, autores e actores, protagonizando a “sua própria cidadania”.Is school’s collective efficacy a potential for enhancing the values related to citizenship? Starting from the analysis of the discourses of 86 educational agents (students, teachers, general and directive staff), collected in interviews about school’s collective efficacy, its characteristics and expression, we propose a challenge: that the inculcation of citizenship values must be based upon the interdependence and interaction between the individual and the collective, where all are simultaneously authors and actors of their “own citizenship”.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1038por2182-29130873-819XFaria, LuísaCosta, MarisaLima-Santos, Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T15:01:40Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T15:01:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania |
title |
A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania |
spellingShingle |
A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania Faria, Luísa Artigo de fundo |
title_short |
A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania |
title_full |
A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania |
title_fullStr |
A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania |
title_full_unstemmed |
A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania |
title_sort |
A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania |
author |
Faria, Luísa |
author_facet |
Faria, Luísa Costa, Marisa Lima-Santos, Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Marisa Lima-Santos, Nelson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Luísa Costa, Marisa Lima-Santos, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo de fundo |
topic |
Artigo de fundo |
description |
Será a eficácia colectiva da escola potenciadora de valores que fundam a cidadania? Partindo da análise dos discursos de 86 agentes educativos (alunos, professores, funcionários e membros de direcção), no quadro de entrevistas sobre a eficácia colectiva das escolas, sua caracterização e expressão, é, também, perspectivado o desafio de que a inculcação dos valores da cidadania pode e deve fundar-se na interdependência e interacção do individual e colectivo, em que todos sejam, simultaneamente, autores e actores, protagonizando a “sua própria cidadania”. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1038 |
url |
https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2913 0873-819X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544075741495296 |