Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Ana Patrícia Bento, 1986-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9082
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_e36c7af2391813cf761e006a9aaa930b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"Didáctica das ciênciasLiteracia científicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013Este trabalho tem como objetivo conhecer, de que forma, a realização de tarefas, que valorizam uma abordagem CTSA, sobre a subunidade “Energia- Do Sol para a Terra”, contribui para o desenvolvimento das competências preconizadas no Programa da disciplina de Física e Química do 10.º ano de escolaridade. Neste sentido, procura-se identificar que dificuldades revelam os alunos, que aprendizagens realizam e que avaliações fazem relativamente ao uso deste tipo de tarefas. Para atingir as finalidades apresentadas optou-se por utilizar uma metodologia de investigação qualitativa, uma vez que, se pretende conhecer e descrever as reações dos alunos, em ambiente de sala de aula, ao serem implementadas tarefas de cariz CTSA. Os dados são recolhidos utilizando vários instrumentos, nomeadamente, a observação participante, a entrevista em grupo focado, os questionários e os documentos escritos. Da análise de conteúdo emergiram categorias e subcategorias do estudo que facilitaram a apresentação, interpretação e compreensão dos dados recolhidos. Os resultados revelaram que os alunos usaram como estratégias para a resolução das tarefas a pesquisa e síntese de informação, o trabalho em grupo, a exposição e defesa de ideias. Os alunos sentiram dificuldades na mobilização de competências processuais, conceptuais, sociais, atitudinais e axiológicas. No entanto, à medida que as tarefas foram aplicadas, os alunos conseguiram superar algumas dificuldades. Os resultados mostraram ainda que os conhecimentos adquiridos na disciplina de Física e Química foram importantes para a compreensão do tema “energia” nos meios de comunicação social e na resolução de problemas do dia-a-dia.This work aims to know how the performance of tasks, which enhance a STSE approach about the subunit “Energy - Sun to Earth” -, contribute to the development of competences recommended in Curriculum of Physics and Chemistry to 10th grade. In this sense, it is intended to identify the difficulties face by pupils when performing the tasks, their learning when are accomplishing these tasks and their evaluation about the tasks. The work was conducted in a 10th grade class, from the Sciences and Humanities degree of Sciences and Technologies. Six lessons were taught, one having the duration of 135 minutes, and the others having the duration of 90 minutes. 27 students participated in this work, 11 females and 16 males, with a mean age of about 15 years old. Data collection was done through the use of focus group interviews, written documents and naturalistic observation. The results revealed that pupils used as strategies to search and summarize information, to work collaboratively and to expose and discuss ideas. The pupils felt some difficulties, namely in development of procedural, conceptual, social, behavioral and axiological competences. However, over the tasks these are being overcome. The results also show that the knowledge acquired in Physics and Chemistry subject were important for the comprehension of “energy” in the media and in the resolution of daily problems.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaNeto, Ana Patrícia Bento, 1986-2013-09-04T09:29:48Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9082TID:201373440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:22.358532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"
title Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"
spellingShingle Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"
Neto, Ana Patrícia Bento, 1986-
Didáctica das ciências
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"
title_full Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"
title_fullStr Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"
title_full_unstemmed Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"
title_sort Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"
author Neto, Ana Patrícia Bento, 1986-
author_facet Neto, Ana Patrícia Bento, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Ana Patrícia Bento, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica das ciências
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Didáctica das ciências
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-04T09:29:48Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9082
TID:201373440
url http://hdl.handle.net/10451/9082
identifier_str_mv TID:201373440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134227764084736