Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sandra Peres Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15982
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_723764b1540e5f20cda798b1518990dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"Desenvolvimento de competênciasEducação em ciênciaLiteracia científicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014Este trabalho tem como finalidade conhecer de que forma uma abordagem CTSA sobre a unidade “Na atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, do programa da disciplina de Física e Química A, influencia o desenvolvimento de competências dos alunos. Pretende-se identificar as dificuldades sentidas pelos alunos durante o desenvolvimento de tarefas com uma abordagem CTSA, as aprendizagens que realizam e as estratégias que utilizam para aprenderem, e a avaliação que fazem do uso destas tarefas. A intervenção decorreu numa turma do 10.º ano, constituída por 30 alunos. Durante a intervenção foram realizadas cinco tarefas de investigação e uma tarefa de role-play, todas com uma abordagem CTSA. A intervenção decorreu ao longo de quatro blocos de 90 minutos e dois de 135 minutos. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas em grupo focado, documentos escritos e observações de aulas, nomeadamente notas de campo e registos áudio. Os resultados mostraram que os alunos sentiram dificuldades em interpretar questões, utilizar linguagem científica, selecionar e resumir informação, delinear planos de ação para resolução de um problema, trabalhar em grupo, gerir o tempo e refletir sobre o trabalho desenvolvido. Os resultados também indicaram que os alunos superaram as suas dificuldades, tendo desenvolvido competências do tipo concetual, do tipo processual e do tipo social, atitudinal e axiológico. A pesquisa e seleção de informação e o trabalho em grupo foram algumas das estratégias que os alunos utilizaram para aprenderem. Os resultados mostram também que os alunos consideram que a abordagem CTSA foi importante para a compreensão dos conceitos científicos. Os alunos aprenderam, traduzindo-se no desenvolvimento da sua literacia científica.The main purpose of this work is to understand how a STSE approach, concerning Earth's atmosphere: radiation, matter and structure, influences the students’ development of competences, pointed out in Curricular Guidelines. The aim is thus to identify students’ difficulties experienced during the development of tasks based on STSE approach, their learning when working with the tasks, and their view about its’ use during the classes of the physicalchemistry discipline. The work was conducted in a 10th grade class, involving 30 students. During this intervention were taught four time-blocks of 90minutes and two of 135minutes. A qualitative research was used in this study. Data collection was done through the use of focus group interviews, written documents and naturalistic observation, namely field notes and audio records. The results showed that students felt some difficulties namely, interpreting questions, using scientific language, selecting and summarizing information, outlining action plans for problem solving, working in group, managing time and reflecting on the work done. Results also revealed that students overcame their difficulties and developed their competences. Search and select information and work in group were some of students’ learning strategies. Results also showed that students consider that the STSE approach was important for their understanding of the scientific concepts. Students learn with the tasks performed, promoting the development of the students scientific literacy.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Sandra Peres Gonçalves2015-02-10T15:43:22Z20142014-06-172014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15982TID:201405440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:15.882477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"
title Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"
spellingShingle Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"
Ribeiro, Sandra Peres Gonçalves
Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"
title_full Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"
title_fullStr Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"
title_full_unstemmed Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"
title_sort Contributo de uma abordagem CTSA para a aprendizagem do tema "Atmosfera da Terra"
author Ribeiro, Sandra Peres Gonçalves
author_facet Ribeiro, Sandra Peres Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sandra Peres Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-06-17
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-10T15:43:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15982
TID:201405440
url http://hdl.handle.net/10451/15982
identifier_str_mv TID:201405440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134270218829824