Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marta Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35853
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e377bcb933b8c40fe80e23cc07447f0e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissionalFormação profissionalDesenvolvimento profissionalAprendizagem profissionalConhecimento profissionalSocialização profissionalIdentidade profissionalProfessional trainingProfessional developmentProfessional learningProfessional knowledgeProfessional socializationProfessional identity371.12Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio tem como objetivo descrever e refletir o percurso que marca o início da minha viagem profissional, uma viagem que reporta para uma narrativa descritiva, profundamente reflexiva, das experiências de vida, as quais demostram a importância do desenvolvimento do Projeto Curricular Integrado para a construção de uma identidade profissional. Esta identidade passa pela análise, em contexto real, de aprendizagens, conhecimentos e socializações, como dimensões chave para a emergência de um trajeto profissional dotado de uma formação integral. Desta forma, apresenta-se uma narrativa reflexiva das minhas “Pegadas na Areia”, acompanhadas das pegadas de outros agentes educativos. Assim, passo a passo e lado a lado, caminhamos numa viagem de grandes vivências com significado real para o meu crescimento profissional. Ao longo deste relatório expõem-se, por isso, uma vertente teórica, fundamental para que o estudante, futuro professor, compreenda o que se pretende do mesmo, no decorrer da sua formação e desenvolvimento profissionais. Por outro lado, expõe-se uma vertente reflexiva, com uma análise mediativa das minhas experiências de vida, proporcionadas pelo desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado, compreendendo a sua importância para a construção da minha identidade profissional. Todo o desenho metodológico assume caraterísticas de metodologias (Auto) Biográficonarrativas, que permitiram analisar as experiências de vida, atribuindo-lhes significado, tendo em conta o processo de reflexão que lhe é inerente. Para além disso, como estudante, futuro professor, fui capaz de assumir, simultaneamente, o papel de ator e investigador das minhas experiências de vida, pessoais e profissionais, tomando consciência de mim, das aprendizagens, conhecimentos experienciais e competências profissionais necessárias à prática laboral futura. Com a elaboração deste relatório emergiu a real importância do espaço e tempo de prática, para poder pensar sobre mim, caminhando num contexto real na sua plenitude e para que possa gerar socializações possíveis, apenas na escola. Como conclusão, este espaço e tempo de prática criou oportunidade para me tornar num profissional reflexivo, autónomo e flexível na gestão do currículo, permitindo-me compreender a importância do meu percurso para a minha formação profissional.This internship essay aims to describe and to think over the route that points out to the beginning of my professional journey, a descriptive narrative journey report, deeply reflective, of life experiences that show the importance of the Integrated Curricular Project development on the construction of a professional identity. This identity analysis the apprenticeships, knowledge and socialization, in real-life context as key dimensions to the emergence of a professional career endowed with a comprehensive training. Therefore, a reflective narrative of my “Footprints in the Sand” is presented together with the footprints of other educational agents. So, step by step and side by side, we went through a journey of great life experiences with a real meaning to my professional growth. Hence, throughout this report a theoretical approach is presented which is fundamental for the student - future teacher, to understand what is expected during the training and professional development. On the other hand a reflective side is presented as a mediative analysis of my life experiences provided by the progress of an Integrated Curricular Project, perceiving its importance to my professional growth. The project methodology, adopts characteristics of methodologies (Auto) Biographicalnarrative, which allowed the analysis of the life experiences, giving them meaning, in view of the reflective process inherent to it. Furthermore, as a student – future teacher, I was able to simultaneously take on the role of player and researcher of my personal and professional life experiences, becoming conscious of myself, education, practical knowledge and skills needed for my future working career. With this report emerged the actual importance of space and time of training, in order to see myself, traveling in a genuine perspective in all its fullness, and to be able to generate possible socializations, only in school. To conclude, this space and time training offered me an opportunity to become a reflective proficient, autonomous and flexible in managing the curriculum, allowing me to understand the importance of my journey in my professional training.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoCorreia, Marta Alexandra da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35853por201471884info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:46.623212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional
title Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional
spellingShingle Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional
Correia, Marta Alexandra da Silva
Formação profissional
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem profissional
Conhecimento profissional
Socialização profissional
Identidade profissional
Professional training
Professional development
Professional learning
Professional knowledge
Professional socialization
Professional identity
371.12
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional
title_full Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional
title_fullStr Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional
title_full_unstemmed Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional
title_sort Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional
author Correia, Marta Alexandra da Silva
author_facet Correia, Marta Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marta Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem profissional
Conhecimento profissional
Socialização profissional
Identidade profissional
Professional training
Professional development
Professional learning
Professional knowledge
Professional socialization
Professional identity
371.12
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação profissional
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem profissional
Conhecimento profissional
Socialização profissional
Identidade profissional
Professional training
Professional development
Professional learning
Professional knowledge
Professional socialization
Professional identity
371.12
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35853
url http://hdl.handle.net/1822/35853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201471884
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133010725961728