Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | fra |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/1414 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Estudos Francofonos apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_e37da207fed1c55e8ba67192e9c1bcf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1414 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiationEnsino de línguasLíngua francesaLínguas estrangeirasAprendizagem de línguasEnsino assistido por computadorInternetNovas tecnologiasDissertação de Mestrado em Estudos Francofonos apresentada à Universidade AbertaEsta tese tenta definir as utilizações que se podem fazer da Internet no âmbito do ensino das línguas estrangeiras na escola primária. Propõe, em primeiro lugar, uma definição técnica da Internet e as suas principais utilizações, mostrando ao mesmo tempo o admirável meio de comunicação que representa para uma aplicação em sala de aula. Há vários anos que nos interessamos pela integração das novas tecnologias nas aulas de língua estrangeira: a tecnologia (desde a rádio ao vídeo) esteve sempre presente nas aulas de língua estrangeira mas a importância que os jovens atribuem à Internet levou-nos a procurar saber que contributo poderia trazer tal instrumento no ensino precoce das línguas em especial o Francês Língua Estrangeira. Procurámos também saber qual seria a idade ideal para aprender uma língua estrangeira mas o debate sobre esse assunto está longe de concluído. Em Portugal, o ensino de uma língua estrangeira na escola primária tornou-se uma prioridade apenas há alguns anos, a concretização da União Europeia foi um factor determinante nesta tomada de consciência. Contudo, os poderes políticos deram preferência à língua inglesa como língua obrigatória na escola primária, e não apresenta nenhum programa relativo a outras línguas apesar das directrizes da União Europeia preconizarem a aprendizagem de duas ou mais línguas desde cedo. Este facto conduziu-nos às políticas europeias que recomendam o plurilinguismo como solução ideal para aceder à plena cidadania europeia. Internet pode aliar-se a essa aprendizagem e facilitar este conhecimento das diversas línguas apresentando aulas. Pesquisámos e fizemos uma análise de sites dedicados ao ensino precoce do Francês Língua Estrangeira. Assim, propomos um mini programa de iniciação ao Francês com recurso à Internet. Para finalizar, descrevemos uma experiência com alunos de 9-10 anos numa escola primária de Leiria (Portugal) que nos permitiu desenvolver uma reflexão sobre a integração da Internet no ensino precoce da língua estrangeira.Nobre, AnaRepositório AbertoMiranda, Rosa2010-01-19T10:50:08Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1414fraMiranda, Rosa - Promouvoir l'enseignement precoce du français langue etrangere avec internet [Em linha] : realisation d'un mini-programme d'initiation. Lisboa : [s.n.], 2009. 190 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:15.793246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiation |
title |
Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiation |
spellingShingle |
Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiation Miranda, Rosa Ensino de línguas Língua francesa Línguas estrangeiras Aprendizagem de línguas Ensino assistido por computador Internet Novas tecnologias |
title_short |
Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiation |
title_full |
Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiation |
title_fullStr |
Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiation |
title_full_unstemmed |
Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiation |
title_sort |
Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiation |
author |
Miranda, Rosa |
author_facet |
Miranda, Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nobre, Ana Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Língua francesa Línguas estrangeiras Aprendizagem de línguas Ensino assistido por computador Internet Novas tecnologias |
topic |
Ensino de línguas Língua francesa Línguas estrangeiras Aprendizagem de línguas Ensino assistido por computador Internet Novas tecnologias |
description |
Dissertação de Mestrado em Estudos Francofonos apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-01-19T10:50:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/1414 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/1414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
fra |
language |
fra |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Miranda, Rosa - Promouvoir l'enseignement precoce du français langue etrangere avec internet [Em linha] : realisation d'un mini-programme d'initiation. Lisboa : [s.n.], 2009. 190 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134998977052672 |