O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caneira, Patrícia Isabel Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/131195
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo avaliar o impacto dos conteúdos pagos no jornalismo impresso, que face a quebras crónicas de investimento publicitário no setor da imprensa, são cada vez mais uma nova forma de financiamento que podem trazer problemas éticos e deontológicos, face à sua aproximação à publicidade, que o Estatuto do Jornalista declara incompatível. Este trabalho analisa três jornais diários - Público, Diário de Notícias e Observador - todos com uma equipa dedicada exclusivamente à produção destes conteúdos, durante os três primeiros meses de 2020. Foram ainda realizadas entrevistas com profissionais do setor e reguladores dos media, incluindo responsáveis da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e da Entidade Reguladora da Comunicação Social, e consumidores de notícias. Os resultados mostram que a presença destes conteúdos difere de meio para meio: nove no Público, 15 no Diário de Notícias e 70 no Observador, entre janeiro e março de 2020. No entanto, esta presença não deixa de ser significativa já que representa 33% do lucro do jornal Observador no ano de 2020. Para os jornalistas e os leitores, a presença destes conteúdos não é um problema, desde que sejam bem identificados e feitos por uma equipa própria, da qual não façam parte jornalistas.
id RCAP_e37dd60aded45f26d7f2c176818e29e6
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/131195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensaJornalismoPublicidadeConteúdos pagosConteúdos patrocinadosBrand journalismÉtica jornalísticaRegulação dos médiaSponsored contentBrand journalismJournalistic ethicsMedia regulationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente dissertação tem como objetivo avaliar o impacto dos conteúdos pagos no jornalismo impresso, que face a quebras crónicas de investimento publicitário no setor da imprensa, são cada vez mais uma nova forma de financiamento que podem trazer problemas éticos e deontológicos, face à sua aproximação à publicidade, que o Estatuto do Jornalista declara incompatível. Este trabalho analisa três jornais diários - Público, Diário de Notícias e Observador - todos com uma equipa dedicada exclusivamente à produção destes conteúdos, durante os três primeiros meses de 2020. Foram ainda realizadas entrevistas com profissionais do setor e reguladores dos media, incluindo responsáveis da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e da Entidade Reguladora da Comunicação Social, e consumidores de notícias. Os resultados mostram que a presença destes conteúdos difere de meio para meio: nove no Público, 15 no Diário de Notícias e 70 no Observador, entre janeiro e março de 2020. No entanto, esta presença não deixa de ser significativa já que representa 33% do lucro do jornal Observador no ano de 2020. Para os jornalistas e os leitores, a presença destes conteúdos não é um problema, desde que sejam bem identificados e feitos por uma equipa própria, da qual não façam parte jornalistas.This dissertation aims to analise the impact of paid content on print journalism, which, given the chronic drop in advertising investment in the press sector, is increasingly a new form of financing that can bring ethical and deontological problems, given its resemblance to advertising, which the Estatuto do Jornalista declares incompatible. This work analyzes three daily newspapers - Público, Diário de Notícias and Observador - all with a team dedicated exclusively to the production of these contents, during the first three months of 2020. Interviews were also carried out with industry professionals and media regulators, including those responsible for Comissão da Carteira Profissional do Jornalista and the Entidade Reguladora da Comunicação Social, and news consumers. The results show that the presence of these contents differs from journal to journal: 9 in Público, 15 in Diário de Notícias and 70 in Observador. However, this presence is not insignificant since it represents 33% of the profit of the Observador newspaper in the year 2020. For journalists and readers, the presence of these contents is not a problem, as long as they are well identified and made by an own team, which does not include journalists.Baptista, CarlaRUNCaneira, Patrícia Isabel Monteiro2022-01-20T10:27:22Z2021-11-252021-08-302021-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131195TID:202828514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:09:44Zoai:run.unl.pt:10362/131195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:00.400467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensa
title O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensa
spellingShingle O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensa
Caneira, Patrícia Isabel Monteiro
Jornalismo
Publicidade
Conteúdos pagos
Conteúdos patrocinados
Brand journalism
Ética jornalística
Regulação dos média
Sponsored content
Brand journalism
Journalistic ethics
Media regulation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensa
title_full O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensa
title_fullStr O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensa
title_full_unstemmed O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensa
title_sort O impacto dos conteúdos patrocinados no jornalismo de imprensa
author Caneira, Patrícia Isabel Monteiro
author_facet Caneira, Patrícia Isabel Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Carla
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Caneira, Patrícia Isabel Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Publicidade
Conteúdos pagos
Conteúdos patrocinados
Brand journalism
Ética jornalística
Regulação dos média
Sponsored content
Brand journalism
Journalistic ethics
Media regulation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Jornalismo
Publicidade
Conteúdos pagos
Conteúdos patrocinados
Brand journalism
Ética jornalística
Regulação dos média
Sponsored content
Brand journalism
Journalistic ethics
Media regulation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A presente dissertação tem como objetivo avaliar o impacto dos conteúdos pagos no jornalismo impresso, que face a quebras crónicas de investimento publicitário no setor da imprensa, são cada vez mais uma nova forma de financiamento que podem trazer problemas éticos e deontológicos, face à sua aproximação à publicidade, que o Estatuto do Jornalista declara incompatível. Este trabalho analisa três jornais diários - Público, Diário de Notícias e Observador - todos com uma equipa dedicada exclusivamente à produção destes conteúdos, durante os três primeiros meses de 2020. Foram ainda realizadas entrevistas com profissionais do setor e reguladores dos media, incluindo responsáveis da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e da Entidade Reguladora da Comunicação Social, e consumidores de notícias. Os resultados mostram que a presença destes conteúdos difere de meio para meio: nove no Público, 15 no Diário de Notícias e 70 no Observador, entre janeiro e março de 2020. No entanto, esta presença não deixa de ser significativa já que representa 33% do lucro do jornal Observador no ano de 2020. Para os jornalistas e os leitores, a presença destes conteúdos não é um problema, desde que sejam bem identificados e feitos por uma equipa própria, da qual não façam parte jornalistas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25
2021-08-30
2021-11-25T00:00:00Z
2022-01-20T10:27:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/131195
TID:202828514
url http://hdl.handle.net/10362/131195
identifier_str_mv TID:202828514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138073260326912