Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ana da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30412
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo, as perceções de colaboradores e as políticas e práticas de gestão relativamente às temáticas da liderança feminina e da igualdade de género desenvolvidas e aplicadas pela firma PriceWaterhouseCoopers (PwC). De forma a dar resposta às questões de investigação “Que políticas e práticas de gestão são mobilizadas pela empresa em estudo sobre as questões de género relacionadas com lideranças e evoluções das trajetórias profissionais?” e, “Que perceções têm os diversos atores/protagonistas da empresa sobre a liderança no feminino e sobre as práticas da gestão nesta área de intervenção?”, foi desenvolvido um estudo de caso no departamento Tax, Reporting & Strategy (TRS). A abordagem metodológica de natureza qualitativa baseou-se em técnicas de análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas analisada através a análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos transparecem a posição dos participantes destacando a naturalização das diferenças de género e a homogeneidade de género, sendo apontado diversos fatores influenciadores de estilo de liderança. Sobre práticas e políticas de gestão promotoras de igualdade de género, numa perspetiva nacional, torna-se evidente a preocupação atual sobre as políticas de cotas. Numa perspetiva empresarial, é também evidente que os participantes caracterizam a PriceWaterhouseCoopers (PwC) como uma firma que assenta a sua cultura organizacional em boas práticas que se afastam dos estereótipos negativos sobre o sexo feminino desenvolvidos pela esfera social.
id RCAP_e389a18250cc86ea1758cd1e39335648
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarialIgualdade de géneroLiderança femininaPolíticas de gestãoGender equalityWoman leadershipManagement policiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação tem como objeto de estudo, as perceções de colaboradores e as políticas e práticas de gestão relativamente às temáticas da liderança feminina e da igualdade de género desenvolvidas e aplicadas pela firma PriceWaterhouseCoopers (PwC). De forma a dar resposta às questões de investigação “Que políticas e práticas de gestão são mobilizadas pela empresa em estudo sobre as questões de género relacionadas com lideranças e evoluções das trajetórias profissionais?” e, “Que perceções têm os diversos atores/protagonistas da empresa sobre a liderança no feminino e sobre as práticas da gestão nesta área de intervenção?”, foi desenvolvido um estudo de caso no departamento Tax, Reporting & Strategy (TRS). A abordagem metodológica de natureza qualitativa baseou-se em técnicas de análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas analisada através a análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos transparecem a posição dos participantes destacando a naturalização das diferenças de género e a homogeneidade de género, sendo apontado diversos fatores influenciadores de estilo de liderança. Sobre práticas e políticas de gestão promotoras de igualdade de género, numa perspetiva nacional, torna-se evidente a preocupação atual sobre as políticas de cotas. Numa perspetiva empresarial, é também evidente que os participantes caracterizam a PriceWaterhouseCoopers (PwC) como uma firma que assenta a sua cultura organizacional em boas práticas que se afastam dos estereótipos negativos sobre o sexo feminino desenvolvidos pela esfera social.This thesis has as target and the management policies and practices regarding the themes of female leadership and gender equality developed and applied by PriceWaterhouseCoopers (PwC). In order to provide an answer to the central investigation question "Which management policies and practices are mobilized by the company concerning gender matters relates with a leadership and the evolution of professional trajectories?" and "What perceptions have the different agents about their company regarding the woman leadership and concerning the management practices in this particular area of intervention?". The case study was develop in the department Tax, Reporting & Strategy (TRS). The methodological tools used for collecting data were the following: documental analysis, observing participation and semi-structured interview. The data obtained were analyze through the qualitative analysis method by categories, developed by Bardin. The main results obtained show the position of the participants highlighting the naturalization of gender differences and the gender homogeneity, being identified several factors that influence the leadership style. Concerning the management practices and policies that promote the gender equality, in a national perspective, it becomes evident the actual concern regarding the Quota Policy. In a business perspective, it is also evident that the participants consider PriceWaterhouseCoopers (PwC) as a company that sustains its organizational culture in good practices that are distant of any stereotypes regarding the feminine gender developed by the social sphere.Valverde, Camilo José LopesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMagalhães, Ana da Costa2020-04-27T13:32:01Z2019-11-0620192019-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30412TID:202457621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:25.810798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial
title Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial
spellingShingle Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial
Magalhães, Ana da Costa
Igualdade de género
Liderança feminina
Políticas de gestão
Gender equality
Woman leadership
Management policies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial
title_full Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial
title_fullStr Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial
title_full_unstemmed Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial
title_sort Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial
author Magalhães, Ana da Costa
author_facet Magalhães, Ana da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valverde, Camilo José Lopes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Ana da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Igualdade de género
Liderança feminina
Políticas de gestão
Gender equality
Woman leadership
Management policies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Igualdade de género
Liderança feminina
Políticas de gestão
Gender equality
Woman leadership
Management policies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A presente dissertação tem como objeto de estudo, as perceções de colaboradores e as políticas e práticas de gestão relativamente às temáticas da liderança feminina e da igualdade de género desenvolvidas e aplicadas pela firma PriceWaterhouseCoopers (PwC). De forma a dar resposta às questões de investigação “Que políticas e práticas de gestão são mobilizadas pela empresa em estudo sobre as questões de género relacionadas com lideranças e evoluções das trajetórias profissionais?” e, “Que perceções têm os diversos atores/protagonistas da empresa sobre a liderança no feminino e sobre as práticas da gestão nesta área de intervenção?”, foi desenvolvido um estudo de caso no departamento Tax, Reporting & Strategy (TRS). A abordagem metodológica de natureza qualitativa baseou-se em técnicas de análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas analisada através a análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos transparecem a posição dos participantes destacando a naturalização das diferenças de género e a homogeneidade de género, sendo apontado diversos fatores influenciadores de estilo de liderança. Sobre práticas e políticas de gestão promotoras de igualdade de género, numa perspetiva nacional, torna-se evidente a preocupação atual sobre as políticas de cotas. Numa perspetiva empresarial, é também evidente que os participantes caracterizam a PriceWaterhouseCoopers (PwC) como uma firma que assenta a sua cultura organizacional em boas práticas que se afastam dos estereótipos negativos sobre o sexo feminino desenvolvidos pela esfera social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-06
2019
2019-11-06T00:00:00Z
2020-04-27T13:32:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/30412
TID:202457621
url http://hdl.handle.net/10400.14/30412
identifier_str_mv TID:202457621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131955654033408