Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30412 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto de estudo, as perceções de colaboradores e as políticas e práticas de gestão relativamente às temáticas da liderança feminina e da igualdade de género desenvolvidas e aplicadas pela firma PriceWaterhouseCoopers (PwC). De forma a dar resposta às questões de investigação “Que políticas e práticas de gestão são mobilizadas pela empresa em estudo sobre as questões de género relacionadas com lideranças e evoluções das trajetórias profissionais?” e, “Que perceções têm os diversos atores/protagonistas da empresa sobre a liderança no feminino e sobre as práticas da gestão nesta área de intervenção?”, foi desenvolvido um estudo de caso no departamento Tax, Reporting & Strategy (TRS). A abordagem metodológica de natureza qualitativa baseou-se em técnicas de análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas analisada através a análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos transparecem a posição dos participantes destacando a naturalização das diferenças de género e a homogeneidade de género, sendo apontado diversos fatores influenciadores de estilo de liderança. Sobre práticas e políticas de gestão promotoras de igualdade de género, numa perspetiva nacional, torna-se evidente a preocupação atual sobre as políticas de cotas. Numa perspetiva empresarial, é também evidente que os participantes caracterizam a PriceWaterhouseCoopers (PwC) como uma firma que assenta a sua cultura organizacional em boas práticas que se afastam dos estereótipos negativos sobre o sexo feminino desenvolvidos pela esfera social. |
id |
RCAP_e389a18250cc86ea1758cd1e39335648 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30412 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarialIgualdade de géneroLiderança femininaPolíticas de gestãoGender equalityWoman leadershipManagement policiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação tem como objeto de estudo, as perceções de colaboradores e as políticas e práticas de gestão relativamente às temáticas da liderança feminina e da igualdade de género desenvolvidas e aplicadas pela firma PriceWaterhouseCoopers (PwC). De forma a dar resposta às questões de investigação “Que políticas e práticas de gestão são mobilizadas pela empresa em estudo sobre as questões de género relacionadas com lideranças e evoluções das trajetórias profissionais?” e, “Que perceções têm os diversos atores/protagonistas da empresa sobre a liderança no feminino e sobre as práticas da gestão nesta área de intervenção?”, foi desenvolvido um estudo de caso no departamento Tax, Reporting & Strategy (TRS). A abordagem metodológica de natureza qualitativa baseou-se em técnicas de análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas analisada através a análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos transparecem a posição dos participantes destacando a naturalização das diferenças de género e a homogeneidade de género, sendo apontado diversos fatores influenciadores de estilo de liderança. Sobre práticas e políticas de gestão promotoras de igualdade de género, numa perspetiva nacional, torna-se evidente a preocupação atual sobre as políticas de cotas. Numa perspetiva empresarial, é também evidente que os participantes caracterizam a PriceWaterhouseCoopers (PwC) como uma firma que assenta a sua cultura organizacional em boas práticas que se afastam dos estereótipos negativos sobre o sexo feminino desenvolvidos pela esfera social.This thesis has as target and the management policies and practices regarding the themes of female leadership and gender equality developed and applied by PriceWaterhouseCoopers (PwC). In order to provide an answer to the central investigation question "Which management policies and practices are mobilized by the company concerning gender matters relates with a leadership and the evolution of professional trajectories?" and "What perceptions have the different agents about their company regarding the woman leadership and concerning the management practices in this particular area of intervention?". The case study was develop in the department Tax, Reporting & Strategy (TRS). The methodological tools used for collecting data were the following: documental analysis, observing participation and semi-structured interview. The data obtained were analyze through the qualitative analysis method by categories, developed by Bardin. The main results obtained show the position of the participants highlighting the naturalization of gender differences and the gender homogeneity, being identified several factors that influence the leadership style. Concerning the management practices and policies that promote the gender equality, in a national perspective, it becomes evident the actual concern regarding the Quota Policy. In a business perspective, it is also evident that the participants consider PriceWaterhouseCoopers (PwC) as a company that sustains its organizational culture in good practices that are distant of any stereotypes regarding the feminine gender developed by the social sphere.Valverde, Camilo José LopesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMagalhães, Ana da Costa2020-04-27T13:32:01Z2019-11-0620192019-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30412TID:202457621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:25.810798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial |
title |
Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial |
spellingShingle |
Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial Magalhães, Ana da Costa Igualdade de género Liderança feminina Políticas de gestão Gender equality Woman leadership Management policies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial |
title_full |
Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial |
title_fullStr |
Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial |
title_full_unstemmed |
Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial |
title_sort |
Liderança feminina : perceções e práticas em contexto empresarial |
author |
Magalhães, Ana da Costa |
author_facet |
Magalhães, Ana da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valverde, Camilo José Lopes Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Ana da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igualdade de género Liderança feminina Políticas de gestão Gender equality Woman leadership Management policies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Igualdade de género Liderança feminina Políticas de gestão Gender equality Woman leadership Management policies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A presente dissertação tem como objeto de estudo, as perceções de colaboradores e as políticas e práticas de gestão relativamente às temáticas da liderança feminina e da igualdade de género desenvolvidas e aplicadas pela firma PriceWaterhouseCoopers (PwC). De forma a dar resposta às questões de investigação “Que políticas e práticas de gestão são mobilizadas pela empresa em estudo sobre as questões de género relacionadas com lideranças e evoluções das trajetórias profissionais?” e, “Que perceções têm os diversos atores/protagonistas da empresa sobre a liderança no feminino e sobre as práticas da gestão nesta área de intervenção?”, foi desenvolvido um estudo de caso no departamento Tax, Reporting & Strategy (TRS). A abordagem metodológica de natureza qualitativa baseou-se em técnicas de análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas analisada através a análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos transparecem a posição dos participantes destacando a naturalização das diferenças de género e a homogeneidade de género, sendo apontado diversos fatores influenciadores de estilo de liderança. Sobre práticas e políticas de gestão promotoras de igualdade de género, numa perspetiva nacional, torna-se evidente a preocupação atual sobre as políticas de cotas. Numa perspetiva empresarial, é também evidente que os participantes caracterizam a PriceWaterhouseCoopers (PwC) como uma firma que assenta a sua cultura organizacional em boas práticas que se afastam dos estereótipos negativos sobre o sexo feminino desenvolvidos pela esfera social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-06 2019 2019-11-06T00:00:00Z 2020-04-27T13:32:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/30412 TID:202457621 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/30412 |
identifier_str_mv |
TID:202457621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131955654033408 |