Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Nuno
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/989
Resumo: Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Desporto, Especialização em Treino Desportivo, de Nuno Vieira Vicente. Orientador: Professor Doutor José de Jesus Fernandes Rodrigues
id RCAP_e395641dd43f8dc875d33bcf08aba92d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treinoInstruçãoFutebolTreinadorFormaçãoInstructionFootballCoachTrainingDissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Desporto, Especialização em Treino Desportivo, de Nuno Vieira Vicente. Orientador: Professor Doutor José de Jesus Fernandes RodriguesO treinador tem de assumir vários papéis e possuir diversas competências, tendo a sua formação um impacto considerável na evolução desportiva dos jovens, consoante o seu escalão etário. O ensino do conteúdo específico só terá valência didática se existir um conhecimento pedagógico especializado por parte do treinador. A sua intervenção pedagógica, sendo uma forma de conhecimento, é decisiva na evolução do atleta, desde que se considerem envolvidas todas as componentes no processo de ensino-aprendizagem (Farias, 2007). Desta forma, o presente estudo pretende caracterizar e comparar a intervenção pedagógica do conteúdo de treinadores de futebol com formação inicial (Grau I), nos escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino. Foram filmados e analisados 12 treinos (6 de Escolas e 6 de Infantis) nos distritos de Santarém e Leiria, identificando: a intervenção pedagógica do conteúdo; a natureza das tarefas instrucionais; o nível de explicação na apresentação das tarefas instrucionais; o tipo de exigência do sistema de responsabilização dos praticantes na apresentação das tarefas instrucionais. O sistema de observação adoptado é o S.A.P.C.I. (The Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions), construído por Gilbert, Trudel, Gaumond, e Larocque (1999) na modalidade de hóquei no gelo, adaptados os seus conteúdos a Queiroz (1983), Garganta (1997) e Pacheco (2001). Os resultados obtidos demonstram que não existem diferenças entre os treinadores de Escolas e os treinadores de Infantis. Emitem em média 3,83 Unidades de Informação por minuto (UI/Min.). As intervenções pedagógicas de conteúdo são transmitidas nos momentos de ação motora, recaem sobre os conteúdos de ordem Psicológico, conteúdos de categoria Técnica com carácter Ofensivo (Passe, Remate e a Condução). As instruções são de carácter geral prescrevendo comportamentos e ações relacionadas com o jogo, direcionadas ao atleta de forma auditiva. A natureza das tarefas, é informativa, alusivas ao cumprimento do objectivo-geral, centradas na participação, empenho e esforço.ABSTRACT The coach has to take on multiple roles and have different skills. The coach training has a substantial impact on the sports evolution among the youth, according to their age group. The teaching of a specific content only has didactic importance if the coach has specialized pedagogical knowledge. His pedagogical intervention, being a way of knowledge, is crucial in the evolution of the athlete, if all the components belonging to the teaching and learning process have been taken in consideration (Farias, 2007). Therefore this study intends to characterize and compare the pedagogical intervention of the football coaches with certification level I, during their training process, with young athletes, in two levels of Infant Schools. It was filmed and analyzed twelve sessions (six from each level of Infant Schools) in the districts of Santarém and Leiria, identifying: the pedagogical content interventions; the instructional tasks’ nature; the enlightenment level during the presentation of instructional tasks; the level of demand requires by the accountability system of the practitioners while presenting instructional tasks. The observation system adopted was S.A.P.C.I. (The Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions), built by Gilbert, Trudel, Gaumond, and Larocque (1999) to the ice hockey, adjusted their content to Queiroz (1983), Garganta (1997) and Pacheco (2001). The results showed no differences between the coaches. They gave on average 3,83 units of information per minute (UI/Min). The pedagogical content interventions was transmitted in the motor action, fall on psychological contents, technical contents about how to attack (pass, punch line, and ball driving). The instructions were general prescribing behaviors and actions related to the game, targeted to the athlete in a way that they can hear. The tasks nature was informative, referring to general accomplishment, centered in participation, work and effort.Escola Superior de Desporto de Rio MaiorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémVicente, Nuno2014-08-10T13:48:05Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:58Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:20.199230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino
title Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino
spellingShingle Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino
Vicente, Nuno
Instrução
Futebol
Treinador
Formação
Instruction
Football
Coach
Training
title_short Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino
title_full Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino
title_fullStr Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino
title_full_unstemmed Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino
title_sort Análise da Instrução no Treino de Futebol Estudo da Instrução do Treinador nos Escalões de Escolas e Infantis, durante o processo de treino
author Vicente, Nuno
author_facet Vicente, Nuno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Instrução
Futebol
Treinador
Formação
Instruction
Football
Coach
Training
topic Instrução
Futebol
Treinador
Formação
Instruction
Football
Coach
Training
description Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Desporto, Especialização em Treino Desportivo, de Nuno Vieira Vicente. Orientador: Professor Doutor José de Jesus Fernandes Rodrigues
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-08-10T13:48:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/989
url http://hdl.handle.net/10400.15/989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Desporto de Rio Maior
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Desporto de Rio Maior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024250216448