Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlet, Rodrigo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70253
Resumo: O feedback é considerado uma das mais importantes ferramentas no processo de gestão do ensino da técnica e da tática na área dos esportes coletivos. Este trabalho investigou as formas de expressão do feedback extrínseco entre treinadores que atuam no futebol de base. O estudo foi do tipo qualitativo e se caracterizou por uma pesquisa descritiva exploratória, sendo a investigação realizada através de uma entrevista semi-estruturada, abordando cinco questões à seis treinadores, que atuam em categorias de base de dois grandes clubes da cidade de Porto Alegre-RS. Após análise das entrevistas, verificamos que os treinadores valorizam o feedback extrínseco no processo de ensinoaprendizagem- treinamento. Sendo que para estes profissionais entrevistados, a utilização desta ferramenta deve ocorrer com uma dosagem correta, de forma clara e adequado à faixa etária. Quase totalidade dos entrevistados afirma que a transmissão de informações assume maior importância em categorias mais novas e/ou em estágios iniciais de treinamento. Analisando a diferença de aplicação, levando em consideração qualidades técnicas e táticas, encontramos divergências de concepções, pois alguns treinadores afirmam utilizar o feedback para todo o grupo de atletas, sendo que outros admitem fazer o uso em maior escala aos atletas titulares. O estudo parece revelar que cada treinador tem sua linha de trabalho, não seguindo necessariamente uma proposta de instrução, relativamente ao feedback extrínseco, advinda do clube onde atuam profissionalmente.
id UFRGS-2_e69eecfb05bcdfc9bebb63d0db1aed54
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70253
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carlet, RodrigoMoraes, Jose Cicero2013-04-13T01:45:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/70253000875947O feedback é considerado uma das mais importantes ferramentas no processo de gestão do ensino da técnica e da tática na área dos esportes coletivos. Este trabalho investigou as formas de expressão do feedback extrínseco entre treinadores que atuam no futebol de base. O estudo foi do tipo qualitativo e se caracterizou por uma pesquisa descritiva exploratória, sendo a investigação realizada através de uma entrevista semi-estruturada, abordando cinco questões à seis treinadores, que atuam em categorias de base de dois grandes clubes da cidade de Porto Alegre-RS. Após análise das entrevistas, verificamos que os treinadores valorizam o feedback extrínseco no processo de ensinoaprendizagem- treinamento. Sendo que para estes profissionais entrevistados, a utilização desta ferramenta deve ocorrer com uma dosagem correta, de forma clara e adequado à faixa etária. Quase totalidade dos entrevistados afirma que a transmissão de informações assume maior importância em categorias mais novas e/ou em estágios iniciais de treinamento. Analisando a diferença de aplicação, levando em consideração qualidades técnicas e táticas, encontramos divergências de concepções, pois alguns treinadores afirmam utilizar o feedback para todo o grupo de atletas, sendo que outros admitem fazer o uso em maior escala aos atletas titulares. O estudo parece revelar que cada treinador tem sua linha de trabalho, não seguindo necessariamente uma proposta de instrução, relativamente ao feedback extrínseco, advinda do clube onde atuam profissionalmente.Feedback is considered one of the most important tools in the management process of teaching technique and tactics in the field of sports. This study investigated the expression forms of extrinsic feedback from coaches working in youth football. The study was a qualitative and characterized by a descriptive exploratory research being conducted through a semi-structured interview, addressing five questions to six coaches, who work in two basic categories of major clubs in the city of Porto Alegre-RS. The results obtained after the interviews confirmed the great value of extrinsic feedback in the teaching-learning-training, the coaches interviewed for this tool must occur with a correct dosage, in a clear and appropriate to the age group. Almost all of the respondents said that the transmission of information takes on greater importance in younger categories and / or in the early stages of training. Analyzing the difference of application, taking into account technical and tactical qualities, we found differences in conceptions because some coaches say use the feedback to the whole group of athletes, while others admit to use on a larger scale to athletes holders. The study seems to reveal that each coach has his line of work, not necessarily following a proposed instruction, feedback relative to extrinsic, arising out of the club where they work professionally.application/pdfporFutebolEducaçãoTreinadoresFootballCoachInstructionTrainingExtrinsic feedbackFeedback extrínseco e sua expressão no futebol de baseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875947.pdf000875947.pdfTexto completoapplication/pdf535199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70253/1/000875947.pdf8061cc4d0003714d90a36014dbd35ef6MD51TEXT000875947.pdf.txt000875947.pdf.txtExtracted Texttext/plain104566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70253/2/000875947.pdf.txt428e957f3cb79d1e47ea1d7f1274501eMD52THUMBNAIL000875947.pdf.jpg000875947.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70253/3/000875947.pdf.jpg94fbd534b2daa78fb81249d6c4f69596MD5310183/702532023-02-25 04:25:43.125806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-25T06:25:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
title Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
spellingShingle Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
Carlet, Rodrigo
Futebol
Educação
Treinadores
Football
Coach
Instruction
Training
Extrinsic feedback
title_short Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
title_full Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
title_fullStr Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
title_full_unstemmed Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
title_sort Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
author Carlet, Rodrigo
author_facet Carlet, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlet, Rodrigo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Jose Cicero
contributor_str_mv Moraes, Jose Cicero
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Educação
Treinadores
topic Futebol
Educação
Treinadores
Football
Coach
Instruction
Training
Extrinsic feedback
dc.subject.eng.fl_str_mv Football
Coach
Instruction
Training
Extrinsic feedback
description O feedback é considerado uma das mais importantes ferramentas no processo de gestão do ensino da técnica e da tática na área dos esportes coletivos. Este trabalho investigou as formas de expressão do feedback extrínseco entre treinadores que atuam no futebol de base. O estudo foi do tipo qualitativo e se caracterizou por uma pesquisa descritiva exploratória, sendo a investigação realizada através de uma entrevista semi-estruturada, abordando cinco questões à seis treinadores, que atuam em categorias de base de dois grandes clubes da cidade de Porto Alegre-RS. Após análise das entrevistas, verificamos que os treinadores valorizam o feedback extrínseco no processo de ensinoaprendizagem- treinamento. Sendo que para estes profissionais entrevistados, a utilização desta ferramenta deve ocorrer com uma dosagem correta, de forma clara e adequado à faixa etária. Quase totalidade dos entrevistados afirma que a transmissão de informações assume maior importância em categorias mais novas e/ou em estágios iniciais de treinamento. Analisando a diferença de aplicação, levando em consideração qualidades técnicas e táticas, encontramos divergências de concepções, pois alguns treinadores afirmam utilizar o feedback para todo o grupo de atletas, sendo que outros admitem fazer o uso em maior escala aos atletas titulares. O estudo parece revelar que cada treinador tem sua linha de trabalho, não seguindo necessariamente uma proposta de instrução, relativamente ao feedback extrínseco, advinda do clube onde atuam profissionalmente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-13T01:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70253
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875947
url http://hdl.handle.net/10183/70253
identifier_str_mv 000875947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70253/1/000875947.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70253/2/000875947.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70253/3/000875947.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8061cc4d0003714d90a36014dbd35ef6
428e957f3cb79d1e47ea1d7f1274501e
94fbd534b2daa78fb81249d6c4f69596
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447104262242304