Experi?ncias traum?ticas e dissociativas, e sintomas psicopatol?gicos em crian?as e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Lopes, Marta Sofia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Espirito-Santo, Helena
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/744
Resumo: Este estudo pretendeu averiguar se as crian?as institucionalizadas apresentam mais experi?ncias dissociativas do que as crian?as que est?o com a fam?lia num meio dito normal. Utilizando uma amostragem de conveni?ncia foram inquiridos 77 sujeitos, com idades compreendidas entre 11 e 18 anos. A amostra ficou dividida em sub-amostras: CAEI/ATL (n = 8), Liceu M (n = 12) e Liceu P (n = 57). Na recolha dos dados foi utilizado um Question?rio Sociodemogr?fico criado para ao efeito, a Adolescent Dissociative Experiences Scale (ADES) e o Youth Self Report (YSR). A nossa amostra apresenta m?dias superiores ? dos outros estudos, tanto na ADES como no YRS. Apenas se verificam diferen?as significativas entre os grupos ao n?vel das experi?ncias dissociativas. Observ?mos correla??es moderadas entre as experi?ncias dissociativas e os problemas de comportamento/compet?ncias sociais. O nosso estudo ? o primeiro em Portugal a investigar as experi?ncias dissociativas e os problemas de comportamento/ compet?ncias sociais em crian?as institucionalizadas. A nossa amostra n?o estava equilibrada ao n?vel das sub-amostras, pelo que os nossos resultados deveriam ser confirmados em estudos posteriores. || The aim of this research was to determine if institutionalized children show higher levels of dissociative experiences than children who live with their families. By using a convenience sampling, we evaluated 77 subjects, aged between 11 and 18 years old. The sample was divided into subsamples: CAEI/ATL (n =8), M High School (n = 12) and P High School (n = 57). For data gathering, we used a Socio-demographic Questionnaire created for that purpose, the Adolescent Experiences Scale (ADES) and the Youth Self Report (YSR). The evaluated sample presented higher averages than the ones in other researches, both in ADES and in YSR. Significant differences between the subsamples could only be found at the level of dissociative experiences. We found moderate correlation between dissociative experiences and behavior problems/social skills. Ours is the first study in Portugal to investigate dissociative experiences and behavior problems/social skills in institutionalized children. Our sample was not balanced at the subsample level, thus our results should be confirmed in future researches.
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