A concentração empresarial das empresas familiares em Portugal: motivações e condicionantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18884 |
Resumo: | A realização de processos de concentração empresarial em empresas familiares, dada a caracterização do tecido empresarial nacional, assume-se como um tema relevante de estudo ainda com certo caminho a percorrer na literatura portuguesa. Este estudo visa proporcionar um pequeno contributo para um melhor conhecimento destas empresas. O seu objetivo é compreender quais são as motivações que levam este tipo de empresas a partilharem o seu controlo, ou optarem por outra forma menos invasiva de colaboração, e as opiniões sobre os efeitos e formas de financiamento dessas operações de concentração empresarial, assim como os fatores que levam as empresas familiares a rejeitar esta forma de crescimento. Para o efeito, realizou-se uma revisão de literatura sobre o que se entende por empresas familiares e sobre as concentrações empresariais, identificando tipos e motivações de processos de concentração empresarial, formas de financiamento, efeitos e limitações à realização das mesmas. Seguidamente, foi realizado um estudo exploratório, com base em questionário dirigido às empresas, de forma a responder às questões de investigação. Os resultados obtidos evidenciaram, de um modo geral, uma baixa participação em processos de concentração, permitindo concluir que essa participação demonstra ser uma escolha prudente, optando-se principalmente por concentrações com empresas do mesmo setor de atividade. |
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A concentração empresarial das empresas familiares em Portugal: motivações e condicionantesConcentração empresarialEmpresas familiaresMotivações da concentração empresarialA realização de processos de concentração empresarial em empresas familiares, dada a caracterização do tecido empresarial nacional, assume-se como um tema relevante de estudo ainda com certo caminho a percorrer na literatura portuguesa. Este estudo visa proporcionar um pequeno contributo para um melhor conhecimento destas empresas. O seu objetivo é compreender quais são as motivações que levam este tipo de empresas a partilharem o seu controlo, ou optarem por outra forma menos invasiva de colaboração, e as opiniões sobre os efeitos e formas de financiamento dessas operações de concentração empresarial, assim como os fatores que levam as empresas familiares a rejeitar esta forma de crescimento. Para o efeito, realizou-se uma revisão de literatura sobre o que se entende por empresas familiares e sobre as concentrações empresariais, identificando tipos e motivações de processos de concentração empresarial, formas de financiamento, efeitos e limitações à realização das mesmas. Seguidamente, foi realizado um estudo exploratório, com base em questionário dirigido às empresas, de forma a responder às questões de investigação. Os resultados obtidos evidenciaram, de um modo geral, uma baixa participação em processos de concentração, permitindo concluir que essa participação demonstra ser uma escolha prudente, optando-se principalmente por concentrações com empresas do mesmo setor de atividade.Alberto, Fernanda Cristina PedrosaRepositório ComumGonçalves, Sérgio Miguel Silveira2017-08-28T13:32:05Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18884201729563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:52.598280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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