Análise e aplicação do método de dimensionamento de pavimentos da AASHTO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/38491 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra |
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Análise e aplicação do método de dimensionamento de pavimentos da AASHTOsem informaçãoDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraDevido ao custo associado à construção e manutenção de uma rede rodoviária e à sua importância na sociedade e no seu desenvolvimento, vários métodos de cálculo têm sido desenvolvidos e aperfeiçoados, procurando uma otimização do dimensionamento para que o comportamento previsto se aproxime cada vez mais do comportamento real do pavimento quando sujeito às ações. O trabalho apresentado tem como objetivo principal a análise de metodologias de dimensionamento de pavimentos rodoviários existentes, procurando uma possível melhoria na abordagem realizada para as condições Portuguesas. Recentemente surgiu um novo método, o método da AASHTO, cuja pretenção é tornar-se uma referência a nível mundial em termos de dimensionamento de pavimentos. Seguidamente é feita uma abordagem a três métodos de dimensionamento. São explicadas algumas das diferenças entre cada um, são abordados os parâmetros principais e as diferentes considerações necessárias para que possamos implementar o método. No caso de estudo é feita uma análise dos resultados da aplicação deste novo método às estruturas definidas pelo MACOPAV e verificada a compatibilidade e validade dos mesmos. Este trabalho pretende ser um preâmbulo para a utilização desta nova metodologia e demonstrar que o mesmo permite de forma intuitiva e célere, testar inumeras combinações tendo em conta a variabilidade de cada parâmetro necessário para o dimensionamentoDue to the cost associated with the construction of a road network and its importance in society and in its development, various calculation methods have been developed and refined, looking for an optimized design for the expected behavior in getting closer to the actual behavior of the pavement when subjected to the actions. The presented work has as main objective the analysis of methodologies for design of existing road pavements, looking for a possible improvement in the approach taken for the Portuguese conditions. Recently has emerged a new method, the AASHTO method, whose pretension is to become a world reference in terms of pavement design. Then an approach is made to three design methods. Some differences between each one are explained, the main parameters and different considerations necessary to implement the method are discussed. In the case study, results from the application of this new method to the defined structures of MACOPAV are analyzed and verified the compatibility of the results. This work intends to be a preamble to the use of this new methodology and to demonstrate that it allows for an intuitive and quick way to test numerous combinations taking into account the variability of each parameter required for the pavement design2013-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/38491http://hdl.handle.net/10316/38491TID:201658160porRodrigues, João Pedro de Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/38491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:57:39.975750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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