Relatório de estágio para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Sara Carolina Figueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4020
Resumo: O relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta como principal finalidade a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. Neste sentido, com este documento académico objetiva-se partilhar a experiência vivenciada aquando das práticas pedagógicas desenvolvidas neste contexto, refletindo sobre as mesmas, as quais decorreram na Escola Básica de 1.º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias e na Escola Básica de 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, mais concretamente, com o grupo de crianças da Pré B e com a turma do 1.º/2.ºC. No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares: Parte I – Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II – Prática Pedagógica. Assim sendo, numa primeira etapa sintetizar-se-á as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas pedagógicas realizadas, enquanto numa segunda etapa se refletirá sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos aquando das mesmas. Associado à prática pedagógica, está o processo de investigação. Nesta perspetiva, e no sentido de dar resposta a problemáticas específicas verificadas em cada grupo, desenvolveu-se dois projetos assentes na metodologia de Investigação-Ação, os quais tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como podem as crianças da Pré B desenvolver a consciência fonológica?” e “Como podem os alunos do 2.º C desenvolver novas competências no âmbito da aprendizagem cooperativa?”. Considerando o mencionado, o presente relatório surge, então, como resultado de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação em educação, na medida em que me permite realizar um paralelo entre a teoria e a prática abordada ao longo da mesma.
id RCAP_e3d6625fcb4ad6e8eb9d0ce5978df38e
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducaçãoInvestigaçãoReflexãoAprendizagemCriançasAlunosEducationInvestigationReflectionLearningChildStudentEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta como principal finalidade a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. Neste sentido, com este documento académico objetiva-se partilhar a experiência vivenciada aquando das práticas pedagógicas desenvolvidas neste contexto, refletindo sobre as mesmas, as quais decorreram na Escola Básica de 1.º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias e na Escola Básica de 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, mais concretamente, com o grupo de crianças da Pré B e com a turma do 1.º/2.ºC. No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares: Parte I – Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II – Prática Pedagógica. Assim sendo, numa primeira etapa sintetizar-se-á as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas pedagógicas realizadas, enquanto numa segunda etapa se refletirá sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos aquando das mesmas. Associado à prática pedagógica, está o processo de investigação. Nesta perspetiva, e no sentido de dar resposta a problemáticas específicas verificadas em cada grupo, desenvolveu-se dois projetos assentes na metodologia de Investigação-Ação, os quais tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como podem as crianças da Pré B desenvolver a consciência fonológica?” e “Como podem os alunos do 2.º C desenvolver novas competências no âmbito da aprendizagem cooperativa?”. Considerando o mencionado, o presente relatório surge, então, como resultado de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação em educação, na medida em que me permite realizar um paralelo entre a teoria e a prática abordada ao longo da mesma.The internship report that is about to be introduced comes within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and presents, as its main purpose, obtaining a master's degree in these respective educational areas. In this sense, this academic document aims to share the experience lived during the pedagogical practices developed in this context, reflecting on them, which took place at the Basic School of 1st Cycle with Pre-School Ribeiro Domingos Dias and also at the Basic School of 1st Cycle with Pre-School of Caniço, more specifically, with the Pre B group and a 1st/2nd year class. Regarding its structure, the report is organized into two complementary parts: Part I – Theoretical and Methodological Framework and Part II – Pedagogical Practice. Therefore, in a first step, the theoretical and methodological bases that supported the pedagogical practices will be synthesized, while in a second step, we will reflect about them, sharing and describing some learning moments developed during them. Associated with teaching practice is the research process. In this perspective, and in order to respond to specific problems verified in each group, two projects were developed, based on the Research-Action methodology, which were based on the following questions: "How can Pre B children develop phonological awareness?" and "How can 2nd C students develop new skills in the context of cooperative learning?" Considering this information, this report appears as the result of everything that contributed to my training in education, insofar as it allows me to draw a parallel between theory and practice addressed throughout it.Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaDigitUMaNóbrega, Sara Carolina Figueira2022-01-28T15:06:23Z2022-01-10T00:00:00Z2022-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4020202901700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:09Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:42.367884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Nóbrega, Sara Carolina Figueira
Educação
Investigação
Reflexão
Aprendizagem
Crianças
Alunos
Education
Investigation
Reflection
Learning
Child
Student
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Nóbrega, Sara Carolina Figueira
author_facet Nóbrega, Sara Carolina Figueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Sara Carolina Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Investigação
Reflexão
Aprendizagem
Crianças
Alunos
Education
Investigation
Reflection
Learning
Child
Student
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Investigação
Reflexão
Aprendizagem
Crianças
Alunos
Education
Investigation
Reflection
Learning
Child
Student
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta como principal finalidade a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. Neste sentido, com este documento académico objetiva-se partilhar a experiência vivenciada aquando das práticas pedagógicas desenvolvidas neste contexto, refletindo sobre as mesmas, as quais decorreram na Escola Básica de 1.º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias e na Escola Básica de 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, mais concretamente, com o grupo de crianças da Pré B e com a turma do 1.º/2.ºC. No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares: Parte I – Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II – Prática Pedagógica. Assim sendo, numa primeira etapa sintetizar-se-á as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas pedagógicas realizadas, enquanto numa segunda etapa se refletirá sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos aquando das mesmas. Associado à prática pedagógica, está o processo de investigação. Nesta perspetiva, e no sentido de dar resposta a problemáticas específicas verificadas em cada grupo, desenvolveu-se dois projetos assentes na metodologia de Investigação-Ação, os quais tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como podem as crianças da Pré B desenvolver a consciência fonológica?” e “Como podem os alunos do 2.º C desenvolver novas competências no âmbito da aprendizagem cooperativa?”. Considerando o mencionado, o presente relatório surge, então, como resultado de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação em educação, na medida em que me permite realizar um paralelo entre a teoria e a prática abordada ao longo da mesma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-28T15:06:23Z
2022-01-10T00:00:00Z
2022-01-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4020
202901700
url http://hdl.handle.net/10400.13/4020
identifier_str_mv 202901700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129945547472896