Refletindo e Investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A Brincadeira Livre no Espaço Exterior, Antes e Durante o Contexto Pandémico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7256 |
Resumo: | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Este está organizado em duas partes. A primeira parte consiste numa dimensão reflexiva que pretende apresentar o meu percurso resultante das três Práticas de Ensino Supervisionadas, estando dividida em três capítulos. No primeiro capítulo é refletido o percurso e as experiências vivenciadas em contexto de Creche, numa IPSS. O segundo capítulo remete-se para a experiência em contexto de Jardim de Infância num colégio infantil, tendo sido esta experiência vivenciada maioritariamente em Educação @ Distância (E@D). No terceiro capítulo são refletidas as aprendizagens ao longo do contexto em Jardim de Infância numa instituição da rede pública, sendo ainda apresentada a experiência vivida segundo a Metodologia Trabalho Projeto - um projeto sobre as florestas. A parte II deste relatório é referente à dimensão investigativa, onde se pretende apresentar a minha experiência de investigação vivenciada em contexto de Jardim de Infância. O estudo apresentado é sobre a brincadeira livre no espaço exterior na Educação Pré-Escolar, antes e durante o contexto pandémico. É um estudo exploratório de carácter qualitativo sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas a observação participante, as entrevistas às Educadoras de Infância da rede pública da Educação Pré-Escolar e a análise documental. Os resultados obtidos revelam que a brincadeira livre no espaço exterior promove a diversidade de experiências e de brincadeiras, o contacto com diferentes recursos e materiais e proporciona aprendizagens nas diferentes áreas das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Por sua vez, o educador de infância deve privilegiar esses momentos, assumindo um papel importantíssimo na organização do grupo de crianças, na organização do espaço e dos materiais, na planificação desses momentos, na observação e participação dasbrincadeiras no espaço exterior e na sensibilização aos pais nesse sentido. |
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Refletindo e Investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A Brincadeira Livre no Espaço Exterior, Antes e Durante o Contexto PandémicoEducação Pré-EscolarEducação à distânciaContexto pandémicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Este está organizado em duas partes. A primeira parte consiste numa dimensão reflexiva que pretende apresentar o meu percurso resultante das três Práticas de Ensino Supervisionadas, estando dividida em três capítulos. No primeiro capítulo é refletido o percurso e as experiências vivenciadas em contexto de Creche, numa IPSS. O segundo capítulo remete-se para a experiência em contexto de Jardim de Infância num colégio infantil, tendo sido esta experiência vivenciada maioritariamente em Educação @ Distância (E@D). No terceiro capítulo são refletidas as aprendizagens ao longo do contexto em Jardim de Infância numa instituição da rede pública, sendo ainda apresentada a experiência vivida segundo a Metodologia Trabalho Projeto - um projeto sobre as florestas. A parte II deste relatório é referente à dimensão investigativa, onde se pretende apresentar a minha experiência de investigação vivenciada em contexto de Jardim de Infância. O estudo apresentado é sobre a brincadeira livre no espaço exterior na Educação Pré-Escolar, antes e durante o contexto pandémico. É um estudo exploratório de carácter qualitativo sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas a observação participante, as entrevistas às Educadoras de Infância da rede pública da Educação Pré-Escolar e a análise documental. Os resultados obtidos revelam que a brincadeira livre no espaço exterior promove a diversidade de experiências e de brincadeiras, o contacto com diferentes recursos e materiais e proporciona aprendizagens nas diferentes áreas das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Por sua vez, o educador de infância deve privilegiar esses momentos, assumindo um papel importantíssimo na organização do grupo de crianças, na organização do espaço e dos materiais, na planificação desses momentos, na observação e participação dasbrincadeiras no espaço exterior e na sensibilização aos pais nesse sentido.Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deLeal, Rita Alexandra BettencourtIC-OnlineAntunes, Adriana Sofia Sousa2022-06-08T14:00:41Z2022-02-152022-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7256TID:203023404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:48Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:16.566168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Este está organizado em duas partes. A primeira parte consiste numa dimensão reflexiva que pretende apresentar o meu percurso resultante das três Práticas de Ensino Supervisionadas, estando dividida em três capítulos. No primeiro capítulo é refletido o percurso e as experiências vivenciadas em contexto de Creche, numa IPSS. O segundo capítulo remete-se para a experiência em contexto de Jardim de Infância num colégio infantil, tendo sido esta experiência vivenciada maioritariamente em Educação @ Distância (E@D). No terceiro capítulo são refletidas as aprendizagens ao longo do contexto em Jardim de Infância numa instituição da rede pública, sendo ainda apresentada a experiência vivida segundo a Metodologia Trabalho Projeto - um projeto sobre as florestas. A parte II deste relatório é referente à dimensão investigativa, onde se pretende apresentar a minha experiência de investigação vivenciada em contexto de Jardim de Infância. O estudo apresentado é sobre a brincadeira livre no espaço exterior na Educação Pré-Escolar, antes e durante o contexto pandémico. É um estudo exploratório de carácter qualitativo sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas a observação participante, as entrevistas às Educadoras de Infância da rede pública da Educação Pré-Escolar e a análise documental. Os resultados obtidos revelam que a brincadeira livre no espaço exterior promove a diversidade de experiências e de brincadeiras, o contacto com diferentes recursos e materiais e proporciona aprendizagens nas diferentes áreas das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Por sua vez, o educador de infância deve privilegiar esses momentos, assumindo um papel importantíssimo na organização do grupo de crianças, na organização do espaço e dos materiais, na planificação desses momentos, na observação e participação dasbrincadeiras no espaço exterior e na sensibilização aos pais nesse sentido. |
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