Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5171 |
Resumo: | iv RESUMO O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em duas partes fundamentais. A primeira, centra-se na dimensão reflexiva, em que se apresenta o percurso realizado ao longo das três Práticas Pedagógicas, em diferentes contextos. A segunda, centra-se na dimensão investigativa. Durante todo o seu percurso, o educador deve assumir um papel reflexivo e de questionamento, na medida em que observa tudo o que o envolve e encontra estratégias para diversas situações, melhorando a sua ação e adequando a cada criança e ao grupo. Ao longo da dimensão reflexiva, estes pressupostos estiveram fortemente presentes. Na segunda parte, será apresentada a dimensão investigativa, O estudo apresentado incide na recolha e análise de dados relativamente às estratégias facilitadoras do processo de adaptação da criança ao Jardim de Infância, implementadas tanto pela família, como pela educadora. O estudo foi realizado no Jardim de Infância pertencente à rede pública. Os dados recolhidos revelaram que existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para facilitar o processo de adaptação das crianças ao Jardim de Infância e que o trabalho entre a educadora e a família deve ser contínuo e constante, para que se possa favorecer o processo de transição e adaptação da criança ao Jardim de Infância. |
id |
RCAP_9490b822d9992a33f08ebc138ea3b5c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaEstratégias de adaptação da criança ao Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarEducaçãoFamíliaRelação escola-famíliaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãoiv RESUMO O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em duas partes fundamentais. A primeira, centra-se na dimensão reflexiva, em que se apresenta o percurso realizado ao longo das três Práticas Pedagógicas, em diferentes contextos. A segunda, centra-se na dimensão investigativa. Durante todo o seu percurso, o educador deve assumir um papel reflexivo e de questionamento, na medida em que observa tudo o que o envolve e encontra estratégias para diversas situações, melhorando a sua ação e adequando a cada criança e ao grupo. Ao longo da dimensão reflexiva, estes pressupostos estiveram fortemente presentes. Na segunda parte, será apresentada a dimensão investigativa, O estudo apresentado incide na recolha e análise de dados relativamente às estratégias facilitadoras do processo de adaptação da criança ao Jardim de Infância, implementadas tanto pela família, como pela educadora. O estudo foi realizado no Jardim de Infância pertencente à rede pública. Os dados recolhidos revelaram que existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para facilitar o processo de adaptação das crianças ao Jardim de Infância e que o trabalho entre a educadora e a família deve ser contínuo e constante, para que se possa favorecer o processo de transição e adaptação da criança ao Jardim de Infância.Oliveira, Luís Miguel GonçalvesLeal, Rita Alexandra BettencourtIC-OnlineAmaro, Diana Isabel Rafael2020-10-21T14:38:51Z2020-07-272020-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5171TID:202528235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:50.391539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância Estratégias de adaptação da criança ao Jardim de Infância |
title |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
spellingShingle |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância Amaro, Diana Isabel Rafael Educação Pré-escolar Educação Família Relação escola-família Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_full |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_fullStr |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_full_unstemmed |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_sort |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
author |
Amaro, Diana Isabel Rafael |
author_facet |
Amaro, Diana Isabel Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Luís Miguel Gonçalves Leal, Rita Alexandra Bettencourt IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Diana Isabel Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Educação Família Relação escola-família Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar Educação Família Relação escola-família Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
iv RESUMO O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em duas partes fundamentais. A primeira, centra-se na dimensão reflexiva, em que se apresenta o percurso realizado ao longo das três Práticas Pedagógicas, em diferentes contextos. A segunda, centra-se na dimensão investigativa. Durante todo o seu percurso, o educador deve assumir um papel reflexivo e de questionamento, na medida em que observa tudo o que o envolve e encontra estratégias para diversas situações, melhorando a sua ação e adequando a cada criança e ao grupo. Ao longo da dimensão reflexiva, estes pressupostos estiveram fortemente presentes. Na segunda parte, será apresentada a dimensão investigativa, O estudo apresentado incide na recolha e análise de dados relativamente às estratégias facilitadoras do processo de adaptação da criança ao Jardim de Infância, implementadas tanto pela família, como pela educadora. O estudo foi realizado no Jardim de Infância pertencente à rede pública. Os dados recolhidos revelaram que existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para facilitar o processo de adaptação das crianças ao Jardim de Infância e que o trabalho entre a educadora e a família deve ser contínuo e constante, para que se possa favorecer o processo de transição e adaptação da criança ao Jardim de Infância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-21T14:38:51Z 2020-07-27 2020-07-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/5171 TID:202528235 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/5171 |
identifier_str_mv |
TID:202528235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136981467267072 |