ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4663 |
Resumo: | Este estudo pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir para o desenvolvimento da comunicação, da socialização e do comportamento de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo. Sendo a música uma linguagem universal, esta, tem efeitos benéficos incontestáveis na generalidade das pessoas. Ora, se em pessoas ditas “normais” a sua ação é indiscutível, em indivíduos com dificuldades de comunicação, os seus efeitos serão tão ou mais significativos, quanto mais não seja, como forma de melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Esta investigação, visa possibilitar um conhecimento mais abrangente, acerca das especificidades do Autismo, tendo em conta as áreas afetadas e modelos de intervenção, tal como, os benefícios que a música pode trazer ao nível comportamental, da comunicação e da socialização/interação. Trata-se do estudo de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo, do sexo masculino, que frequenta o 3.° ano do Ensino Básico, a tempo parcial na Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência. Como metodologia optou-se pelo estudo caso. Os dados foram obtidos através de um plano de intervenção desenvolvido durante sete semanas decorridos, após três semanas de observação naturalista. Inerente ao processo de investigação, como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, foram elaboradas grelhas de observação, escalas de verificação, notas de campo, registo fotográfico e vídeo durante a implementação de todo o processo. Como complemento, foi realizado um inquérito por entrevista semi-estruturada às participantes no projeto: Encarregada de Educação, Professora do Educação Especial, Professora do Ensino Regular e Terapeuta da fala. Relativamente aos resultados obtidos, estes permitem-nos concluir que a música desempenhou, um papel ativo, facilitador na construção das relações sociais e comunicacionais da criança em estudo. Concluímos que a Música é, de facto, um trilho que explora a dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação cuja propagação possibilita consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo. |
id |
RCAP_e400bf1e3535da0db2a64ae3438dee1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4663 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismoAutismoMúsicaComunicaçãoSocialização e ComportamentoEste estudo pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir para o desenvolvimento da comunicação, da socialização e do comportamento de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo. Sendo a música uma linguagem universal, esta, tem efeitos benéficos incontestáveis na generalidade das pessoas. Ora, se em pessoas ditas “normais” a sua ação é indiscutível, em indivíduos com dificuldades de comunicação, os seus efeitos serão tão ou mais significativos, quanto mais não seja, como forma de melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Esta investigação, visa possibilitar um conhecimento mais abrangente, acerca das especificidades do Autismo, tendo em conta as áreas afetadas e modelos de intervenção, tal como, os benefícios que a música pode trazer ao nível comportamental, da comunicação e da socialização/interação. Trata-se do estudo de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo, do sexo masculino, que frequenta o 3.° ano do Ensino Básico, a tempo parcial na Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência. Como metodologia optou-se pelo estudo caso. Os dados foram obtidos através de um plano de intervenção desenvolvido durante sete semanas decorridos, após três semanas de observação naturalista. Inerente ao processo de investigação, como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, foram elaboradas grelhas de observação, escalas de verificação, notas de campo, registo fotográfico e vídeo durante a implementação de todo o processo. Como complemento, foi realizado um inquérito por entrevista semi-estruturada às participantes no projeto: Encarregada de Educação, Professora do Educação Especial, Professora do Ensino Regular e Terapeuta da fala. Relativamente aos resultados obtidos, estes permitem-nos concluir que a música desempenhou, um papel ativo, facilitador na construção das relações sociais e comunicacionais da criança em estudo. Concluímos que a Música é, de facto, um trilho que explora a dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação cuja propagação possibilita consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo.2018-09-27T10:49:31Z2016-09-15T00:00:00Z2016-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4663TID:201624010porCardoso, Fátima de Almeida Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:26Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:52.928656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismo |
title |
ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismo |
spellingShingle |
ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismo Cardoso, Fátima de Almeida Nunes Autismo Música Comunicação Socialização e Comportamento |
title_short |
ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismo |
title_full |
ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismo |
title_fullStr |
ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismo |
title_full_unstemmed |
ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismo |
title_sort |
ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismo |
author |
Cardoso, Fátima de Almeida Nunes |
author_facet |
Cardoso, Fátima de Almeida Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Fátima de Almeida Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Música Comunicação Socialização e Comportamento |
topic |
Autismo Música Comunicação Socialização e Comportamento |
description |
Este estudo pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir para o desenvolvimento da comunicação, da socialização e do comportamento de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo. Sendo a música uma linguagem universal, esta, tem efeitos benéficos incontestáveis na generalidade das pessoas. Ora, se em pessoas ditas “normais” a sua ação é indiscutível, em indivíduos com dificuldades de comunicação, os seus efeitos serão tão ou mais significativos, quanto mais não seja, como forma de melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Esta investigação, visa possibilitar um conhecimento mais abrangente, acerca das especificidades do Autismo, tendo em conta as áreas afetadas e modelos de intervenção, tal como, os benefícios que a música pode trazer ao nível comportamental, da comunicação e da socialização/interação. Trata-se do estudo de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo, do sexo masculino, que frequenta o 3.° ano do Ensino Básico, a tempo parcial na Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência. Como metodologia optou-se pelo estudo caso. Os dados foram obtidos através de um plano de intervenção desenvolvido durante sete semanas decorridos, após três semanas de observação naturalista. Inerente ao processo de investigação, como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, foram elaboradas grelhas de observação, escalas de verificação, notas de campo, registo fotográfico e vídeo durante a implementação de todo o processo. Como complemento, foi realizado um inquérito por entrevista semi-estruturada às participantes no projeto: Encarregada de Educação, Professora do Educação Especial, Professora do Ensino Regular e Terapeuta da fala. Relativamente aos resultados obtidos, estes permitem-nos concluir que a música desempenhou, um papel ativo, facilitador na construção das relações sociais e comunicacionais da criança em estudo. Concluímos que a Música é, de facto, um trilho que explora a dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação cuja propagação possibilita consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-15T00:00:00Z 2016-09-15 2018-09-27T10:49:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4663 TID:201624010 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4663 |
identifier_str_mv |
TID:201624010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129862045171712 |