Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Lisboa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40704
Resumo: Este presente estudo de caso se propôs realizar atividades de intervenção mediada pela música com aluno autista e outra participante com deficiência intelectual com intuito de promover a interação entre ambos. O objetivo foi verificar como a prática musical pode contribuir na aquisição de competências nas áreas da socialização e da comunicação. Buscou-se informações a respeito do biótipo dos alunos e suas características que constam na instituição escolar (APAE). Foram utilizados instrumentos avaliativos de competências e áreas afins do aluno para melhor direcionamento da realização das atividades musicais. Seguindo com implementação de programas musicais, com recurso a uma metodologia com observação direta e participativa. Os alunos participaram de sessões individuais e coletivas com objetivos de alcançar a integração. Diante do exposto foi verificado que os programas influenciaram de forma positiva nas competências dos alunos, nomeadamente nas do autista observado, tendo como resultado desempenho satisfatório na socialização e comunicação entre os alunos.
id RCAP_8a74440b1d0a95be8f758d409080ab20
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autistaMúsicaAutismoSocializaçãoComunicaçãoEste presente estudo de caso se propôs realizar atividades de intervenção mediada pela música com aluno autista e outra participante com deficiência intelectual com intuito de promover a interação entre ambos. O objetivo foi verificar como a prática musical pode contribuir na aquisição de competências nas áreas da socialização e da comunicação. Buscou-se informações a respeito do biótipo dos alunos e suas características que constam na instituição escolar (APAE). Foram utilizados instrumentos avaliativos de competências e áreas afins do aluno para melhor direcionamento da realização das atividades musicais. Seguindo com implementação de programas musicais, com recurso a uma metodologia com observação direta e participativa. Os alunos participaram de sessões individuais e coletivas com objetivos de alcançar a integração. Diante do exposto foi verificado que os programas influenciaram de forma positiva nas competências dos alunos, nomeadamente nas do autista observado, tendo como resultado desempenho satisfatório na socialização e comunicação entre os alunos.Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Repositório ComumSilva, Antonio Lisboa da2022-05-24T09:08:58Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40704203014065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:37.236083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista
title Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista
spellingShingle Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista
Silva, Antonio Lisboa da
Música
Autismo
Socialização
Comunicação
title_short Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista
title_full Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista
title_fullStr Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista
title_full_unstemmed Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista
title_sort Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista
author Silva, Antonio Lisboa da
author_facet Silva, Antonio Lisboa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Lisboa da
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Autismo
Socialização
Comunicação
topic Música
Autismo
Socialização
Comunicação
description Este presente estudo de caso se propôs realizar atividades de intervenção mediada pela música com aluno autista e outra participante com deficiência intelectual com intuito de promover a interação entre ambos. O objetivo foi verificar como a prática musical pode contribuir na aquisição de competências nas áreas da socialização e da comunicação. Buscou-se informações a respeito do biótipo dos alunos e suas características que constam na instituição escolar (APAE). Foram utilizados instrumentos avaliativos de competências e áreas afins do aluno para melhor direcionamento da realização das atividades musicais. Seguindo com implementação de programas musicais, com recurso a uma metodologia com observação direta e participativa. Os alunos participaram de sessões individuais e coletivas com objetivos de alcançar a integração. Diante do exposto foi verificado que os programas influenciaram de forma positiva nas competências dos alunos, nomeadamente nas do autista observado, tendo como resultado desempenho satisfatório na socialização e comunicação entre os alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-24T09:08:58Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40704
203014065
url http://hdl.handle.net/10400.26/40704
identifier_str_mv 203014065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130037878784000