Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40704 |
Resumo: | Este presente estudo de caso se propôs realizar atividades de intervenção mediada pela música com aluno autista e outra participante com deficiência intelectual com intuito de promover a interação entre ambos. O objetivo foi verificar como a prática musical pode contribuir na aquisição de competências nas áreas da socialização e da comunicação. Buscou-se informações a respeito do biótipo dos alunos e suas características que constam na instituição escolar (APAE). Foram utilizados instrumentos avaliativos de competências e áreas afins do aluno para melhor direcionamento da realização das atividades musicais. Seguindo com implementação de programas musicais, com recurso a uma metodologia com observação direta e participativa. Os alunos participaram de sessões individuais e coletivas com objetivos de alcançar a integração. Diante do exposto foi verificado que os programas influenciaram de forma positiva nas competências dos alunos, nomeadamente nas do autista observado, tendo como resultado desempenho satisfatório na socialização e comunicação entre os alunos. |
id |
RCAP_8a74440b1d0a95be8f758d409080ab20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40704 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autistaMúsicaAutismoSocializaçãoComunicaçãoEste presente estudo de caso se propôs realizar atividades de intervenção mediada pela música com aluno autista e outra participante com deficiência intelectual com intuito de promover a interação entre ambos. O objetivo foi verificar como a prática musical pode contribuir na aquisição de competências nas áreas da socialização e da comunicação. Buscou-se informações a respeito do biótipo dos alunos e suas características que constam na instituição escolar (APAE). Foram utilizados instrumentos avaliativos de competências e áreas afins do aluno para melhor direcionamento da realização das atividades musicais. Seguindo com implementação de programas musicais, com recurso a uma metodologia com observação direta e participativa. Os alunos participaram de sessões individuais e coletivas com objetivos de alcançar a integração. Diante do exposto foi verificado que os programas influenciaram de forma positiva nas competências dos alunos, nomeadamente nas do autista observado, tendo como resultado desempenho satisfatório na socialização e comunicação entre os alunos.Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Repositório ComumSilva, Antonio Lisboa da2022-05-24T09:08:58Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40704203014065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:37.236083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista |
title |
Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista |
spellingShingle |
Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista Silva, Antonio Lisboa da Música Autismo Socialização Comunicação |
title_short |
Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista |
title_full |
Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista |
title_fullStr |
Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista |
title_sort |
Música e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autista |
author |
Silva, Antonio Lisboa da |
author_facet |
Silva, Antonio Lisboa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antonio Lisboa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Autismo Socialização Comunicação |
topic |
Música Autismo Socialização Comunicação |
description |
Este presente estudo de caso se propôs realizar atividades de intervenção mediada pela música com aluno autista e outra participante com deficiência intelectual com intuito de promover a interação entre ambos. O objetivo foi verificar como a prática musical pode contribuir na aquisição de competências nas áreas da socialização e da comunicação. Buscou-se informações a respeito do biótipo dos alunos e suas características que constam na instituição escolar (APAE). Foram utilizados instrumentos avaliativos de competências e áreas afins do aluno para melhor direcionamento da realização das atividades musicais. Seguindo com implementação de programas musicais, com recurso a uma metodologia com observação direta e participativa. Os alunos participaram de sessões individuais e coletivas com objetivos de alcançar a integração. Diante do exposto foi verificado que os programas influenciaram de forma positiva nas competências dos alunos, nomeadamente nas do autista observado, tendo como resultado desempenho satisfatório na socialização e comunicação entre os alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-24T09:08:58Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40704 203014065 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40704 |
identifier_str_mv |
203014065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130037878784000 |