Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/19164 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Geografia (Ordenamento do Território e Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_e40192820ea09e57dcccf0f09e467041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/19164 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da MadeiraPlaneamento estratégicoMarketing territorialPlaneamento estratégico -- Região Autónoma da MadeiraMarketing regional -- Região Autónoma da MadeiraDesenvolvimento regional -- Região Autónoma da MadeiraEconomia do turismo -- Região Autónoma da MadeiraDesenvolvimento regionalTurismoRegião Autónoma da MadeiraUltraperiferiaDissertação de mestrado em Geografia (Ordenamento do Território e Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraNum contexto em que se assiste à crescente concorrência global entre os territórios pela captação de recursos susceptíveis de incentivar o desenvolvimento (investimentos, moradores, turistas, eventos, entre outros), o planeamento estratégico ancorado a uma perspectiva de marketing territorial assume-se como uma ferramenta de gestão territorial extremamente útil e actual no processo de constituição de uma imagem eficaz do território, de modo a que se torne mais apelativa para os públicos pretendidos. Face aos condicionalismos inerentes ao quadro de inserção territorial da Região Autónoma da Madeira (insularidade, ultraperiferia, descontinuidade territorial) e, em paralelo, às oportunidades de desenvolvimento que a mesma encerra, efectua-se um diagnóstico multi-sectorial e avalia-se a percepção dos residentes e turistas relativamente às dinâmicas de desenvolvimento, qualidade de vida e satisfação global do território. Num último momento avalia-se de que maneira a Região Autónoma, enquanto destino turístico de qualidade reconhecida, tem projectado os seus produtos turísticos e através de que canais é difundida a imagem da Região. Por fim, é valorizado um instrumento de planeamento, procurando avaliar em que medida o planeamento estratégico de marketing territorial poderá contribuir para estruturar o território internamente e o integrar em espaços mais vastos, através de acções que assegurem a satisfação dos cidadãos, investidores e visitantes.In a context in which it is witnessed an increasing global competition among the territories for the gathering of resources that are likely to encourage the development (investments, inhabitants, tourists, events, among others), the strategic planning anchored to a territorial marketing perspective, assumes itself as a territorial management tool extremely useful and actual in the process of building an efficient image of the territory, in such a way that it becomes more appealing to the target groups. Given the constraints inherent to the framework of territorial insertion of the Autonomous Region of Madeira (e.g., insularity, outermost region, territorial discontinuity), together with the challenges and opportunities of development that it encloses, it is carried out a multi-sectoral diagnosis and it is evaluated the perception of both the residents and the tourists to the dynamics of development, quality of life, and overall satisfaction of the territory. As a final point, it is evaluated how the Autonomous Region of Madeira, as a world renowned tourism destination, has projected its tourism products and through which channels the image of the region has been disseminated. Finally, it is identified a planning tool, in an attempt to assess in which manner the strategic planning of territorial marketing can help on the internal structuring of the territory and on integrating it into broader spaces, through actions that ensure the satisfaction of citizens, investors, and visitors.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/19164http://hdl.handle.net/10316/19164porBARROS, Cristina Isabel Faria - Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira. Coimbra : [s.n.], 2011Barros, Cristina Isabel Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/19164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:38.860670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira |
title |
Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira |
spellingShingle |
Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira Barros, Cristina Isabel Faria Planeamento estratégico Marketing territorial Planeamento estratégico -- Região Autónoma da Madeira Marketing regional -- Região Autónoma da Madeira Desenvolvimento regional -- Região Autónoma da Madeira Economia do turismo -- Região Autónoma da Madeira Desenvolvimento regional Turismo Região Autónoma da Madeira Ultraperiferia |
title_short |
Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira |
title_full |
Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira |
title_fullStr |
Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira |
title_full_unstemmed |
Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira |
title_sort |
Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira |
author |
Barros, Cristina Isabel Faria |
author_facet |
Barros, Cristina Isabel Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Cristina Isabel Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planeamento estratégico Marketing territorial Planeamento estratégico -- Região Autónoma da Madeira Marketing regional -- Região Autónoma da Madeira Desenvolvimento regional -- Região Autónoma da Madeira Economia do turismo -- Região Autónoma da Madeira Desenvolvimento regional Turismo Região Autónoma da Madeira Ultraperiferia |
topic |
Planeamento estratégico Marketing territorial Planeamento estratégico -- Região Autónoma da Madeira Marketing regional -- Região Autónoma da Madeira Desenvolvimento regional -- Região Autónoma da Madeira Economia do turismo -- Região Autónoma da Madeira Desenvolvimento regional Turismo Região Autónoma da Madeira Ultraperiferia |
description |
Dissertação de mestrado em Geografia (Ordenamento do Território e Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/19164 http://hdl.handle.net/10316/19164 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/19164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BARROS, Cristina Isabel Faria - Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira. Coimbra : [s.n.], 2011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133684016611328 |