Relatório da prática de ensino supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3717 |
Resumo: | Com este trabalho, pretendeu-se saber se os alunos melhoram o gosto e o desempenho na área da Matemática, tendo em conta as principais finalidades do seu ensino, centrado em processos matemáticos transversais. Este estudo foi implementado numa turma de dez alunos do terceiro ano de escolaridade, numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas Augusto Moreno em Bragança. Antes de ser feita qualquer intervenção por parte do professor, os alunos resolveram quatro problemas, a partir dos quais foram analisadas as competências no que concerne à resolução, comunicação e raciocínio matemático. Estes revelaram uma enorme dificuldade na interpretação dos problemas, na escolha de estratégias e no raciocínio, e ainda mais, na comunicação matemática. Seguidamente, foram rigorosamente seleccionados problemas para serem resolvidos em contexto de sala de aula, seguindo metodologias que permitissem o desenvolvimento dessas competências pelos alunos. Procurou-se dar destaque a processos matemáticos facilitadores do envolvimento dos alunos em experiências de aprendizagem diversificadas e significativas. Estas proporcionaram uma visão global e uma aprendizagem baseada na compreensão de estratégias, desenvolvimento do raciocínio e comunicação matemática. Durante este processo, deu-se importância à aprendizagem cooperativa, permitindo o envolvimento de todos os alunos. Foi evidente um empenho progressivo na realização das tarefas. Finalmente foram resolvidos os mesmos problemas do pré-teste pelos mesmos alunos, notando-se uma melhoria muito significativa, não só nas aprendizagens mas também no empenho revelado.In this paper, we aim to know if the students improve their liking and performances in the mathematical area, taking into account the main purposes of teaching which is centered in transversal mathematical processes. This study was implemented in a class composed by ten students, in their third grade, in a school of Augusto Moreno School Group, in Bragança. The students solved four problems before any intervention of the researcher which were used to analyze their competences regarding problem solving, communication and mathematical reasoning. They revealed an enormous difficulty on the interpretation of the problems, on the choice of strategy and on reasoning. The difficulty resulted even bigger in the mathematical communication. Thereafter, several problems were strictly selected to be solved in the classroom context, following methodologies that enable the development of these competences by the students. Mathematical processes that make easier the involvement of the students on diversified and significant learning experiences were emphasized. These latter provided global vision as well as learning based on strategy understanding, reasoning development and mathematical communication. Along this process, cooperative learning was highlighted, enabling the involvement of all the students. Their progressive commitment on tasks was obvious. Finally, the initial problems were newly solved by the same students, noting a significant improvement not only on learning but also on the endeavor. |
id |
RCAP_e415f51aa63763e7576befd931c32799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3717 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionadoCom este trabalho, pretendeu-se saber se os alunos melhoram o gosto e o desempenho na área da Matemática, tendo em conta as principais finalidades do seu ensino, centrado em processos matemáticos transversais. Este estudo foi implementado numa turma de dez alunos do terceiro ano de escolaridade, numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas Augusto Moreno em Bragança. Antes de ser feita qualquer intervenção por parte do professor, os alunos resolveram quatro problemas, a partir dos quais foram analisadas as competências no que concerne à resolução, comunicação e raciocínio matemático. Estes revelaram uma enorme dificuldade na interpretação dos problemas, na escolha de estratégias e no raciocínio, e ainda mais, na comunicação matemática. Seguidamente, foram rigorosamente seleccionados problemas para serem resolvidos em contexto de sala de aula, seguindo metodologias que permitissem o desenvolvimento dessas competências pelos alunos. Procurou-se dar destaque a processos matemáticos facilitadores do envolvimento dos alunos em experiências de aprendizagem diversificadas e significativas. Estas proporcionaram uma visão global e uma aprendizagem baseada na compreensão de estratégias, desenvolvimento do raciocínio e comunicação matemática. Durante este processo, deu-se importância à aprendizagem cooperativa, permitindo o envolvimento de todos os alunos. Foi evidente um empenho progressivo na realização das tarefas. Finalmente foram resolvidos os mesmos problemas do pré-teste pelos mesmos alunos, notando-se uma melhoria muito significativa, não só nas aprendizagens mas também no empenho revelado.In this paper, we aim to know if the students improve their liking and performances in the mathematical area, taking into account the main purposes of teaching which is centered in transversal mathematical processes. This study was implemented in a class composed by ten students, in their third grade, in a school of Augusto Moreno School Group, in Bragança. The students solved four problems before any intervention of the researcher which were used to analyze their competences regarding problem solving, communication and mathematical reasoning. They revealed an enormous difficulty on the interpretation of the problems, on the choice of strategy and on reasoning. The difficulty resulted even bigger in the mathematical communication. Thereafter, several problems were strictly selected to be solved in the classroom context, following methodologies that enable the development of these competences by the students. Mathematical processes that make easier the involvement of the students on diversified and significant learning experiences were emphasized. These latter provided global vision as well as learning based on strategy understanding, reasoning development and mathematical communication. Along this process, cooperative learning was highlighted, enabling the involvement of all the students. Their progressive commitment on tasks was obvious. Finally, the initial problems were newly solved by the same students, noting a significant improvement not only on learning but also on the endeavor.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoLopes, Carlos AlbertoBiblioteca Digital do IPBFerreira, Julieta da Conceição Mateus2011-03-23T10:49:37Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3717porFerreira, Julieta da Conceição Mateus (2010). Relatório da prática de ensino supervisionado. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:57Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:34.701754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionado Ferreira, Julieta da Conceição Mateus |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
author |
Ferreira, Julieta da Conceição Mateus |
author_facet |
Ferreira, Julieta da Conceição Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Carlos Alberto Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Julieta da Conceição Mateus |
description |
Com este trabalho, pretendeu-se saber se os alunos melhoram o gosto e o desempenho na área da Matemática, tendo em conta as principais finalidades do seu ensino, centrado em processos matemáticos transversais. Este estudo foi implementado numa turma de dez alunos do terceiro ano de escolaridade, numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas Augusto Moreno em Bragança. Antes de ser feita qualquer intervenção por parte do professor, os alunos resolveram quatro problemas, a partir dos quais foram analisadas as competências no que concerne à resolução, comunicação e raciocínio matemático. Estes revelaram uma enorme dificuldade na interpretação dos problemas, na escolha de estratégias e no raciocínio, e ainda mais, na comunicação matemática. Seguidamente, foram rigorosamente seleccionados problemas para serem resolvidos em contexto de sala de aula, seguindo metodologias que permitissem o desenvolvimento dessas competências pelos alunos. Procurou-se dar destaque a processos matemáticos facilitadores do envolvimento dos alunos em experiências de aprendizagem diversificadas e significativas. Estas proporcionaram uma visão global e uma aprendizagem baseada na compreensão de estratégias, desenvolvimento do raciocínio e comunicação matemática. Durante este processo, deu-se importância à aprendizagem cooperativa, permitindo o envolvimento de todos os alunos. Foi evidente um empenho progressivo na realização das tarefas. Finalmente foram resolvidos os mesmos problemas do pré-teste pelos mesmos alunos, notando-se uma melhoria muito significativa, não só nas aprendizagens mas também no empenho revelado.In this paper, we aim to know if the students improve their liking and performances in the mathematical area, taking into account the main purposes of teaching which is centered in transversal mathematical processes. This study was implemented in a class composed by ten students, in their third grade, in a school of Augusto Moreno School Group, in Bragança. The students solved four problems before any intervention of the researcher which were used to analyze their competences regarding problem solving, communication and mathematical reasoning. They revealed an enormous difficulty on the interpretation of the problems, on the choice of strategy and on reasoning. The difficulty resulted even bigger in the mathematical communication. Thereafter, several problems were strictly selected to be solved in the classroom context, following methodologies that enable the development of these competences by the students. Mathematical processes that make easier the involvement of the students on diversified and significant learning experiences were emphasized. These latter provided global vision as well as learning based on strategy understanding, reasoning development and mathematical communication. Along this process, cooperative learning was highlighted, enabling the involvement of all the students. Their progressive commitment on tasks was obvious. Finally, the initial problems were newly solved by the same students, noting a significant improvement not only on learning but also on the endeavor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-03-23T10:49:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/3717 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/3717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, Julieta da Conceição Mateus (2010). Relatório da prática de ensino supervisionado. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135175567736832 |