Relatório da prática de ensino supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Julieta da Conceição Mateus
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3717
Resumo: Com este trabalho, pretendeu-se saber se os alunos melhoram o gosto e o desempenho na área da Matemática, tendo em conta as principais finalidades do seu ensino, centrado em processos matemáticos transversais. Este estudo foi implementado numa turma de dez alunos do terceiro ano de escolaridade, numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas Augusto Moreno em Bragança. Antes de ser feita qualquer intervenção por parte do professor, os alunos resolveram quatro problemas, a partir dos quais foram analisadas as competências no que concerne à resolução, comunicação e raciocínio matemático. Estes revelaram uma enorme dificuldade na interpretação dos problemas, na escolha de estratégias e no raciocínio, e ainda mais, na comunicação matemática. Seguidamente, foram rigorosamente seleccionados problemas para serem resolvidos em contexto de sala de aula, seguindo metodologias que permitissem o desenvolvimento dessas competências pelos alunos. Procurou-se dar destaque a processos matemáticos facilitadores do envolvimento dos alunos em experiências de aprendizagem diversificadas e significativas. Estas proporcionaram uma visão global e uma aprendizagem baseada na compreensão de estratégias, desenvolvimento do raciocínio e comunicação matemática. Durante este processo, deu-se importância à aprendizagem cooperativa, permitindo o envolvimento de todos os alunos. Foi evidente um empenho progressivo na realização das tarefas. Finalmente foram resolvidos os mesmos problemas do pré-teste pelos mesmos alunos, notando-se uma melhoria muito significativa, não só nas aprendizagens mas também no empenho revelado.In this paper, we aim to know if the students improve their liking and performances in the mathematical area, taking into account the main purposes of teaching which is centered in transversal mathematical processes. This study was implemented in a class composed by ten students, in their third grade, in a school of Augusto Moreno School Group, in Bragança. The students solved four problems before any intervention of the researcher which were used to analyze their competences regarding problem solving, communication and mathematical reasoning. They revealed an enormous difficulty on the interpretation of the problems, on the choice of strategy and on reasoning. The difficulty resulted even bigger in the mathematical communication. Thereafter, several problems were strictly selected to be solved in the classroom context, following methodologies that enable the development of these competences by the students. Mathematical processes that make easier the involvement of the students on diversified and significant learning experiences were emphasized. These latter provided global vision as well as learning based on strategy understanding, reasoning development and mathematical communication. Along this process, cooperative learning was highlighted, enabling the involvement of all the students. Their progressive commitment on tasks was obvious. Finally, the initial problems were newly solved by the same students, noting a significant improvement not only on learning but also on the endeavor.
id RCAP_e415f51aa63763e7576befd931c32799
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3717
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadoCom este trabalho, pretendeu-se saber se os alunos melhoram o gosto e o desempenho na área da Matemática, tendo em conta as principais finalidades do seu ensino, centrado em processos matemáticos transversais. Este estudo foi implementado numa turma de dez alunos do terceiro ano de escolaridade, numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas Augusto Moreno em Bragança. Antes de ser feita qualquer intervenção por parte do professor, os alunos resolveram quatro problemas, a partir dos quais foram analisadas as competências no que concerne à resolução, comunicação e raciocínio matemático. Estes revelaram uma enorme dificuldade na interpretação dos problemas, na escolha de estratégias e no raciocínio, e ainda mais, na comunicação matemática. Seguidamente, foram rigorosamente seleccionados problemas para serem resolvidos em contexto de sala de aula, seguindo metodologias que permitissem o desenvolvimento dessas competências pelos alunos. Procurou-se dar destaque a processos matemáticos facilitadores do envolvimento dos alunos em experiências de aprendizagem diversificadas e significativas. Estas proporcionaram uma visão global e uma aprendizagem baseada na compreensão de estratégias, desenvolvimento do raciocínio e comunicação matemática. Durante este processo, deu-se importância à aprendizagem cooperativa, permitindo o envolvimento de todos os alunos. Foi evidente um empenho progressivo na realização das tarefas. Finalmente foram resolvidos os mesmos problemas do pré-teste pelos mesmos alunos, notando-se uma melhoria muito significativa, não só nas aprendizagens mas também no empenho revelado.In this paper, we aim to know if the students improve their liking and performances in the mathematical area, taking into account the main purposes of teaching which is centered in transversal mathematical processes. This study was implemented in a class composed by ten students, in their third grade, in a school of Augusto Moreno School Group, in Bragança. The students solved four problems before any intervention of the researcher which were used to analyze their competences regarding problem solving, communication and mathematical reasoning. They revealed an enormous difficulty on the interpretation of the problems, on the choice of strategy and on reasoning. The difficulty resulted even bigger in the mathematical communication. Thereafter, several problems were strictly selected to be solved in the classroom context, following methodologies that enable the development of these competences by the students. Mathematical processes that make easier the involvement of the students on diversified and significant learning experiences were emphasized. These latter provided global vision as well as learning based on strategy understanding, reasoning development and mathematical communication. Along this process, cooperative learning was highlighted, enabling the involvement of all the students. Their progressive commitment on tasks was obvious. Finally, the initial problems were newly solved by the same students, noting a significant improvement not only on learning but also on the endeavor.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoLopes, Carlos AlbertoBiblioteca Digital do IPBFerreira, Julieta da Conceição Mateus2011-03-23T10:49:37Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3717porFerreira, Julieta da Conceição Mateus (2010). Relatório da prática de ensino supervisionado. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:57Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:34.701754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionado
title Relatório da prática de ensino supervisionado
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionado
Ferreira, Julieta da Conceição Mateus
title_short Relatório da prática de ensino supervisionado
title_full Relatório da prática de ensino supervisionado
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionado
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionado
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionado
author Ferreira, Julieta da Conceição Mateus
author_facet Ferreira, Julieta da Conceição Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Carlos Alberto
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Julieta da Conceição Mateus
description Com este trabalho, pretendeu-se saber se os alunos melhoram o gosto e o desempenho na área da Matemática, tendo em conta as principais finalidades do seu ensino, centrado em processos matemáticos transversais. Este estudo foi implementado numa turma de dez alunos do terceiro ano de escolaridade, numa escola pertencente ao Agrupamento de Escolas Augusto Moreno em Bragança. Antes de ser feita qualquer intervenção por parte do professor, os alunos resolveram quatro problemas, a partir dos quais foram analisadas as competências no que concerne à resolução, comunicação e raciocínio matemático. Estes revelaram uma enorme dificuldade na interpretação dos problemas, na escolha de estratégias e no raciocínio, e ainda mais, na comunicação matemática. Seguidamente, foram rigorosamente seleccionados problemas para serem resolvidos em contexto de sala de aula, seguindo metodologias que permitissem o desenvolvimento dessas competências pelos alunos. Procurou-se dar destaque a processos matemáticos facilitadores do envolvimento dos alunos em experiências de aprendizagem diversificadas e significativas. Estas proporcionaram uma visão global e uma aprendizagem baseada na compreensão de estratégias, desenvolvimento do raciocínio e comunicação matemática. Durante este processo, deu-se importância à aprendizagem cooperativa, permitindo o envolvimento de todos os alunos. Foi evidente um empenho progressivo na realização das tarefas. Finalmente foram resolvidos os mesmos problemas do pré-teste pelos mesmos alunos, notando-se uma melhoria muito significativa, não só nas aprendizagens mas também no empenho revelado.In this paper, we aim to know if the students improve their liking and performances in the mathematical area, taking into account the main purposes of teaching which is centered in transversal mathematical processes. This study was implemented in a class composed by ten students, in their third grade, in a school of Augusto Moreno School Group, in Bragança. The students solved four problems before any intervention of the researcher which were used to analyze their competences regarding problem solving, communication and mathematical reasoning. They revealed an enormous difficulty on the interpretation of the problems, on the choice of strategy and on reasoning. The difficulty resulted even bigger in the mathematical communication. Thereafter, several problems were strictly selected to be solved in the classroom context, following methodologies that enable the development of these competences by the students. Mathematical processes that make easier the involvement of the students on diversified and significant learning experiences were emphasized. These latter provided global vision as well as learning based on strategy understanding, reasoning development and mathematical communication. Along this process, cooperative learning was highlighted, enabling the involvement of all the students. Their progressive commitment on tasks was obvious. Finally, the initial problems were newly solved by the same students, noting a significant improvement not only on learning but also on the endeavor.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-23T10:49:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3717
url http://hdl.handle.net/10198/3717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Julieta da Conceição Mateus (2010). Relatório da prática de ensino supervisionado. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135175567736832