A aprendizagem ao longo da vida e a educação parental como factor de empowerment e estratégia de luta contra a exclusão social: O projecto de capacitação familiar “A PAR”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3722 |
Resumo: | Esta dissertação pretende contribuir para um maior conhecimento acerca dos conceitos da Aprendizagem ao Longo da Vida, Empowerment e Exclusão Social e compreender de que forma estes se interrelacionam. Apresenta uma visão globalizante da Aprendizagem (Pires, 2005) e do Empowerment como estratégia alternativa de Desenvolvimento (Friedmann, 1992) e de superação da Exclusão nas suas diferentes dimensões (Amaro, 1999; Estivill, 2003). A reflexão teórica foi acompanhada por um estudo observacional e transversal sobre o Projecto A PAR, uma iniciativa recente de educação não-formal que trabalha com crianças até aos seis anos e seus cuidadores, visando promover a Capacitação Familiar. Para a recolha de dados criaram-se instrumentos próprios, nomeadamente uma Escala de Empowerment Geral e uma Escala de Empowerment A PAR. Através do estudo de caso procurou-se saber se: 1) as várias dimensões da Escala de Empowerment estão correlacionadas; 2) as várias dimensões da Escala de Empowerment A PAR estão correlacionadas; 3) o Empowerment Geral varia significativamente em função de categorias demográficas; 4) o Empowerment A PAR varia significativamente em função de categorias demográficas; 5) a participação no Projecto A PAR contribui para aumentar o nível de Empowerment Geral dos cuidadores e, consequentemente, diminuir o seu nível de Exclusão. Os resultados revelam o carácter cumulativo das dimensões de Empowerment medidas pelas duas escalas, que estão significativamente correlacionadas. Verificamos que variam consoante categorias demográficas, tendo os cuidadores menos empowered mais benefícios resultantes do Projecto. Concluiu-se que o Projecto contribui para o Empowerment e para a saída de percursos de Exclusão Social. |
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A aprendizagem ao longo da vida e a educação parental como factor de empowerment e estratégia de luta contra a exclusão social: O projecto de capacitação familiar “A PAR”Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learningCapacitação familiarEmpowermentExclusão socialFamily empowermentSocial exclusionEsta dissertação pretende contribuir para um maior conhecimento acerca dos conceitos da Aprendizagem ao Longo da Vida, Empowerment e Exclusão Social e compreender de que forma estes se interrelacionam. Apresenta uma visão globalizante da Aprendizagem (Pires, 2005) e do Empowerment como estratégia alternativa de Desenvolvimento (Friedmann, 1992) e de superação da Exclusão nas suas diferentes dimensões (Amaro, 1999; Estivill, 2003). A reflexão teórica foi acompanhada por um estudo observacional e transversal sobre o Projecto A PAR, uma iniciativa recente de educação não-formal que trabalha com crianças até aos seis anos e seus cuidadores, visando promover a Capacitação Familiar. Para a recolha de dados criaram-se instrumentos próprios, nomeadamente uma Escala de Empowerment Geral e uma Escala de Empowerment A PAR. Através do estudo de caso procurou-se saber se: 1) as várias dimensões da Escala de Empowerment estão correlacionadas; 2) as várias dimensões da Escala de Empowerment A PAR estão correlacionadas; 3) o Empowerment Geral varia significativamente em função de categorias demográficas; 4) o Empowerment A PAR varia significativamente em função de categorias demográficas; 5) a participação no Projecto A PAR contribui para aumentar o nível de Empowerment Geral dos cuidadores e, consequentemente, diminuir o seu nível de Exclusão. Os resultados revelam o carácter cumulativo das dimensões de Empowerment medidas pelas duas escalas, que estão significativamente correlacionadas. Verificamos que variam consoante categorias demográficas, tendo os cuidadores menos empowered mais benefícios resultantes do Projecto. Concluiu-se que o Projecto contribui para o Empowerment e para a saída de percursos de Exclusão Social.The overall aim of this dissertation is to contribute to a greater knowledge about the processes of Lifelong Learning, Empowerment and Social Exclusion and to understand how and to what extent these concepts are related. It presents a holistic vision of Learning (Pires, 2005) and of Empowerment as a strategy for alternative development (Friedmann, 1992) and for overcoming the different dimensions of Exclusion (Amaro, 1999; Estivill, 2003). This review was complemented by an observational and cross-sectional study on the A PAR Project, a recent initiative of non-formal education that works with children aged zero to six and their carers and aims to promote Family Empowerment. New instruments such as a Global Empowerment Scale and an A PAR Empowerment Scale were created in order to collect data to test the following hypothesis: 1) The several dimensions of the Global Empowerment Scale are correlated; 2) The several dimensions of the A PAR Empowerment Scale are correlated; 3) Global Empowerment varies significantly according to participant’s demographic characteristics; 4) A PAR Empowerment varies significantly according to participant’s demographic characteristics; 5) Participation in the A PAR Project contributes to the Global Empowerment level of carers and, consequently diminishes their level of Exclusion. Results show that the Empowerment dimensions measured by the two scales correlate significantly, and cumulatively. Empowerment varies according to demographic characteristics and less empowered carers benefit more from their participation in the Project. We also concluded that the Project contributes for the Empowerment of individuals and for the decrease of Social Exclusion factors.2012-08-21T14:01:58Z2009-01-01T00:00:00Z20092009-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3722porRosa, Ester Almeida dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:13.743918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta dissertação pretende contribuir para um maior conhecimento acerca dos conceitos da Aprendizagem ao Longo da Vida, Empowerment e Exclusão Social e compreender de que forma estes se interrelacionam. Apresenta uma visão globalizante da Aprendizagem (Pires, 2005) e do Empowerment como estratégia alternativa de Desenvolvimento (Friedmann, 1992) e de superação da Exclusão nas suas diferentes dimensões (Amaro, 1999; Estivill, 2003). A reflexão teórica foi acompanhada por um estudo observacional e transversal sobre o Projecto A PAR, uma iniciativa recente de educação não-formal que trabalha com crianças até aos seis anos e seus cuidadores, visando promover a Capacitação Familiar. Para a recolha de dados criaram-se instrumentos próprios, nomeadamente uma Escala de Empowerment Geral e uma Escala de Empowerment A PAR. Através do estudo de caso procurou-se saber se: 1) as várias dimensões da Escala de Empowerment estão correlacionadas; 2) as várias dimensões da Escala de Empowerment A PAR estão correlacionadas; 3) o Empowerment Geral varia significativamente em função de categorias demográficas; 4) o Empowerment A PAR varia significativamente em função de categorias demográficas; 5) a participação no Projecto A PAR contribui para aumentar o nível de Empowerment Geral dos cuidadores e, consequentemente, diminuir o seu nível de Exclusão. Os resultados revelam o carácter cumulativo das dimensões de Empowerment medidas pelas duas escalas, que estão significativamente correlacionadas. Verificamos que variam consoante categorias demográficas, tendo os cuidadores menos empowered mais benefícios resultantes do Projecto. Concluiu-se que o Projecto contribui para o Empowerment e para a saída de percursos de Exclusão Social. |
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