Conexões no ensino e aprendizagem das sucessões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leuca, Tamara
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3926
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2010
id RCAP_e42435079efdc5e5362c7cc23cd85354
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conexões no ensino e aprendizagem das sucessõesEnsino da matemáticaSucessões (Matemática)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2010Este estudo pretende compreender o papel das conexões entre vários tópicos matemáticos na aprendizagem das sucessões, em particular o recurso a diversas representações matemáticas. O estudo foi desenvolvido durante o 3.º período do ano lectivo 2009/2010, numa turma do 11.º Ano de Matemática A, do Curso de Ciências e Tecnologias. O conteúdo matemático leccionado refere-se ao tema das Sucessões Reais. Os participantes deste estudo são um grupo de quatro alunos, cujo aproveitamento à Matemática é bom e muito bom. Os dados foram recolhidos através da observação das aulas leccionadas, que incidiu em particular, sobre a realização por parte dos alunos das tarefas propostas, e de recolha documental, que incluiu as produções dos alunos, os seus cadernos diários, os trabalhos de casa e os registos efectuados no quadro interactivo durante as aulas. Os resultados evidenciam que os alunos construíram conexões entre vários conceitos matemáticos e recorreram a diversas representações, nomeadamente à representação verbal, geométrica, gráfica e analítica. Os alunos apelaram mais vezes às representações numéricas e analíticas, no entanto, tentaram fazer uso de outras, em particular nos problemas com um grau mais elevado de complexidade. A escolha duma determinada representação dependeu do tipo de tarefa proposto, do modo como foi apresentada e do raciocínio de cada aluno. As principais dificuldades manifestadas foram na passagem para a representação analítica e na comunicação matemática.The aim of this study is to understand the role of connections among different topics of Mathematics in the learning of successions, namely the use of diverse mathematics representations. This study was developed during the 3rd term of 2009/2010, in an 11th grade class of Mathematics A of the “Sciences and Technologies Course”. The mathematical topic taught refers to Real Successions. The participants are a group of four students, with a good or very good mathematics achievement. The methods used to collect data were observation of the lessons taught, specially the tasks developed by the students and documentary collecting, namely the work done by the students, their notebooks, homework and written data on the interactive board during the lessons. The results pointed out that the students built up connections among mathematical concepts, and used different representations, such as verbal, geometric, graphic and analytical ones. The students used more frequently numerical and analytical representations. However, they tried to use different kinds of representations, especially in problems with a higher level of complexity. The choice of a specific representation depended on the kind of problem proposed, the way it was presented, and the reasoning of each student. The main difficulties were observed in the translation to an analytical representation and in the mathematical communication.Santos, Leonor, 1949-Nápoles, SuzanaRepositório da Universidade de LisboaLeuca, Tamara2011-08-16T11:11:48Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:41.503393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conexões no ensino e aprendizagem das sucessões
title Conexões no ensino e aprendizagem das sucessões
spellingShingle Conexões no ensino e aprendizagem das sucessões
Leuca, Tamara
Ensino da matemática
Sucessões (Matemática)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010
title_short Conexões no ensino e aprendizagem das sucessões
title_full Conexões no ensino e aprendizagem das sucessões
title_fullStr Conexões no ensino e aprendizagem das sucessões
title_full_unstemmed Conexões no ensino e aprendizagem das sucessões
title_sort Conexões no ensino e aprendizagem das sucessões
author Leuca, Tamara
author_facet Leuca, Tamara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor, 1949-
Nápoles, Suzana
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leuca, Tamara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Sucessões (Matemática)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010
topic Ensino da matemática
Sucessões (Matemática)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-08-16T11:11:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3926
url http://hdl.handle.net/10451/3926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134182024151040