Análise e desenvolvimento de um protótipo de um veículo para desporto motorizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14961 |
Resumo: | Com a crescente procura da classe de veículos off-road, mais vulgarmente conhecidos como UTV, a empresa Extreme Raid decidiu criar o seu próprio veículo deste tipo. O mercado predominante espera-se que seja o Europeu. No próximo ano os primeiros três veículos, denominados GPR 20, já foram vendidos para o mercado espanhol e estarão em prova no mitíco rali Dakar. Como esta empresa adota um comportamento de trabalho mais vocacionado para a parte da construção da estrutura, que neste caso será o chamado Space frame, e posteriormente assemblagem dos diferentes componentes, foi-me proposto que realiza-se uma análise à estrutura tubular que dá forma ao veículo como também à geometria de suspensão do mesmo no sentido de identificar possíveis problemas. Para a análise à estrutura tubular foi usado o Método dos Elementos Finitos, através do módulo Simulation do Solidworks. Já para a análise da geometria de suspensão foi usado o software Lotus Suspension Analysis. Sendo o aspeto dos veículos atuais cada vez mais importantes, pois cada vez mais o mundo em que vivemos dá mais importância a esse aspeto, foi-me desafiado para modelar as carenagens do veículo. Para essa tarefa foi utilizado mais uma vez o software SolidWorks. |
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Análise e desenvolvimento de um protótipo de um veículo para desporto motorizadoFinite element methodSolidWorksSimulationLotus Suspension AnalysisSpace FrameTensionsSuspensionModelingMétodo dos Elementos FinitosTensõesSuspensãoModelaçãoCom a crescente procura da classe de veículos off-road, mais vulgarmente conhecidos como UTV, a empresa Extreme Raid decidiu criar o seu próprio veículo deste tipo. O mercado predominante espera-se que seja o Europeu. No próximo ano os primeiros três veículos, denominados GPR 20, já foram vendidos para o mercado espanhol e estarão em prova no mitíco rali Dakar. Como esta empresa adota um comportamento de trabalho mais vocacionado para a parte da construção da estrutura, que neste caso será o chamado Space frame, e posteriormente assemblagem dos diferentes componentes, foi-me proposto que realiza-se uma análise à estrutura tubular que dá forma ao veículo como também à geometria de suspensão do mesmo no sentido de identificar possíveis problemas. Para a análise à estrutura tubular foi usado o Método dos Elementos Finitos, através do módulo Simulation do Solidworks. Já para a análise da geometria de suspensão foi usado o software Lotus Suspension Analysis. Sendo o aspeto dos veículos atuais cada vez mais importantes, pois cada vez mais o mundo em que vivemos dá mais importância a esse aspeto, foi-me desafiado para modelar as carenagens do veículo. Para essa tarefa foi utilizado mais uma vez o software SolidWorks.With the growing demand for the class of off-road vehicles, commonly known as UTV, the company Extreme Raid decided to create its own vehicle of this type. The prevailing market is expected to be the European market. Next year the first three vehicles, called GPR 20, have already been sold to the Spanish market and will be in evidence at the mythical Dakar rally. As this company adopts a work behavior more geared towards the construction of the structure, which in this case will be a structure knows as Space Frame, and later assembling the different components, I was proposed to perform an analysis of the tubular structure that forms the vehicle as well as its suspension geometry to identify the possible problems. For the analysis of the tubular structure the Finite Element Method was used through the Solidworks Simulation module. For suspension geometry analysis, Lotus Suspension Analysis software was used. As the aspect of today’s vehicles becomes increasingly important, as the world we live in emphasizes that aspect, I was challenged to model the vehicle’s fairings. For this task, Solidworks software was once again used.Ferreira, Fernando JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRaposo, Fábio André Coelho2019-11-27T15:13:38Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14961TID:202295842porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:45.738191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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