Projeto e Análise Estrutural de Quadro para Veículo de Desporto Motorizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24265 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de um quadro desportivo bi-lugar, fechado ou aberto, e posterior avaliação através de programas de engenharia assistida por computador. Para o desenvolvimento deste quadro foi tido em conta o regulamento fornecido pela federação internacional do automobilismo - FIA, sendo proposto um desenho de estrutura com as dimensões mínimas requeridas, capaz de superar os ensaios previstos e poder no final ser validada por esta entidade. Para isto, foram realizadas simulações recorrendo a programas de análise de método dos elementos finitos, considerando um ensaio no regime linear material e geométrico, de forma a obter resultados dentro dos limites impostos pelo regulamento da instituição. De forma a se poderem realizar as simulações teve-se de efetuar a escolha das seções de tubo a utilizar conforme o especificado no regulamento, e tendo em conta a rigidez e os esforços a que este tipo de estruturas estão sujeitos, sendo depois aplicado no devido programa como elementos de viga. Já para o caso das placas aplicadas no quadro, estas foram tratadas como elementos de casca. De forma a se cumprir o regulamento foram realizadas as simulações dos ensaios. Realizaram-se cinco simulações, três delas com respeito à avaliação da célula de sobrevivência, e os outros dois referentes ao estudo da estrutura de anti-capotamento. Para todas as simulações foram analisados os resultados referentes ao deslocamento em carga e às tensões equivalentes de Von-Misses, sempre obtido segundo um regime linear elástico. Como resultados foram obtidos valores satisfatórios e sempre dentro dos limites referidos nos regulamentos FIA. No caso da avaliação da célula de sobrevivência tinha-se como limite 1 mm de deslocamento permanente ou não ultrapassar o valor da tensão de limite elástica do material. Para o primeiro e segundo caso de carga foram obtidos valores de deslocamento inferiores ao máximo imposto e também na análise de tensões o valor da tensão de limite elástica do material não foi ultrapassada, obtendo-se assim uma validação destas duas simulações. Quanto ao terceiro caso de carga este obteve um valor de deslocamento superior a 1 mm, mas quando avaliado, os valores de tensão instalada não ultrapassavam o valor de limite elástico do material, não apresentando deste modo uma deformação permanente, podendo também ser validada esta simulação. Para o estudo da estrutura de anti-capotamento foram estabelecidos limites de deslocamento máximo em regime elástico de 50 mm quando não ultrapassada a tensão de limite elástica do material, ou um deslocamento permanente de 100 mm no caso de ultrapassar a tensão de limite elástica do material. Para ambos os casos de carga, no arco principal e no traseiro, obtiveram-se valores de deslocamento muito inferiores ao limite imposto pelo regulamento, e quanto aos valores de tensões aplicadas retiraram-se valores também inferiores ao limite elástico do material, podendo-se assim considerar válida a simulação. |
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Projeto e Análise Estrutural de Quadro para Veículo de Desporto MotorizadoDesign snd Structural Analysis of Frame for Motor Sport VehicleTubular FrameFinite Element MethodSolidWorksAnsysMotorized SportDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaEsta dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de um quadro desportivo bi-lugar, fechado ou aberto, e posterior avaliação através de programas de engenharia assistida por computador. Para o desenvolvimento deste quadro foi tido em conta o regulamento fornecido pela federação internacional do automobilismo - FIA, sendo proposto um desenho de estrutura com as dimensões mínimas requeridas, capaz de superar os ensaios previstos e poder no final ser validada por esta entidade. Para isto, foram realizadas simulações recorrendo a programas de análise de método dos elementos finitos, considerando um ensaio no regime linear material e geométrico, de forma a obter resultados dentro dos limites impostos pelo regulamento da instituição. De forma a se poderem realizar as simulações teve-se de efetuar a escolha das seções de tubo a utilizar conforme o especificado no regulamento, e tendo em conta a rigidez e os esforços a que este tipo de estruturas estão sujeitos, sendo depois aplicado no devido programa como elementos de viga. Já para o caso das placas aplicadas no quadro, estas foram tratadas como elementos de casca. De forma a se cumprir o regulamento foram realizadas as simulações dos ensaios. Realizaram-se cinco simulações, três delas com respeito à avaliação da célula de sobrevivência, e os outros dois referentes ao estudo da estrutura de anti-capotamento. Para todas as simulações foram analisados os resultados referentes ao deslocamento em carga e às tensões equivalentes de Von-Misses, sempre obtido segundo um regime linear elástico. Como resultados foram obtidos valores satisfatórios e sempre dentro dos limites referidos nos regulamentos FIA. No caso da avaliação da célula de sobrevivência tinha-se como limite 1 mm de deslocamento permanente ou não ultrapassar o valor da tensão de limite elástica do material. Para o primeiro e segundo caso de carga foram obtidos valores de deslocamento inferiores ao máximo imposto e também na análise de tensões o valor da tensão de limite elástica do material não foi ultrapassada, obtendo-se assim uma validação destas duas simulações. Quanto ao terceiro caso de carga este obteve um valor de deslocamento superior a 1 mm, mas quando avaliado, os valores de tensão instalada não ultrapassavam o valor de limite elástico do material, não apresentando deste modo uma deformação permanente, podendo também ser validada esta simulação. Para o estudo da estrutura de anti-capotamento foram estabelecidos limites de deslocamento máximo em regime elástico de 50 mm quando não ultrapassada a tensão de limite elástica do material, ou um deslocamento permanente de 100 mm no caso de ultrapassar a tensão de limite elástica do material. Para ambos os casos de carga, no arco principal e no traseiro, obtiveram-se valores de deslocamento muito inferiores ao limite imposto pelo regulamento, e quanto aos valores de tensões aplicadas retiraram-se valores também inferiores ao limite elástico do material, podendo-se assim considerar válida a simulação.The aim of this dissertation was to develop a closed or open two-seater sports frame and then evaluate it using computer-aided engineering programs. The regulations provided by the International Automobile Federation were taken into account in the development of this frame, and in the end a structure validated by the federation was obtained. Simulations were then carried out using finite element method analysis programs, considering a test in the linear material and geometric regime, in order to obtain results within the limits imposed by the institution's regulations. In order to carry out the simulations, the pipe sections to be used had to be chosen as specified in the regulations, taking into account the rigidity and stresses to which this type of structure is subject, and then applied in the appropriate programs as beam elements. As for the plates applied to the frame, they were treated as shell elements. In order to comply with the regulations, simulations were carried out. Five simulations were carried out, three of which concerned the assessment of the survival cell and the other two the study of the anti-tip structure. For all the simulations, the results relating to the displacement under load and the equivalent Von-Misses stresses were analyzed, always obtained according to a linear elastic regime. The results were satisfactory. In the case of the survival cell evaluation, the limit was 1 mm of permanent displacement or not exceeding the value of the elastic limit stress of the material. For the first and second load cases, displacement values were lower than the maximum imposed and also in the stress analysis, the value of the elastic limit stress of the material was not exceeded, thus obtaining a validation of these two simulations. As for the third load case, it obtained a displacement value of more than 1 mm, but when the installed stress values were evaluated, it was found that it did not exceed the elastic limit value of the material, thus not presenting permanent deformation, and this simulation can also be validated. For the study of the anti-tip structure, maximum elastic displacement limit of 50mm were set when the elastic limit stress of the material was not exceeded, or a permanent displacement of 100 mm if the elastic limit stress of the material was exceeded. For both load cases, in the main and rear arches, displacement values were much lower than the limit imposed by the regulations, and the applied stress values were also lower than the elastic limit of the material, so the simulation can be considered valid.Ferreira, Fernando JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Miguel Costa2023-12-19T11:04:25Z2023-10-022023-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24265TID:203414250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:48:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:13.394392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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