Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nering, Érica Masiero
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3871
Resumo: Este artigo visa apresentar uma proposta de metodologia de análise para hipermídias acadêmicas. Com o advento de novos objetos, como a hipermídia, e sua apropriação pelo meio acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, surge a necessidade de novos olhares investigativos. Quais elementos podem ser importantes ao identificarmos novas possibilidades para a produção do conhecimento em hipermídia? O que é que novas possibilidades, tais como o uso de níveis de conhecimento, a interatividade, a navegação e a hibridização de linguagens, representam no que diz respeito a novas formas de compreensão do conhecimento científico, sobretudo no âmbito das ciências humanas? É sobre essas questões que discorreremos neste artigo.
id RCAP_e440a04d029892d8f17f0128c83d3521
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológicaComunicaçãoHipermídiaProdução do conhecimento em hipermídiaMetodologia de pesquisaConhecimento científicoCommunicationHypermediaKnowledge production in hypermediaResearch methodologyScientific knowledgeEste artigo visa apresentar uma proposta de metodologia de análise para hipermídias acadêmicas. Com o advento de novos objetos, como a hipermídia, e sua apropriação pelo meio acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, surge a necessidade de novos olhares investigativos. Quais elementos podem ser importantes ao identificarmos novas possibilidades para a produção do conhecimento em hipermídia? O que é que novas possibilidades, tais como o uso de níveis de conhecimento, a interatividade, a navegação e a hibridização de linguagens, representam no que diz respeito a novas formas de compreensão do conhecimento científico, sobretudo no âmbito das ciências humanas? É sobre essas questões que discorreremos neste artigo.This article contains a methodological analysis for scholarly hypermedia. Appropriation of hypermedia for interdisciplinary research in academic environments deserves critical examination. Which elements are important for identifying new possibilities for knowledge production in hypermedia? What do these possibilities - such as the use of levels of knowledge, interactivity, navigation and language hybridization - represent for improving our understanding of scientific knowledge, especially within the humanities? These are some of the questions adressed in this article.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaNering, Érica Masiero2013-07-08T11:52:47Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3871porCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 5 (2013) 237-254.1646-4435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:12Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:45.401292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica
title Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica
spellingShingle Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica
Nering, Érica Masiero
Comunicação
Hipermídia
Produção do conhecimento em hipermídia
Metodologia de pesquisa
Conhecimento científico
Communication
Hypermedia
Knowledge production in hypermedia
Research methodology
Scientific knowledge
title_short Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica
title_full Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica
title_fullStr Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica
title_full_unstemmed Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica
title_sort Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica
author Nering, Érica Masiero
author_facet Nering, Érica Masiero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nering, Érica Masiero
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Hipermídia
Produção do conhecimento em hipermídia
Metodologia de pesquisa
Conhecimento científico
Communication
Hypermedia
Knowledge production in hypermedia
Research methodology
Scientific knowledge
topic Comunicação
Hipermídia
Produção do conhecimento em hipermídia
Metodologia de pesquisa
Conhecimento científico
Communication
Hypermedia
Knowledge production in hypermedia
Research methodology
Scientific knowledge
description Este artigo visa apresentar uma proposta de metodologia de análise para hipermídias acadêmicas. Com o advento de novos objetos, como a hipermídia, e sua apropriação pelo meio acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, surge a necessidade de novos olhares investigativos. Quais elementos podem ser importantes ao identificarmos novas possibilidades para a produção do conhecimento em hipermídia? O que é que novas possibilidades, tais como o uso de níveis de conhecimento, a interatividade, a navegação e a hibridização de linguagens, representam no que diz respeito a novas formas de compreensão do conhecimento científico, sobretudo no âmbito das ciências humanas? É sobre essas questões que discorreremos neste artigo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-08T11:52:47Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3871
url http://hdl.handle.net/10284/3871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 5 (2013) 237-254.
1646-4435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130273220132864