Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3871 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar uma proposta de metodologia de análise para hipermídias acadêmicas. Com o advento de novos objetos, como a hipermídia, e sua apropriação pelo meio acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, surge a necessidade de novos olhares investigativos. Quais elementos podem ser importantes ao identificarmos novas possibilidades para a produção do conhecimento em hipermídia? O que é que novas possibilidades, tais como o uso de níveis de conhecimento, a interatividade, a navegação e a hibridização de linguagens, representam no que diz respeito a novas formas de compreensão do conhecimento científico, sobretudo no âmbito das ciências humanas? É sobre essas questões que discorreremos neste artigo. |
id |
RCAP_e440a04d029892d8f17f0128c83d3521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/3871 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológicaComunicaçãoHipermídiaProdução do conhecimento em hipermídiaMetodologia de pesquisaConhecimento científicoCommunicationHypermediaKnowledge production in hypermediaResearch methodologyScientific knowledgeEste artigo visa apresentar uma proposta de metodologia de análise para hipermídias acadêmicas. Com o advento de novos objetos, como a hipermídia, e sua apropriação pelo meio acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, surge a necessidade de novos olhares investigativos. Quais elementos podem ser importantes ao identificarmos novas possibilidades para a produção do conhecimento em hipermídia? O que é que novas possibilidades, tais como o uso de níveis de conhecimento, a interatividade, a navegação e a hibridização de linguagens, representam no que diz respeito a novas formas de compreensão do conhecimento científico, sobretudo no âmbito das ciências humanas? É sobre essas questões que discorreremos neste artigo.This article contains a methodological analysis for scholarly hypermedia. Appropriation of hypermedia for interdisciplinary research in academic environments deserves critical examination. Which elements are important for identifying new possibilities for knowledge production in hypermedia? What do these possibilities - such as the use of levels of knowledge, interactivity, navigation and language hybridization - represent for improving our understanding of scientific knowledge, especially within the humanities? These are some of the questions adressed in this article.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaNering, Érica Masiero2013-07-08T11:52:47Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3871porCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 5 (2013) 237-254.1646-4435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:12Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:45.401292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica |
title |
Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica |
spellingShingle |
Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica Nering, Érica Masiero Comunicação Hipermídia Produção do conhecimento em hipermídia Metodologia de pesquisa Conhecimento científico Communication Hypermedia Knowledge production in hypermedia Research methodology Scientific knowledge |
title_short |
Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica |
title_full |
Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica |
title_fullStr |
Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica |
title_full_unstemmed |
Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica |
title_sort |
Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica |
author |
Nering, Érica Masiero |
author_facet |
Nering, Érica Masiero |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nering, Érica Masiero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Hipermídia Produção do conhecimento em hipermídia Metodologia de pesquisa Conhecimento científico Communication Hypermedia Knowledge production in hypermedia Research methodology Scientific knowledge |
topic |
Comunicação Hipermídia Produção do conhecimento em hipermídia Metodologia de pesquisa Conhecimento científico Communication Hypermedia Knowledge production in hypermedia Research methodology Scientific knowledge |
description |
Este artigo visa apresentar uma proposta de metodologia de análise para hipermídias acadêmicas. Com o advento de novos objetos, como a hipermídia, e sua apropriação pelo meio acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, surge a necessidade de novos olhares investigativos. Quais elementos podem ser importantes ao identificarmos novas possibilidades para a produção do conhecimento em hipermídia? O que é que novas possibilidades, tais como o uso de níveis de conhecimento, a interatividade, a navegação e a hibridização de linguagens, representam no que diz respeito a novas formas de compreensão do conhecimento científico, sobretudo no âmbito das ciências humanas? É sobre essas questões que discorreremos neste artigo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-08T11:52:47Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/3871 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/3871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 5 (2013) 237-254. 1646-4435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130273220132864 |