Ciência em hipermídia: tramas digitais na produção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nering, Érica Masiero
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-23032012-172153/
Resumo: A pesquisa visa a fazer uma reflexão sobre a produção de hipermídias para a construção do conhecimento científico acadêmico. Para tanto, temos como base a filosofia de Gadamer (2008), que questiona a incontestabilidade da metodologia científica. Segundo ele, para chegarmos a uma inteligência compreensiva não necessitamos de uma imersão no método científico, uma vez que ela já é adquirida pela experiência mundana: na realidade histórica, na experiência, no tempo, na tradição, visão da qual compartilhamos e a qual acreditamos ser possibilitada por processos digitais de produção do conhecimento. Partimos do conceito de ruptura epistemológica (Bachelard, 1996) para desenvolver a noção da ciência no contexto da hipermídia e suas possibilidades de apropriação na difusão, divulgação e produção do conhecimento, dando origem a três categorias explicitadas no capítulo II. Ao nos concentramos na produção do conhecimento em hipermídia analisamos três trabalhos acadêmicos em linguagem hipermidiática: From (Gomes, 2008), LOttocento (Eco, 1999) e Ilha Cabu (Petry, 2010), análises realizadas sob a óptica de três metodologias distintas que visam avaliar níveis de navegabilidade (Landow, 2006), interatividade (Schulmeister, 2001), hibridismo de linguagens (Santaella, 2005) e níveis de conhecimento (Bairon, 2004) sob o viés da produção do conhecimento em hipermídia como possibilidade de abertura hermenêutica entre ciência e senso comum.
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