Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Boff, Eva Teresinha de Oliveira, Anastácio, Zélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84724
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar um processo formativo na perspectiva do desenvolvimento de um trabalho em equipe que visa à Educação Alimentar e Nutricional – EAN – de crianças de duas escolas públicas. A intenção foi aprofundar o debate sobre a temática, bem como auxiliar no processo de compreensão do tema e desenvolver alternativas de práticas pedagógicas nos anos iniciais, incluindo a EAN como constitutiva do currículo escolar. O processo envolveu professores, equipe diretiva, funcionários e familiares de uma Escola de Educação Infantil e outra de Educação Básica de um município de pequeno porte do interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. A metodologia é qualitativa e os dados foram obtidos de encontros formativos e entrevistas com professores de educação básica, os quais foram audiogravados, transcritos e analisados com base na análise textual discursiva. Da análise do corpus emergiram três categorias: a) Alimentação escolar articulada aos conteúdos disciplinares; b) Imitação como modo de aprendizagem; c) Formação de conceitos de EAN. O estudo mostra que as ações de EAN precisam ser sistemáticas e que o trabalho em equipe possibilita a articulação de saberes de diferentes áreas do conhecimento. Considera-se que o professor influencia nos hábitos alimentares de crianças, mas é importante que o tema esteja articulado com os conhecimentos científicos a partir do contexto dos saberes das vivências das crianças.
id RCAP_e44ffc725d631ced1e82db056d2410ce
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipeFood and nutrition education: A possibility for teamworkEducación alimentaria y nutricional: Una posibilidad de trabajo en equipoProcesso formativoCriançaCurrículo escolarProblematizaçãoPráticas interdisciplinaresFormative processChildSchool curriculumProblematizationInterdisciplinary practicesProceso formativoNiñoProblematizaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSaúde de qualidadeEducação de qualidadeO objetivo deste artigo é analisar um processo formativo na perspectiva do desenvolvimento de um trabalho em equipe que visa à Educação Alimentar e Nutricional – EAN – de crianças de duas escolas públicas. A intenção foi aprofundar o debate sobre a temática, bem como auxiliar no processo de compreensão do tema e desenvolver alternativas de práticas pedagógicas nos anos iniciais, incluindo a EAN como constitutiva do currículo escolar. O processo envolveu professores, equipe diretiva, funcionários e familiares de uma Escola de Educação Infantil e outra de Educação Básica de um município de pequeno porte do interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. A metodologia é qualitativa e os dados foram obtidos de encontros formativos e entrevistas com professores de educação básica, os quais foram audiogravados, transcritos e analisados com base na análise textual discursiva. Da análise do corpus emergiram três categorias: a) Alimentação escolar articulada aos conteúdos disciplinares; b) Imitação como modo de aprendizagem; c) Formação de conceitos de EAN. O estudo mostra que as ações de EAN precisam ser sistemáticas e que o trabalho em equipe possibilita a articulação de saberes de diferentes áreas do conhecimento. Considera-se que o professor influencia nos hábitos alimentares de crianças, mas é importante que o tema esteja articulado com os conhecimentos científicos a partir do contexto dos saberes das vivências das crianças.The objective of this article is to analyze a formative process from the perspective of the development of a teamwork aimed at food and nutrition education – EAN - of children from two public schools. The intention was to deepen the debate on the thematic, as well as to assist in the process of understanding the issue and develop alternative pedagogical practices in the early years, including EAN as part of the school curriculum. The process involved teachers, school management team, staff and family members of a Preschool and of an Elementary School of a small town in the interior of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The methodology is qualitative, and data were obtained from formative meetings and interviews with teachers of basic education, which were audio recorded, transcribed and analyzed based on textual discourse analysis. From the corpus analysis, three categories emerged: a) school meals articulated to disciplinary content; b) imitation as a way of learning; c) formation of concepts of EAN. This study demonstrates that EAN actions need to be systematic and that teamwork enables the articulation of knowledge from different areas of knowledge. It is considered that the teacher influences the children’s eating habits, but it is important that the theme is articulated with scientific knowledge from the context of knowledge of children's experiences.El objetivo de este artículo es analizar el proceso formativo del trabajo en equipo como perspectiva de desarrollo en la Educación Alimentaria y Nutricional - EAN - de niños de dos escuelas públicas. La intención fue profundizar el debate sobre la Nutrición y la Educación Alimentaria como parte del currículo escolar, ayudando en el proceso de comprensión del mismo y desarrollando prácticas pedagógicas alternativas en los primeros años de escolaridad. En el proceso participaron profesores, equipo directivo, empleados y familiares de una Escuela de Educación Infantil y otra de Educación Básica de una pequeña ciudad del interior del Estado de Rio Grande do Sul/Brasil. La metodología es cualitativa, los datos se obtuvieron a partir de reuniones formativas y entrevistas con profesores de enseñanza básica. Estas reuniones y entrevistas fueron grabadas en audio, transcritas y analizadas a partir de la técnica de análisis textual discursivo. Del análisis del corpus surgieron tres categorías: a) Alimentación escolar articulada a contenidos disciplinares; b) Imitación como forma de aprendizaje; c) Formación de conceptos de EAN. El estudio muestra que las acciones de Nutrición y Educación Nutricional necesitan ser sistemáticas y que, el trabajo en equipo permite la articulación de saberes de diferentes áreas del conocimiento. Se considera que el profesor influye en los hábitos alimenticios de los niños, pero es importante que el tema se articule con el conocimiento científico a partir del conocimiento de las experiencias de los niños.Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul/FAPERGSUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoPiasetzki, Cláudia Thomé da RosaBoff, Eva Teresinha de OliveiraAnastácio, Zélia2023-05-172023-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84724porThomé da Rosa Piasetzki, C., Teresinha de Oliveira Boff, E., & Ferreira Caçador Anastácio, Z. (2023). Educação alimentar e nutricional: uma possibilidade de trabalho em equipe. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23012. https://doi.org/10.21814/rpe.260590871-91872183-045210.21814/rpe.26059e23012https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/26059info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:54.928822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe
Food and nutrition education: A possibility for teamwork
Educación alimentaria y nutricional: Una posibilidad de trabajo en equipo
title Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe
spellingShingle Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe
Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa
Processo formativo
Criança
Currículo escolar
Problematização
Práticas interdisciplinares
Formative process
Child
School curriculum
Problematization
Interdisciplinary practices
Proceso formativo
Niño
Problematización
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
Educação de qualidade
title_short Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe
title_full Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe
title_fullStr Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe
title_full_unstemmed Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe
title_sort Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe
author Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa
author_facet Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Anastácio, Zélia
author_role author
author2 Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Anastácio, Zélia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Anastácio, Zélia
dc.subject.por.fl_str_mv Processo formativo
Criança
Currículo escolar
Problematização
Práticas interdisciplinares
Formative process
Child
School curriculum
Problematization
Interdisciplinary practices
Proceso formativo
Niño
Problematización
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
Educação de qualidade
topic Processo formativo
Criança
Currículo escolar
Problematização
Práticas interdisciplinares
Formative process
Child
School curriculum
Problematization
Interdisciplinary practices
Proceso formativo
Niño
Problematización
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
Educação de qualidade
description O objetivo deste artigo é analisar um processo formativo na perspectiva do desenvolvimento de um trabalho em equipe que visa à Educação Alimentar e Nutricional – EAN – de crianças de duas escolas públicas. A intenção foi aprofundar o debate sobre a temática, bem como auxiliar no processo de compreensão do tema e desenvolver alternativas de práticas pedagógicas nos anos iniciais, incluindo a EAN como constitutiva do currículo escolar. O processo envolveu professores, equipe diretiva, funcionários e familiares de uma Escola de Educação Infantil e outra de Educação Básica de um município de pequeno porte do interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. A metodologia é qualitativa e os dados foram obtidos de encontros formativos e entrevistas com professores de educação básica, os quais foram audiogravados, transcritos e analisados com base na análise textual discursiva. Da análise do corpus emergiram três categorias: a) Alimentação escolar articulada aos conteúdos disciplinares; b) Imitação como modo de aprendizagem; c) Formação de conceitos de EAN. O estudo mostra que as ações de EAN precisam ser sistemáticas e que o trabalho em equipe possibilita a articulação de saberes de diferentes áreas do conhecimento. Considera-se que o professor influencia nos hábitos alimentares de crianças, mas é importante que o tema esteja articulado com os conhecimentos científicos a partir do contexto dos saberes das vivências das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-17
2023-05-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84724
url https://hdl.handle.net/1822/84724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Thomé da Rosa Piasetzki, C., Teresinha de Oliveira Boff, E., & Ferreira Caçador Anastácio, Z. (2023). Educação alimentar e nutricional: uma possibilidade de trabalho em equipe. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23012. https://doi.org/10.21814/rpe.26059
0871-9187
2183-0452
10.21814/rpe.26059
e23012
https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/26059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132266005266432