Abordagem pedagógica ao tema das alterações climáticas: uma proposta de aplicação no âmbito da gestão dos recursos hídricos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Sara Rafaela Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93689
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
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spelling Abordagem pedagógica ao tema das alterações climáticas: uma proposta de aplicação no âmbito da gestão dos recursos hídricos.Pedagogical approach to climate change: a proposal for application in the field of water resources management.Prática de ensino supervisionada (estágio pedagógico)Ensino à DistânciaRecursos HídricosAlterações ClimáticasAprendizagem CooperativaSupervised teaching practice (pedagogical internship)Distance LearningWater ResourcesClimate ChangeCooperative LearningRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório tem como objetivo principal apresentar uma descrição e reflexão sobre a prática de ensino supervisionada (estágio pedagógico) realizada no segundo ano de Mestrado em Ensino de Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, durante o ano letivo de 2019/2020 na disciplina de Geografia A numa turma de 10º ano, na Escola Secundária Infanta Dona Maria, Coimbra.Para além da reflexão e descrição é também apresentada uma proposta científico- pedagógica com aplicação no ensino, dedicada à exploração de um assunto atual pouco explorado nos manuais escolares de Geografia do ensino secundário- mudanças climáticas, utilizando-se como estratégia de implementação o trabalho cooperativo. Esta estratégia surge como ferramenta de consolidação dos conhecimentos lecionados, valorizando a componente prática na disciplina de Geografia, reforçando os conhecimentos adquiridos em contexto de ensino/ aprendizagem, direcionada para o tema dos “Recursos Naturais”, seguindo as aprendizagens essenciais, do programa de geografia A, inserindo no tema 2.-: Os recursos naturais de que a população dispões: usos, limites e potencialidades e no subtema 2.3-: Os recursos hídricos.O presente relatório está dividido em duas partes principais. Na primeira apresenta-se a caracterização e análise das atividades desenvolvidas no estágio pedagógico, bem como uma reflexão sobre este percurso de aprendizagem. A segunda parte corresponde ao suporte teórico, cientifico-pedagógico, referente ao tema das alterações climáticas, tendo como estratégia de ação a aprendizagem cooperativa, com o principal objetivo de desenvolver a área de competências (pensamento crítico e criativo, raciocínio e a resolução de problemas) e dos valores (como a cidadania ativa, a responsabilidade, a curiosidade reflexão e inovação) por parte dos alunos. Nesta última parte encontra-se também a estrutura e metodologia utilizada, bem como uma reflexão crítica sobre os resultados.This report aims to present a description and reflection on the supervised teaching practice (pedagogical internship) carried out in the second year of the Master's Degree in Geography in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education, during the school year of 2019/2020 in the subject of Geography A in a 10th grade class, at Infanta Dona Maria Secondary School, Coimbra.In addition to a description of activities and considerations about the progress in practice, a strategy to implement in class is also presented, dedicated to the exploration of a current subject: water resources and climate change. A subject not enough explored in the textbooks of Geography of secondary education, despite the global impacts, that is used in this strategy as a basis to promote the cooperative work among students. This strategy is used as a tool to consolidate knowledge, valuing the practical component in the subject of Geography, reinforcing the knowledge acquired in the context of teaching / learning. This issue is explored in the sub-theme 2.3 (The water resources) of Geography A syllabus, inserted in theme 2.-: The natural resources available to the population: uses, limits and potentialities and in sub-theme).This report is divided in two main parts. The first one presents the characterization and analysis of the activities developed in the teaching practice, as well as a reflection on this learning path. The second part corresponds to the theoretical, scientific-pedagogical support related to the theme of climate change, used as the issue to implement a strategy focused on cooperative learning, with the main objective of developing skills (critical and creative thinking, reasoning and problem solving) and values (such as active citizenship, responsibility, curiosity, reflection and innovation) by the students. In this last part there is also the structure and methodology used, as well as a critical reflection on the results.2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93689http://hdl.handle.net/10316/93689TID:202675289porFaria, Sara Rafaela Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:07:12Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:36.304512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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