Desenho de um serviço de promoção do comércio local : uma camada de rotas turísticas para a aplicação mobile ComércioNosso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25900 |
Resumo: | As últimas décadas deram conta de um vasto crescimento de novas tipologias comerciais, com grandes superfícies, que atraem consumidores pela sua grande diversidade e oferta. Estes formatos de consumo trouxeram consequências para outros tipos de comércio, como é o caso do comércio local e tradicional, que passou a ser encarado como um tipo de consumo antiquado. Neste contexto, vários têm sido os esforços para desenvolver projetos e dinâmicas que promovam o comércio local e que mantenham vivas as histórias e os produtos, numa lógica de preservação da identidade, da cultura e da tradição. O presente estudo tem enquadramento empresarial na OURS, sediada em Aveiro, e nasce no âmbito do projeto COMÉRCIONOSSO. O projeto COMÉRCIONOSSO surge da necessidade de dar resposta à problemática da decadência do comércio tradicional, utilizando as redes e os meios digitais para contar e promover as histórias e produtos de lojas de comércio local e tradicional das várias cidades, através de um serviço mediado por uma aplicação móvel. A proposta que aqui se desenvolve visou criar uma nova camada para essa aplicação móvel, tendo como foco o turismo. O objetivo prende-se com a possibilidade de se criar rotas turísticas que levem os visitantes a conhecer diferentes espaços de comércio local presentes na aplicação COMÉRCIONOSSO. Esta nova camada, que se designa ROTANOSSA, partiu da realização de um inquérito por questionário junto de uma amostra de utilizadores, que conduziu à conceptualização e desenvolvimento projetual, culminando com a realização de testes de usabilidade a um protótipo funcional e às respetivas reformulações com base nas lacunas identificadas. |
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As últimas décadas deram conta de um vasto crescimento de novas tipologias comerciais, com grandes superfícies, que atraem consumidores pela sua grande diversidade e oferta. Estes formatos de consumo trouxeram consequências para outros tipos de comércio, como é o caso do comércio local e tradicional, que passou a ser encarado como um tipo de consumo antiquado. Neste contexto, vários têm sido os esforços para desenvolver projetos e dinâmicas que promovam o comércio local e que mantenham vivas as histórias e os produtos, numa lógica de preservação da identidade, da cultura e da tradição. O presente estudo tem enquadramento empresarial na OURS, sediada em Aveiro, e nasce no âmbito do projeto COMÉRCIONOSSO. O projeto COMÉRCIONOSSO surge da necessidade de dar resposta à problemática da decadência do comércio tradicional, utilizando as redes e os meios digitais para contar e promover as histórias e produtos de lojas de comércio local e tradicional das várias cidades, através de um serviço mediado por uma aplicação móvel. A proposta que aqui se desenvolve visou criar uma nova camada para essa aplicação móvel, tendo como foco o turismo. O objetivo prende-se com a possibilidade de se criar rotas turísticas que levem os visitantes a conhecer diferentes espaços de comércio local presentes na aplicação COMÉRCIONOSSO. Esta nova camada, que se designa ROTANOSSA, partiu da realização de um inquérito por questionário junto de uma amostra de utilizadores, que conduziu à conceptualização e desenvolvimento projetual, culminando com a realização de testes de usabilidade a um protótipo funcional e às respetivas reformulações com base nas lacunas identificadas. |
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