O ensino de uma segunda língua
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25724 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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O ensino de uma segunda línguaEnsino de uma segunda línguaDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO trabalho aqui apresentado tem por principal objetivo estudar aspetos da prática pedagógica ligados ao ensino de uma segunda língua, a partir de um questionário aplicado a professores do ensino básico e secundário. Começa-se por apresentar e analisar algumas conceções de segunda língua e alguns problemas relacionados com a sua aquisição e aprendizagem, tais como o da idade e contextos em que as mesmas ocorrem. Apresenta-se também uma breve síntese dos métodos de ensino de uma segunda língua. No âmbito do ensino, são, ainda, analisados alguns documentos importantes como são os casos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), e, a nível nacional, os programas escolares, as metas de aprendizagem, as metas curriculares, e outra legislação emanada do Ministério da Educação. No estudo empírico, através de um questionário aplicado a docentes do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário, o presente trabalho procura investigar aspetos como as conceções que aqueles têm sobre o ensino e a aprendizagem de uma segunda língua, as práticas e métodos de ensino referidos como sendo mais utilizados e as formas de avaliação mais valorizadas. Verifica-se que os professores de línguas recorrem a várias metodologias de ensino, e que têm em conta as caraterísticas dos alunos e as suas experiências como profissionais do ensino. Valorizam diferentes formas de ensino e de avaliação de uma segunda língua, tendo consciência do público-alvo e dos vários níveis de ensino, com que se defrontam na Escola de hoje. Este é assim um professor, atento às diferenças culturais e sociais dos vários alunos, e que conduz a sua ação no sentido de que todos adquiram os conhecimentos indispensáveis ao prosseguimento dos seus estudos e às necessidades da sociedade atual.This study has as its main objective to study aspects of pedagogical practice related to the teaching of a second language based on a questionnaire applied to high school teachers. We begin by presenting and analysing some conceptions of a second language and some problems related to its acquisition and learning, such as the age and contexts in which they occur. It also presents a brief overview of the methods of teaching a second language. In teaching, some important documents are also analysed, like the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), the school national programs, other documents such as learning goals, curriculum goals, or even some legislation that comes from the Ministry of Education. In the empirical study, taking in account a questionnaire applied to high school teachers, we try to investigate aspects such as conceptions that those have on teaching and learning a second language and practices and teaching methods referred as being the most used and most valued forms of assessment. It was observed that teachers use various teaching methodologies, in what concerns the students’ characteristics and their own experiences as teachers. They give importance to different ways of teaching and learning assessment of a second language, having in mind the target audience and the various levels of education they face at school today. That’s the way a teacher, conscious that he has students with cultural and social differences in the classroom, leads his action convinced that all students may get the skills necessary to pursue their education and the needs of today’s society.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25724http://hdl.handle.net/10316/25724TID:201443414porBrito, Rosária Cruchinho Dias Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:28.678885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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